Início / Saúde / “Encontro Programa Osasco Saudável” discute alimentação

“Encontro Programa Osasco Saudável” discute alimentação

O Osasco Saudável, iniciado pela secretaria de Esportes, Recreação e Lazer, em parceria com a Saúde, e que hoje envolve ações intersecretariais integrando diversos setores da Prefeitura, realiza, no dia 17 de abril, das 8h às 17h15, o “Encontro – Programa Osasco Saudável” que terá como ponto central a discussão sobre Alimentação Saudável. O encontro acontece no Centro de Formação dos Profissionais da Educação.

O evento conta com conferência, exposição de peças, exibição de vídeo e a realização do Fórum Alimentação Saudável, com palestras sobre o assunto e um painel para debater o tema “Cidade Saudável”.

Dentro do fórum haverá palestras sobre segurança alimentar, nutrição na gestação, aleitamento materno, alimentação escolar na formação de hábitos alimentares saudáveis e alimentação saudável na prevenção às doenças.

O propósito do encontro é despertar a população para a importância de ações como as do Osasco Saudável, que buscam melhorar a qualidade de vida do cidadão. Além disso, o evento também pretende abrir espaço para a apresentação e discussão das experiências obtidas por meio do programa e conceituar o Movimento Cidade Saudável.

Para Gelso de Lima, secretário de saúde de Osasco, a dimensão saudável que adjetiva o Programa não diz respeito apenas a ações individuais de saúde ou unicamente deste setor. “Compreende a saúde como sinônimo de qualidade de vida tecida segundo ações de Promoção da Saúde. Resulta de uma série de fatores que envolvem o avanço das condições de vida, a participação e o empoderamento dos cidadãos.”, afirma Gelso. “Está associada ainda, aos modos de viver, às condições de trabalho, habitação, ambiente, educação, lazer e a um conjunto de valores, tais como: vida, solidariedade, democracia, cidadania e parceria”, finaliza o secretário.

Osasco Saudável

O Programa Osasco Saudável desenvolve nos bairros o projeto Práticas Corporais, para a expansão da saúde e bem-estar da população. Ele está alicerçado nos pressupostos do Movimento Cidades, Municípios e Comunidades Saudáveis da Organização Mundial de Saúde. Tem como meta o desenvolvimento sustentável e a equidade social, construídos por meio do empoderamento e participação popular e da intersetorialidade. O Programa pretende contribuir para a formulação de políticas públicas integradas, que tenham como produto uma “boa cidade para se viver”.

Osasco possui 25 núcleos de Práticas Corporais, localizados próximos às Unidades Básicas de Saúde, que contam com a orientação de um profissional de educação física. As atividades são: vôlei adaptado às pessoas da 3ª idade, auto-massagem, caminhadas e alongamento, danças, jogos recreativos de lazer e jogos de tabuleiro, entre outras.

Serviço

“Encontro Programa Osasco Saudável”

17 de abri, das 8h às 17h15

Local: Centro de Formação dos Profissionais da Educação

Avenida Marechal Rondon, 263, no Centro.

Além disso, verifique

Osasco realiza Fórum de Saúde Mental

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretária da Saúde, promoveu no dia 22 de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.