Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Início / Manchetes / 407 casais oficializam a união na maior edição do Casamento Comunitário de Osasco

407 casais oficializam a união na maior edição do Casamento Comunitário de Osasco

237-leandro-palmeira-1“Esse é também o maior casamento simultâneo já realizado no Brasil” afirmou o prefeito Emidio de Souza durante o evento, que foi organizado pelo Fundo Social de Solidariedade e garantiu aos noivos cerimônias no civil e religiosa, além de alianças, buquê e festa com show do cantor Netinho de Paula

O dia 30 de maio de 2009 marcou a história de Osasco e, de forma especial, a vida de 407 casais da cidade. Nessa data, o Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura, presidido pela primeira-dama Marcia Abreu, realizou o XV Casamento Comunitário de Osasco, maior edição já feita no município.

237-leandro-palmeira-3-osascoO número de casais que puderam oficializar sua união, tendo como padrinhos a primeira-dama e o prefeito Emidio de Souza, e realizar o sonho de um casamento completo, com direito a cerimônia civil e religiosa, superou em duas vezes o registrado na edição passada, quando o número de beneficiados foi de 199. Além disso, foi quase quatro vezes maior que os 108 atendidos em 2005, no primeiro casamento realizado pela atual administração.

O Fundo Social cuidou de cada detalhe da festa. Logo no início da manhã, os casais foram recepcionados, no auditório do órgão, com um café da manhã. Em seguida, as noivas seguiram para o auditório, onde um foi montado um grande salão de beleza, onde voluntários cuidaram do cabelo e da maquiagem de cada uma delas. Já os noivos, enquanto aguardavam, ficaram encarregados de retirar as alianças.

237-leandro-palmeira-5-osascoA primeira-dama Marcia Abreu foi até o local para dar bom dia aos noivos e falar sobre os preparativos para a festa, realizada no Centro de Eventos Pedro Bortolosso. “Fiz questão de vir aqui para dizer que o salão está lindo e que estamos trabalhando muito para que vocês tenham uma recordação inesquecível desse dia”, disse.

A emoção tomou conta até dos cabeleireiros e maquiadores voluntários. “Além de ser uma ótima experiência, é muito bom saber que estamos ajudando as noivas a ficarem mais bonitas nessa data tão esperada”, disse Viviane Ramos, que também é aluna do curso de cabeleireiros oferecido pelo Fundo Social.

237-leandro-palmeira-7-osascoCom o fim dos preparativos, os casais seguiram, a maioria deles com transporte fornecido pela Prefeitura, incluindo o ônibus Fofão (de 2 andares e que participa do Projeto Redescobrindo Nossa História, também do Fundo Social) para o local da festa.

O salão, decorado com flores e arranjos, foi ficando tomado pelos casais, que entraram ao som da música Pompa e Circunstância, tocada por músicos do conservatório musical Vila-Lobos.

Após todos tomarem seus lugares, o casal símbolo do Casamento Comunitário 2009, Antônio Jimenez e Áurea da Conceição Caumo – ambos com 75 anos e escolhidos por estarem juntos já há 51 anos – se dirigiu ao altar, onde ficou ao lado dos padrinhos.

237-leandro-palmeira-9-osascoO espaço ficou pequeno para tantos convidados e parte deles acompanhou o evento em uma tenda com telão, montada na área externa do Centro de Eventos.

Foi realizada primeiro a cerimônia civil, conduzida pelo juiz de paz Aristeu Miguel Batista e pela oficial do 1º Cartório de Registro Civil de Osasco, Alessandra Leal Musa Jeckel. “Esse é um momento especial, em que se confirma o verdadeiro sentimento que têm um pelo outro”, disse o juiz, se dirigindo a todos os casais.

Foram chamados ao altar, para entrega simbólica das certidões, outros três casais: Ricardo Ribeiro, de 20 anos, e Tamires Nicolly Ferreira, de 16 anos, os mais jovens da cerimônia; José Arnaldo Albiero, de 74 anos e Francisca Ferreira Alves, de 59 anos, que prestaram uma homenagem ao prefeito e à primeira-dama, e ainda três irmãos que escolheram a festa para uma cerimônia em família: Cícero Carmino dos Santos (que se uniu a Poliana de Oliveira Bezerra); Evanilson Carmino dos Santos (com a noiva Elaine Barbosa Martins) e Lucineide Maria dos Santos (com o noivo Alexsandro Tenório de Castro).

Em seguida, aconteceu a cerimônia religiosa, em ato ecumênico com as bênçãos do Ministro da Palavra da Igreja Católica, Irto Caprara; do bispo Alfredo Tiezzi (da Igreja Evangélica), do pastor Dejair Silvério e do reverendo Aldo Quintão.

Caprara lembrou que o casamento iniciava uma nova fase na vida de todos. Tiesi deu conselhos sobre a vida conjugal, citando o diálogo como a chave para um casamento feliz, enquanto Silvério fez a benção das alianças. Já o reverendo Aldo Quintão, religioso que mais celebra uniões no País e que foi especialmente convidado para o evento pelo prefeito Emidio de Souza e pela primeira-dama Márcia Abreu, explicou aos presentes a simbologia da cerimônia religiosa, como o vestido branco, as flores e as alianças e convocou todos a selarem a união com um beijo.

Foi a vez então dos padrinhos desejam boa sorte aos noivos. “Essa é uma festa para a família. Quero que todos vocês levem para casa uma mensagem de paz. E fico muito feliz de poder compartilhar com vocês, como madrinha, desse momento tão especial”, afirmou Márcia Abreu, que também agradeceu aos patrocinadores e a todos os funcionários envolvidos na realização do evento.

Já o prefeito Emidio de Souza destacou o porte da cerimônia. “Esse é o maior casamento realizado de maneira coletiva no País. E, de todas as atividades promovidas pelo Fundo Social, esse é o que envolve mais preparação. É um momento muito bacana porque tenho certeza de que, embora a maioria dos casais já vivesse junto, faltava alguma coisa, que era a oficialização perante a Justiça e as igrejas. Sabemos que todos querem essa oficialização, mas que não é algo fácil, pois os custos chegam a quase R$1 mil. Então, ficamos muito felizes em proporcionar esse momento a vocês”, afirmou.

Em seguida, foram sorteados 12 kits de brindes, incluindo jogos de dormitório (com cama e guarda-roupa) entre os casais. Eles também tiveram direito a fotos exclusivas com os padrinhos e festa com bolo e refrigerante. Um show com o cantor Netinho de Paula encerrou o evento.

Sonho realizado

Entre os casais, a opinião era a mesma: o Casamento Comunitário promovido pelo Fundo Social significa a realização de um sonho. “Além de querem regularizar nossa situação, sempre tive vontade casar assim, como manda a tradição”, afirmou Andréia Donizetti Lopes, que levou as duas filhas para serem as “daminhas” em sua entrada no salão.

“Hoje é o dia mais importante das nossas vidas”, afirmou Paulo Alves Sobrinho, que soube do Casamento Comunitário por meio de um amigo, que se casou na edição passada. “Depois de saber desse projeto, avisei que no próximo seríamos nós”, disse, referindo-se à companheira Maria Aparecida Gomes Alves, com quem vive há 4 anos.

A noiva Raquel Albuquerque era uma das mais emocionadas na festa. Grávida de 8 meses, ela estava internada, com risco de parto prematuro, até as 15 horas do dia anterior, na Maternidade Amador Aguiar, mas após ter seu quadro avaliado, teve alta autorizada pela equipe médica e conseguiu, em poucas horas, até o vestido para se casar. “Estava desesperada, porque achei que não iria conseguir. Mas falei para a médica que esse era meu sonho”, disse a noiva, que se uniu a Ricardo Estevão Fonseca, com quem já tem um bebê de 10 meses.

Quem também não escondia a felicidade era o Antônio Gimenez, o noivo símbolo da festa. “Finalmente, após 51 anos juntos, consegui convencê-la a nos casarmos”, disse, brincando com a noiva, que desde sábado assina Áurea da Conceição Caumo Gimenez.

O Casamento Comunitário 2009 teve como patrocinadores: Natus Cosméticos, Café Pelé, Makro Atacadista, Nunes Imóveis, Posto Alternativa, Porsani Embalagens, Phisalia, Sociedade Bíblica Brasileira, Hotel Volare, Lojas Marabraz, Playcenter, Wal Mart, Pãozeria, Pães e Doces Imperial, Grupo de Teatro Encontro das Águas, Clube Hortência e lojas da Rua da Noivas de Osasco (Noivas e Noivos, Maison, Maria Chiquinha, Stillo´s Chic, Jolly Noivas, Estrela Noivas, Antonia Noivas e Vitrine com Classe).

Prestigiaram o evento o deputado estadual Marcos Martins, os secretários municipais Jorge Lapas (Governo), Claúdio Chapecó (Esportes, Recreação e Lazer) e Juracy Dalle Luca (Indústria, Comércio e Abastecimento); a diretora de comunicação Emilia Cordeiro, o presidente da Câmara Municipal Osvaldo Vergínio, os vereadores Josias da Juco, Toniolo, Mario Luiz Guide, Valmir Prascidelli, Rogério Lins, Claúdio da Locadora e Valdomiro Ventura, entre outras autoridades.

Além disso, verifique

Prefeitura de Osasco entrega Bases Comunitárias Móveis

Nesta quarta-feira, 5, às 11 horas, o prefeito de Osasco, Emidio de Souza, entrega para …

2 Comentários

  1. ccomunitario

  2. ccomunitario casamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.