Início / Avisos / 304 famílias do Conjunto Vitória recebem título de permissão de uso

304 famílias do Conjunto Vitória recebem título de permissão de uso

304 famílias do Conjunto Vitória recebem título de permissão de usoDocumento garante aos moradores a propriedade das casas entregues pela prefeitura e que fazem parte do projeto de urbanização da antiga área Y

Primeiro, veio a troca dos barracos de madeira, à beira do esgoto, por casas de alvenaria, dignas e seguras. Agora, os moradores do Conjunto Vitória, formado a partir da urbanização da antiga área Y, uma das maiores favelas de Osasco, no Jardim Padroeira, podem comemorar mais uma conquista.

No domingo, dia 29 de junho, o prefeito Emidio de Souza esteve no local para entregar Títulos de Permissão de Uso (TPU) para as famílias beneficiadas com as moradias.

A urbanização já incluiu a entrega de 504 casas. E, desse total, 304 famílias receberam, no domingo, o documento, que é o primeiro passo para obtenção da posse definitiva dos imóveis. Os demais casos envolvem adoção de procedimentos, por parte dos moradores, que não correspondem às regras da política habitacional adotada para a área e, por isso, serão analisados individualmente para concessão dos documentos.

Durante o evento, o secretário de Habitação, Sérgio Gonçalves, lembrou do início dos trabalhos. “Em 2005, quando chegamos aqui, os trabalhos estavam paralisados, com apenas algumas casas construídas, e despencando para dentro do córrego. A empreiteira não recebia e não queria nem saber de voltar aos trabalhos. Mas fomos atrás de recursos, conseguimos a parceria com o governo federal, e demos continuidade ao projeto”, lembrou.

Ele também lembrou que o documento já garante a posse do imóvel e é o primeiro passo para o registro em nome das famílias. Segundo ele, a matrícula definitiva ainda não foi entregue porque a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A), empresa do governo do Estado que era dona de parte da área, ainda não conclui o repasse de documentação à prefeitura.

Já o prefeito Emidio lembrou que os títulos são uma conquista esperada há muito tempo pelos moradores do local. “Esses documentos completam um projeto que virou referência para o Brasil. Hoje, o Conjunto Vitória em nada lembra a favela ‘pinga pus’ de antigamente. Hoje, além das casas, o conjunto conta com asfalto, iluminação, escola, centro de inclusão digital e quadra de esportes”, lembrou.

Ele destacou ainda a importância do título. “Esse é um documento que dá aos moradores a segurança de que a casa vai passar para seus filhos e netos”, completou.

No evento também foram anunciadas outras novidades para a região. Até setembro, mais 124 moradias serão entregues no conjunto. E a meta é chegar a mil unidades até abril de 2009.

Sonho realizado

Para os moradores, a entrega do TPU foi a realização de um sonho. “Mudei para cá em 1998 e morei 10 anos dentro de um buraco. Precisou chegar um prefeito que realmente mudasse a cidade para entender que também merecemos moradias dignas”, afirmou Maria José Pereira Serra, a Zeca.

“Acompanhei desde o começo a construção desse projeto. Antes, morava junto com os ratos, mas hoje tenho orgulho em dizer que tenho um casa”, completou Josinete da Silva.

“Hoje é mais um dia de vitória para nós. Primeiro, porque todos podemos dizer ‘essa cada é nossa’. E também porque o Conjunto Vitória esta cada dia melhor”, disse Lurdes Batista Melo, presidente do Conjunto Vitória.

Também prestigiaram o evento o deputado federal João Paulo Cunha, os secretários municipais Gelso Lima (Saúde), Jorge Lapas (Governo e Chefe de Gabinete) e Waldyr Ribeiro Filho (Obras e Transportes), e os vereadores Rubens Bastos e Aluísio Pinheiro.

Além disso, verifique

22,5% da população de São Paulo consomem doces em excesso

Índice está acima da médica nacional, segundo pesquisa do Ministério da Saúde que alerta para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.