Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Início / Manchetes / “Se continuarmos nesse caminho, Osasco terá um CEU em cada bairro”, afirma o prefeito Emidio

“Se continuarmos nesse caminho, Osasco terá um CEU em cada bairro”, afirma o prefeito Emidio

Declaração, que destaca a importância da continuidade de uma gestão que colocou Osasco no rumo do desenvolvimento, foi dada durante a inauguração do CEU do Jardim Santo Antônio, na última sexta-feira. Evento também contou com a presença do deputado federal João Paulo Cunha, que destacou a importância da obra para as comunidades mais carentes, trazendo esperança para trabalhadores e suas famílias

Um dia inteiro de festa. Assim foi a última sexta-feira, dia 5 de agosto, no Jardim Santo Antônio, bairro que acaba de ganhar o CEU (Centro de Educação Unificada) “José Saramago”, o segundo, da rede municipal de ensino de Osasco, que integra escola e equipamentos abertos ao uso da comunidade.

Para comemorar essa importante conquista, que atende a uma reivindicação apresentada pela população nas plenárias do Orçamento Participativo e ainda uma das metas do Eixo Educação do Projeto Osasco 50 Anos, o CEU abriu suas portas à população oferecendo, primeiro, uma série de atividades às crianças, como cama elástica, brinquedos infláveis e oficinas de capoeira e judô, por meio do projeto Escolinha do Futuro.

Na sequência, no final da tarde, o ginásio de esportes da escola foi palco da solenidade de inauguração, que contou com a presença do prefeito Emidio de Souza, do deputado federal João Paulo Cunha (que preside a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal), do deputado estadual Marcos Martins, de secretários municipais, vereadores e também convidados especiais, como o arquiteto Ruy Ohtake, que assina o projeto dos dois CEUs de Osasco.

Por fim, já à noite, todos se dirigiram para a parte externa do CEU, no cruzamento entre as avenidas João de Andrade e Internacional, onde a festa foi encerrada com uma multidão curtindo shows de grandes nomes da música brasileira, como as duplas Fernando e Sorocaba, Marcos e Belutti e Ataíde e Alexandre; o grupo Pixote, e o cantor Leonardo.

Cidadania

O ato de inauguração foi aberto com as palavras do secretário de Serviços e Obras de Osasco, Waldyr Ribeiro Filho, que após agradecer o arquiteto Ruy Ohtake pelo “brilhante e maravilhoso” projeto, falou sobre o conceito do CEU e suas dimensões. “Temos aqui blocos educativo, cultural e esportivo. No primeiro, são mais de 1,8 mil vagas para nossas crianças, com 6 salas de berçário, 13 de maternal, 12 de Educação Infantil e 10 de Ensino Fundamental, priorizando principalmente a abertura de vagas nas creches. Mas temos também ginásio, piscinas, cine-teatro, biblioteca e tele-centro que poderão ser usufruídos por toda a comunidade do Santo Antônio e região. Por tudo isso, o CEU muda a relação entre a escola e a comunidade”, relatou.

Já a secretária de Educação, professora Mazé Favarão, inicio sua fala agradecendo a oportunidade dada pelo prefeito Emidio para que a Educação de Osasco desenvolva projetos importantes como o CEU. “Obras como essa despertam Osasco não só para uma Educação de qualidade, mas também para uma vida com mais qualidade para a população. Sem dúvida nenhuma esse é mais um passo para a concretização de nosso sonho, que é oferece uma educação pública, gratuita e de qualidade à população, o que vem sendo realizado, também, com práticas pedagógicas adotadas pelos melhores colégios e por professores competentes”, afirmou.

O presidente da Câmara Municipal de Osasco, vereador Aluísio Pinheiro, também fez uso da palavra e destacou que o CEU é mais uma prova de que, em Osasco, o Executivo e o Legislativo trabalham em harmonia.

O deputado estadual Marcos Martins, por sua vez, lembrou que a inauguração faz parte dos preparativos de Osasco para seu cinqüentenário, em fevereiro de 2012. “Essa é mais uma demonstração de que Osasco segue firme no rumo do desenvolvimento”.

Para o deputado federal João Paulo Cunha, uma obra como o CEU é importante não só para as crianças, mas também para os trabalhadores, principalmente dos bairros mais distantes de Osasco, como é o caso da região do Santo Antônio. “Fazer uma escola como essa, multidisciplinar, é um bairro de trabalhadores é prova do compromisso do prefeito Emidio com as pessoas que mais precisam. Ele escolheu o Santo Antônio não para fazer uma obra simplesinha, mas um projeto assinado por Ruy Ohtake. Aqui os filhos dos trabalhadores poderão estudar, crescer e lutar por uma vida melhor. Por isso, estamos aqui hoje para dizer a todo povo do Jardim Santo Antônio: vocês merecem”.

“Queremos também que as pessoas tenham esperança. Esperança de estudar, de trabalhar, de crescer, de fazer sua vida, de criar os seus filhos e netos para serem cidadãos dignos de Osasco e do Brasil. Esse símbolo que inauguramos hoje é motivo de orgulho”, ressaltou.

Após agradecer o deputado federal João Paulo Cunha por ser a “voz forte” de Osasco no Planalto Central, o prefeito Emidio de Souza destacou que o CEU é uma obra que fala por si. “Essa é uma unidade diferenciada. E que, para ficar pronta hoje, passou por um longo processo. Mas, para isso, precisou haver gente que decidiu que ela deveria existir. E me lembro como se fosse hoje que eu e o João Paulo, andando por essa região, decidimos que o segundo CEU de Osasco seria aqui no Santo Antônio, bem no coração do bairro. Precisamos desativar uma escola e uma creche que havia aqui, transferimos as crianças para outras unidades, e ainda retomamos uma área usada por uma empresa particular. Depois, demos início às obras e o resultado é esse, que estamos vendo aqui hoje”, completou.

Ele também salientou a importância do projeto para as futuras gerações. “Essa solenidade acaba e logo as crianças estarão aqui. Mas essa 1,8 mil vagas são só o início, pois outras turmas virão. E o que queremos é isso, que o CEU atenda gerações e gerações. E o que é mais importante. Escola para nós não é só o ensino. Escola, para nós, é onde se forma cidadãos e cidadãs ainda melhores que os que temos hoje”.

O evento foi encerrado com homenagens aos participantes, nas quais cada um recebeu livros de José Saramago, escritor vencedor do Prêmio Nobel e que eternizou a língua portuguesa, e hoje dá nome ao CEU do Jardim Santo Antônio.

Após a cerimônia, o prefeito, acompanhado de Ruy Ohtake, dos deputados Marcos Martins e João Paulo Cunha, de secretários, jornalistas e munícipes, visitou as instalações do CEU, entre elas as piscinas, o cine-teatro, com capacidade para 400 pessoas, a praça de alimentação, uma brinquedoteca, uma sala de leitura e um berçário, tudo equipado com materiais de qualidade, prontos para atender aos estudantes, a partir de segunda-feira, 8 de agosto .

Herança

A programação externa, com os shows, também contou com discursos das autoridades. Após falas do presidente da Câmara, vereador Aluísio Pinheiro, e do deputado estadual Marcos Martins, foi a vez do deputado federal João Paulo Cunha. Segundo ele, a inauguração do CEU traz uma mensagem de esperança para toda a população. “Esse é uma obra grande para os filhos dos trabalhadores dessa região. Tem creche, escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e ainda piscina, teatro e uma série de outros equipamentos. Com ela, o filho do trabalhador, além de estudar, também vai poder ser cidadão. Isso mostra que estamos fazendo não só um novo Brasil, mas uma nova Osasco, com oportunidades para as famílias mais pobres. Essa é uma Osasco que olha para seu povo. E é isso que vamos continuar fazendo”, afirmou.

Já o prefeito Emidio lembrou que, no passado, as pessoas tinham vergonha de ter, em seus carros, placas de Osasco. Já hoje, o sentimento é contrário, com as pessoas tendo orgulho de dizer que moram não só em Osasco, mas também em seus bairros, como é o caso do Santo Antônio. “Já ficou para trás o tempo em que obra grande era feita só no Centro da cidade. Nós governamos para toda a cidade. E a maior prova disso é termos escolhido o coração do Jardim Santo Antônio para receber esse CEU”, afirmou, lembrando ainda que o primeiro CEU da cidade funciona, desde 2010, no Jardim Elvira, na zona Norte.

Por fim, Emidio lembrou que a maior herança que uma família pode deixar para seus filhos é a Educação. “E aqui estamos fazendo isso. Osasco dá um passo estratégico para melhorar cada vez mais a Educação pública. Decidimos implantar no Santo Antônio a melhor escola de Osasco. As crianças começam a estudar aqui e, quando for a época, vão poder inclusive prestar o vestibular para a Universidade Federal de Osasco, que conquistamos com o apoio do deputado federal João Paulo Cunha”, afirmou.

Ele também lembrou a importância da atuação do deputado para a conquista de diversas melhorias para a cidade. “Não há uma vez em que vou a Brasília e que não está lá o João Paulo batalhando por cada centavo para as obras de Osasco. Por isso, nossa cidade se desenvolve cada dia mais. Sei que ainda há muitos problemas a serem resolvidos, mas também tenho certeza absoluta de que estamos no caminho certo. Por isso, se continuarmos nesse caminho, vai chegar o dia em que teremos um CEU em cada bairro de Osasco, porque o povo é nosso maior patrimônio e é para isso que trabalhamos”, finalizou.

Também prestigiaram o evento o vice-prefeito e presidente da FITO, Faisal Cury; a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Marcia Abreu; o senador Eduardo Suplicy; os deputados João Paulo Cunha (federal) e Marcos Martins (estadual); o Chefe de Gabinete do prefeito e coordenador do Orçamento Participativo (OP), José Pedro da Silva; os secretários municipais Carlos Marx (Meio Ambiente), Sandra Praxedes (interina – Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão), José Amando Mota (Segurança e Controle Urbano), Gelso de Lima (Saúde), Gilma Rossafá (Assistência e Promoção Social), Luciano Jurcovichi (Cultura), Jorge Lapas (Governo), Rubens Bastos (Indústria, Comércio e Abastecimento), Paulo Fiorilo (Administração), Sérgio Gonçalves (Habitação e Desenvolvimento Urbano); o presidente do IPMO, Francisco Cordeiro da Luz; a coordenadora da Mulher e Promoção da Igualdade Racial, Sonia Rainho; o coordenador da Defesa Civil, Delcides Regatieri; a coordenadora de Relações Internacionais, Gleides Sodré Almazan; a diretora de Comunicação Social, Emilia Cordeiro; o Ouvidor Geral, José Alberto Saraiva Fernandes; os vereadores Valmir Prascidelli (líder do prefeito na Câmara), Antonio Toniolo, Eduardo Martins (o Eduardão), João Góis, Josias da Juco, Mário Luiz Guide, Nelson Matias, Osvaldo Vergínio, Rogério Lins e Valdomiro Ventura; Profª. Eni Alves de Souza Teixeira, diretora do CEU José Saramago; Álvaro Barbosa Correa Jr., superintendente da Caixa Econômica Federal; Prof. Marcelo Manfra, diretor do Conservatório Musical Villa Lobos; José Geraldo Setter, presidente da Ordem dos Emancipadores de Osasco; Pastor Reinaldo Mota, presidente do Conselho de Pastores de Osasco; Padre José Ailton, da Paróquia São Vito; Claudio Franco de Lima, presidente da União Regional Umbandista; Tenente Coronel João Ricieri Folguieri, comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar; dentre outras autoridades.

Além disso, verifique

Prefeitura de Osasco entrega Bases Comunitárias Móveis

Nesta quarta-feira, 5, às 11 horas, o prefeito de Osasco, Emidio de Souza, entrega para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.