Início / Eventos / “Osasco 50 Anos” lança estudo de projeto

“Osasco 50 Anos” lança estudo de projeto

“Osasco 50 Anos” lança estudo de projetoPublicação reúne as principais metas a serem alcançadas para que Osasco chegue ao seu cinqüentenário ainda mais desenvolvida. Documento foi elaborado a partir de propostas enviadas por 3 mil osasquenses nas reuniões e por e-mail, carta, telefone e urnasEm evento realizado na noite de terça-feira, dia 1º de julho, no Teatro Municipal de Osasco, o projeto “Osasco 50 Anos” lançou uma publicação com o estudo do projeto, reunindo as metas de cada eixo temático.

O documento é o resultado de quase 9 meses de trabalho do projeto, que visa reunir sugestões dos mais variados segmentos da sociedade para definir metas para o planejamento de Osasco até seu cinqüentenário, em 2012. O objetivo é que a cidade se transforme em modelo de desenvolvimento sustentado e excelência em políticas públicas.

A abertura foi feita pelo secretário de Governo, Jorge Lapas, que foi um dos mediadores gerais do projeto. “Gostaria de agradecer a todos que participaram das plenárias, reuniões em bairros ou enviaram suas sugestões por e-mail, carta e telefone. Ousamos ao chamar a sociedade para planejar o futuro da cidade e tivemos uma grata surpresa. A sociedade, principalmente organizada, participou ativamente”.

“Osasco 50 Anos” lança estudo de projetoEm seguida, o secretário de Habitação, Sérgio Gonçalves, que também foi um dos mediadores gerais, fez um balanço de todas as etapas do projeto. A primeira reunião, para traçar as primeiras diretrizes, aconteceu em 12 de setembro do ano passado e, no dia 25 do mesmo mês, aconteceu o lançamento oficial. Já em 22 de outubro, foi definida a metodologia, que dividiu o projeto em 9 grandes eixos: Educação, Inclusão Social e Cidadania, Cultura, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Urbano e Qualidade Ambiental, Esportes, Saúde, Reforma e Modernização do Estado, e Segurança Pública e Combate à Violência Urbana.

A partir daí, foram realizadas reuniões para coleta das sugestões. Além disso, foram abertos canais, para apresentação de idéias, via e-mail, cartas, telefone e em urnas espalhadas pela cidade.

“Cerca de 3 mil osasquenses fizeram propostas. Realizamos 75 reuniões dos eixos temáticos, 11 reuniões em bairros e 5 reuniões temáticas de balanço. Depois, fizemos um grande seminário, onde essa enxurrada de idéias foi sistematizada, o que deu origem à publicação”, completou.

“Osasco 50 Anos” lança estudo de projetoO documento ficará disponível à consulta publica. Durante todo o evento também foi destacado o caráter supra-partidário do projeto, que recebeu sugestões das mais variadas orientações políticas. E, por representar os anseios da população por uma cidade melhor, independente de bandeira política, o documento também será enviado a todos os candidatos a prefeito de Osasco nas próximas eleições, para que possam ser aproveitados em seus planos de governo.

Sérgio também falou sobre a continuidade do projeto. “Criamos agora um grupo de acompanhamento, formando por representantes de diversas entidades, como OAB, Ordem dos Emancipadores, Associação Comercial e sindicatos, que fará reuniões bimestrais para rever as metas e apontar possíveis soluções para os problemas que eventualmente surgirem durante seu cumprimento. E agora é mãos a obra, porque só faltam 4 anos para Osasco chegar a seu cinqüentenário”, acrescentou.

Em seguida, foi a vez de representantes dos diversos segmentos da sociedade, que participaram ativamente da construção do projeto, falarem sobre o Osasco 50 Anos:

“Nos empenharemos em acompanhar passo a passo o desenvolvimento desse trabalho para que em 2012 possamos comemorar aquilo que Osasco será” – Albertino Oliva, representante da OAB/Osasco e da OEO (Ordem dos Emancipadores de Osasco).

“Osasco já é um cidade desenvolvida e será ainda mais a partir dessas opiniões” – Antônio Júlio Baltazar, jornalista e radialista

“Para o movimento sindical é uma alegria muito grande que essa iniciativa tenha sido tomada em Osasco. Ela pode servir, inclusive, de exemplo para que outras cidades da região façam seu planejamento a longo prazo” – Jorge Nazareno, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região

“É uma alegria perceber como esse projeto está amadurecido” – padre Mario Pistor, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, da Vila Piauí

“É um privilégio estar aqui e testemunhar as propostas que vieram da base, do povo, e que permitirão que, daqui a quatro anos, possamos viver em uma cidade ainda melhor” – pastor Reinaldo Mota, presidente da Associação dos Pastores de Osasco

“Foi fantástico participar dessas reuniões e agora ver o resultado desse trabalho, que é o resgate dessa quase cinqüentenária Osasco”- Jean Paul Cutrona, representante dos construtores de Osasco

“Esse é um momento histórico. É a primeira vez que temos um plano tão ambicioso e feito da base para cima, com a participação da sociedade. Um projeto inédito, como esse, muda a história de Osasco. Daqui para frente, quem quiser planejar a cidade, vai ter de se reportar a esse trabalho” – Roberto Espinosa, jornalista.

Além disso, verifique

22,5% da população de São Paulo consomem doces em excesso

Índice está acima da médica nacional, segundo pesquisa do Ministério da Saúde que alerta para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.