Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Início / Saúde / No Dia Mundial da Saúde, Osasco lança “A Saúde Mais Perto de Você”

No Dia Mundial da Saúde, Osasco lança “A Saúde Mais Perto de Você”

312 - Leandro Palmeira (6)“A ideia e fazer essa atividade trimestralmente. A próxima edição acontecerá na zona Sul da cidade”, disse o secretário de Saúde, José Amando Mota

A Prefeitura de Osasco comemorou o Dia Mundial da Saúde em grande estilo. No sábado, dia 13 de abril, os moradores contaram com uma grande ação promovida pela Secretaria da Saúde. O evento pioneiro “A Saúde de Osasco Mais Perto de Você”, aconteceu na EMEF Benedicto Weschenfelder, no bairro do IAPI, na zona Norte da cidade, oferecendo uma variedade de atendimentos médicos, prevenções e orientações para manter uma boa saúde.

A ação envolveu diversos programas com o apoio das secretarias municipais de Administração, Educação e de Esportes, Recreação e Lazer. Também foram parceiros na realização do evento os alunos da escola Uniban/Anhanguera de Osasco, a companhia farmacêutica Lilly e o Centro de Pesquisas Clínicas (CPClin).

Ao longo do dia, centenas de pessoas tiveram a sua disposição profissionais de saúde, atividades educativas e recreativas, além de palestras e exposições sobre diversos temas relacionados à saúde. Entre os principais serviços oferecidos estavam: aferição de pressão arterial, teste de glicemia, avaliação e exame de ultrassom com doppler para pacientes diabéticos, exame de monoximetria, que mede a concentração de monóxido de carbono no organismo, teste rápido de HIV, triagem auditiva, medição de peso e circunferência abdominal, oficinas de alimentação saudável, e Boas Práticas de Manipulação de Alimentos para comerciantes ministradas por técnicos da Vigilância Sanitária.

Houve também palestra sobre primeiros socorros com profissionais do SAMU, sobre prevenção de acidentes e primeiros socorros na infância, distribuição de preservativos, busca ativa de tuberculose, feira de doação de cães e gatos, posto de vacinação antirrábica, orientação sobre diabetes, álcool e outras drogas, cultura da paz, tabagismo, prevenção de câncer de colo de útero e de mama e amamentação.

O médico e secretário de Saúde, José Amando Mota, acompanhou os trabalhos e salientou a ação piloto. “Estamos saindo dos gabinetes e fazendo um enfrentamento real de atendimento. Estamos orientando as pessoas sobre todos os serviços disponibilizados em nossa rede”, disse. O secretário ainda informou que o programa “A Saúde de Osasco Mais Perto de Você”, continuará em outras regiões. “A ideia é fazermos essas atividades trimestralmente. O próximo acontecerá em um bairro da zona Sul”, garantiu.

Dentre os mais de 200 servidores, que participaram e foram fundamentais para o sucesso do evento, estavam os profissionais do Hospital e Maternidade Amador Aguiar (HMAA), que orientaram a população sobre o banco de leite, o ambulatório mãe-bebê e sobre os principais serviços prestados pelo equipamento. Profissionais do Centro de Referência do Diabetes da Policlínica da Zona Sul também participaram orientando os participantes sobre os cuidados com a saúde e alimentação saudável.

Além de todas as atividades para adultos e pessoas da melhor idade, as crianças puderam se divertir com teatro de fantoches e exposição educativa sobre dengue, orientação sobre escovação dentária, com distribuição de kits de saúde bucal, balão pula-pula, cama elástica e piscina de bolinhas. As atividades de ioga, danças circular e sênior trouxeram ainda mais descontração a todos os participantes. Já o Conselho Municipal de Saúde e a Central de Atendimento 156 participaram do evento atendendo e orientando a população.

Também estiveram presentes os vereadores Professora Mazé Favarão e De Paula; as diretoras dos Departamentos de Vigilância em Saúde, Luciana Affonso Pignatari; de Atendimento Básico, Gilma Rossafa; do Apoio Operacional, Sandra Nunes; da Policlínica zona Sul, Lúcia da Saúde; do HMAA, Cátia Pereira Mota; a diretora da EMEF Benedicto Weschenfelder, Elaine Cristina Pelicer; dentre outras autoridades.

Além disso, verifique

Osasco realiza Fórum de Saúde Mental

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretária da Saúde, promoveu no dia 22 de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.