Início / Cultura e Lazer / 1,5 mil pessoas participam dos eventos da “Semana da Posse Responsável” em Osasco

1,5 mil pessoas participam dos eventos da “Semana da Posse Responsável” em Osasco

542 Jorge Luiz do Amaral 01Organizada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria da Saúde de Osasco, programação contou com oficinas para crianças, distribuição de cartilhas, feira de doação de animais e vacinação anti-rábica

“Não basta ter. É preciso saber cuidar”. Esse foi o tema de uma série de atividades realizadas no último domingo, dia 4 de outubro, pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde de Osasco, para comemorar a Semana da Posse Responsável, que faz parte do calendário oficial da cidade.

542 Jorge Luiz do Amaral 02O objetivo do evento, que aconteceu na avenida Hilário Pereira de Souza, foi mostrar à população a importância de cercar os animais de estimação de cuidados, como manter alimentação saudável, levar ao veterinário, vacinar, garantir a higiene e ainda dedicar alguns minuto diários de atenção, dando carinho e levando passear. “Com isso, as pessoas vão garantir melhor qualidade de vida para o animal e para toda a família”, explica o coordenador do CCZ, o biólogo Fábio de Souza Cardoso.

Para isso, foram organizadas atividades como oficinas educativas para crianças e distribuição de cartilhas, além de uma feira de adoção de animais, vacinação anti-rábica e apresentações de cães.

542 Jorge Luiz do Amaral 03Cerca de 1,5 mil pessoas passaram pelo local entre 9 e 15 horas. Dentre elas estava a garotinha Lara, que acompanhada da mãe Márcia Mariano dos Santos “adotou” um filhote de gato na feira de animais. “Ela vai se chamar Marie e ficar no lugar do meu outro gatinho, que fugiu”, explicou.

Já Maria Luiza da Silva aproveitou para participar das atividades educativas, colorindo as páginas de uma cartilha sobre posse responsável e fazendo dobraduras. E só não levou um bichinho para casa porque, segundo a mãe Janeide Silva, já cria um coelho. “Mas foi muito bom aprender como cuidar melhor dele”, disse.

Durante todo o dia, foram doados 15 animais, que estavam no abrigo do CCZ. Além disso, foram vacinados outros 80 cães e gatos, levados pelos donos. O evento contou ainda com a distribuição de 2 mil cartilhas, 2 mil bexigas e ainda 1 mil unidades de algodão doce para a criançada.

O evento foi aberto pela Diretora de Saúde Pública da secretaria, Mirtes Fabricanti, que também aproveitou para desfazer “o mito da carrocinha”. “Hoje, o CCZ só recolhe animais doentes ou que estejam agressivos. Não há mais eutanásia. Por isso, é importante que as pessoas cuidem de seus animais, não os abandonem na rua e, principalmente, façam a castração, para que possamos controlar a população de cães e gatos na cidade”.

Também presente ao evento, o deputado Marcos Martins lembrou que apresentou uma emenda, ao Orçamento Estadual, para obtenção de verbas destinadas à ampliação do CCZ.

Em seguida, o diácono George, da Diocese de Osasco, lembrou que domingo também era Dia de São Francisco de Assis, protetor dos animais, e fez a benção dos cães e gatos presentes.

As falas foram seguidas por apresentações de cães. Primeiro, os da Polícia do Exército, que fizeram exibições de exercícios de obediência, habilidade obstáculos humanos e pistas de obstáculo, além de cruzarem o “arco de fogo”.

Já os cães da Defesa Civil de Osasco apresentaram ao público suas habilidades de localização, que são muito usadas em caso de resgates de vítimas de soterramento.

A programação foi encerrada com uma apresentação musical do Projeto Criar, parceria entre a Prefeitura de Osasco e a ONG Vozes da Capela que ensina música e instrumentos musicais a crianças em dois núcleos, um no Jardim Padroeira e outro no CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) da avenida Sara Veloso.

Doação

Quem quiser adotar um animal, mas perdeu a chance durante o evento pode procurar as feiras do CCZ. Uma delas acontece todas as quintas e sextas-feiras, no Mercado Municipal do Centro. Já a segunda é itinerante e percorre os bairros de segunda a quarta-feira. “Um serviço de 0800 disparara ligações para os moradores avisando quando estaremos nos bairros”, explica Fábio, acrescentando que os animais para doação já são castrados.

A programação da Semana da Posse Responsável aconteceu em parceria com as secretarias municipais de Indústria, Comércio e Abastecimento; Esportes, Recreação e Lazer; e Serviços Municipais; com o Demutran, a Defesa Civil, Guarda Civil Municipal, Câmara Municipal e ainda instituições como Rotary Club, Cão Cidadão, 2º Batalhão da Polícia do Exército; AACD; Corpo de Bombeiros; Sabesp; 14º Batalhão da PM; ACM; Royal Canin; Canil Club de São Paulo; Instituto Mada; Biofauna; e Guabi Alimentos.

Também prestigiaram o evento o deputado federal João Paulo Cunha, presidente da Câmara Municipal de Osasco, Osvaldo Vergínio, e os vereadores Aluísio Pinheiro, Cláudio da Locadora, Rogério Lins e Josias da Juco.

Além disso, verifique

Osasco comemora seus 51 anos com uma programação extensa

Osasco chega aos 51 anos de emancipação político-administrativa como a 4ª cidade mais rica do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.