Início / Saúde / “Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa” é tema de palestra na UBS Jd. Aliança, em Osasco

“Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa” é tema de palestra na UBS Jd. Aliança, em Osasco

A Secretaria de Saúde de Osasco, promoveu, na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Aliança, no dia 15 de junho, data em que se comemora o “Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa”, um café da manhã para o grupo da Melhor Idade, incluindo palestra sobre Direitos do Idoso e orientação sobre que fazer em caso de violência.

Após um ato religioso ministrado por Ângelo Bigato, membro da Paróquia São Gabriel, foi dado início à palestra pela enfermeira e coordenadora da Saúde do Idoso da Prefeitura, Eliana Bastos, que começou informando o grupo sobre a instituição do Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

A palestrante destacou ainda um impresso produzido pela Secretaria de Saúde da prefeitura com o tema: “Respeitar o Idoso é garantir seus direitos à saúde conforto e segurança”, distribuído para os participantes, e orientou os participantes sobre seus direitos, principalmente na área de saúde.

Durante a palestra, Eliana falou também da violência contra o idoso. “Este tipo de violência é velada, porque na maioria das vezes ocorre dentro do próprio lar. E por ser praticada por filhos e netos, o idoso acaba não denunciando”, explicou. “A violência contra o idoso não está ligada apenas às agressões físicas, mas á moral, gerada pela falta de atenção, da vergonha que familiares tem do idoso, palavras que desagradam e a falta de carinho”, completou. Ela frisou também que a cidade conta com a Delegacia do Idoso e mostrou no impresso vários telefones úteis de defesa e apoio ao seguimento.

A moradora do Jardim Rochdale, Lourdes de Barros Olivares, de 80 anos, participou do evento e aprovou a iniciativa. “Gostei muito da palestra. Vivemos a necessidade do aprender, principalmente quando se trata de direitos. Mas graças a Deus, meus filhos me tratam muito bem”, disse.

Para a chefe da UBS do Jardim Aliança, Lúcia Ribeiro Soares, esses momentos são importantes para integração dos pacientes com a unidade de saúde, principalmente com os idosos, pela necessidade de qualidade de vida.

Na ocasião, Lucia ainda informou os participantes de outras atividades. “No dia 25 de junho, no Centro de Eventos Pedro Bortolosso, vai acontecer o concurso Miss e Mister Melhor Idade 2010. E estamos preparando uma Festa Junina da Melhor Idade, esta será realizada aqui na frente da unidade. Vamos fechar a rua e fazer uma festa bonita. Gostaria de contar com a presença de vocês”, convidou

Também participou do evento o vereador de Osasco, Valmir Prascidelli, entre outras autoridades.

Além disso, verifique

Osasco realiza Fórum de Saúde Mental

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretária da Saúde, promoveu no dia 22 de …

um comentário

  1. oi já foi melhor esse site

    Eu faço a mesma reflexão com relação aos comentários rs…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.