Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Início / Saúde / “Semana Municipal de Saúde Bucal e Prevenção das Doenças Bucais” em Osasco

“Semana Municipal de Saúde Bucal e Prevenção das Doenças Bucais” em Osasco

Para comemorar o Dia Nacional do Dentista, 25 de outubro, a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Saúde, realiza a 3ª edição da “Semana Municipal de Saúde Bucal e Prevenção das Doenças Bucais”. Nesta segunda-feira, 200 dentistas que integram a Rede Municipal de Saúde assistiram a uma palestra sobre a importância do tratamento odontológico para pacientes portadores de diabetes, ministrada pela professora-mestre da USP, Ana Miriam, que esclareceu dúvidas sobre como proceder diante dessa situação.

Também diretora do Departamento Odontológico do ANADE (Associação Nacional de Assistência ao Diabético) e preceptora do CAPE (Centro de Apoio do Paciente Especial) da FOUSP (Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo), Miriam explicou a importância de debater o tema visando melhor atender o paciente que apresenta alguma doença. O objetivo da palestra foi também oferecer treinamento, qualificação e capacitação aos dentistas. A palestra aconteceu no Centro de Formação dos Professores, localizado na rua Marechal Rondon, 263, região central de Osasco.

A Semana ocorre até quinta-feira, dia 28 de outubro. Haverá ainda atividades de orientação odontológica para pacientes em todas as 33 UBS (Unidades Básicas de Saúde) do município. A ação já acontece desde o ano de 2008.

Durante a palestra, Miriam ressaltou a importância do tema na saúde pública. “Hoje em dia sabemos que há vários fatores que aumentam a glicemia do paciente [taxa de açúcar no sangue]. A boca é naturalmente uma região altamente contaminada. Pelo fato de o paciente diabético ter uma resistência imunológica mais baixa, os sintomas ficarão mais agravados do que na boca do não diabético. Então, é preciso tratar focos de inflamação. O importante é que o paciente com diabetes procure um dentista sempre que houver algum problema, pois os cuidados devem ser redobrados por conta dos problemas futuros”, disse.

Na ocasião, a coordenadora da Semana de Prevenção à Saúde Bucal, Soraia Camarneiro, salientou o envolvimento dos dentistas com a iniciativa da secretaria municipal e a importância de promover debates na área da saúde odontológica. “Além da capacitação, o dia 25 é dia de confraternização. Nas UBS que atendemos existem muitos pacientes que têm diabetes e surgem muitas dúvidas em relação ao tratamento. Como a demanda é importante, procuramos oferecer um atendimento de qualidade e eficiência”, avaliou.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Gelso de Lima, a ação faz parte de um processo importante na melhoria do atendimento ao público. “Dedicamos a data do dia do dentista para o funcionário buscar a capacitação. Fazemos periodicamente o aperfeiçoamento, mas não podíamos exatamente no dia do profissional de odontologia, deixar de lado também o que já fazemos e procuramos, desta forma, ampliar o aprendizado com palestras e outros eventos” reforçou.

Os dentistas presentes afirmaram ter sido muito importantes os esclarecimentos sobre a diabetes e aprovaram as orientações. Para Cristiane Alonso Rodrigues, dentista da UBS do Novo Osasco, algumas dúvidas foram desmistificadas. “Foi fabulosa a palestra. Muitos pacientes meus possuem diabetes. Com os pontos abordados não tenho mais insegurança no momento de um procedimento”, declarou. Já a colega dentista Angélica Piassa Silvestre, que atende no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) Brasil Sorridente, na Vila Campesina, a palestra a ajudará muito no futuro. “A professora nos deu muitas dicas sobre quais orientações podemos dar para os pacientes quanto ao controle e higienização bucais corretos. Temos que saber explicar e também aprender para podermos esclarecer dúvidas dos nossos pacientes”, ponderou.

Ao término da palestra, foram sorteados kits medidores de taxa de glicemia aos dentistas, para seus pacientes diabéticos, além de produtos para clareamento dental e um aparelho celular.

Além disso, verifique

Osasco realiza Fórum de Saúde Mental

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretária da Saúde, promoveu no dia 22 de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.