Início / Esportes / Atletismo / 52º Jogos Regionais: Osasco é prata no futebol de campo feminino

52º Jogos Regionais: Osasco é prata no futebol de campo feminino

52º Jogos Regionais: Osasco é prata no futebol de campo femininoDesta vez não deu para as atletas do futsal feminino do Osasco/Jaguaré/Palmeiras/UniSant’Anna conquistarem o ouro. Jogando o futebol de campo dos 52º Jogos Regionais, ficaram com a prata ao perderem para Santos por 2 a 0. A final foi realizada na tarde da última sexta-feira (11), dia de encerramento dos Jogos, no campo do SERC Santa Maria.

Santos, representada pelo Santos FC, ficou com o bicampeonato da competição. Osasco deixou para trás duas equipes que jogam o Campeonato Paulista da modalidade: São Bernardo e Kurdana/Cotia.

O que chamou a atenção nestes Regionais foi o nível da disputa: nenhuma equipe terminou invicta, pois até o próprio Peixe fora derrotado, por 1 a 0 para São Caetano na Fase de Classificação. O São Caetano ficou com o bronze, ao fazer 4 a 0 em Cotia. Com esses resultados Santos, São Caetano e São Bernardo disputarão os Jogos Abertos do Interior, no mês de outubro, em Piracicaba, na Primeira Divisão, em função das posições que suas cidades obtiveram na classificação geral dos Abertos de 2007 e dos atuais Regionais. Osasco e Cotia ficaram com as vagas para a Segunda Divisão em Piracicaba, assim como Itapecerica da Serra, campeã da Segunda Divisão dos 52º Jogos Regionais.

Na partida Osasco entrou com sua formação 5-3-2, que vinha sendo usada durante toda a competição, buscando solidificar a defesa e contando com avanço das laterais. Nesta partida, entretanto, foi necessário segurar as alas, devido à força da equipe litorânea. O técnico Luiz Anéas iniciou a partida com: Camila; Luize, Sâmia, Ane, Andressa e Heli; Cilene, Gláucia e Regiane; Jessiquinha e Dany.

Quem começou atacando foi o Santos, contando com bolas aéreas perigosas – uma em cruzamento e outras duas em escanteios, obrigando Camila a fazer uma difícil defesa após cabeçada no segundo córner. As Sereias continuavam tentando; em cobrança de falta Sandrinha mandou para fora, mas assustou a equipe osasquense. A resposta vinha nos contra-ataques, porém a defesa do Peixe parava as investidas. A zagueira Ana Carol recebeu cartão amarelo, por reclamação após disputa de bola.

Aos 18 minutos veio o primeiro gol. Mais uma bola alçada na área, na segunda trave; o ataque santista ajeita para quem vem de trás e Ketlen arremata, balançando as redes na tradicional jogada utilizada pelas Sereias. Pouco depois Sandrinha bateu de longe e Camila pegou firme. Outra zagueira do Santos, Auinã, recebeu amarelo – desta vez por falta brusca.

O técnico Luiz Anéas sacou Jessiquinha, que estava sofrendo forte marcação, e pôs Paulinha. A mudança deu resultado pois Osasco atacou com perigo. Primeiro Regiane fez um bom cruzamento, que passou por toda a extensão da área e ameaçou a meta santista. Depois Dany passou a Gláucia, que driblou e chutou para boa defesa de Kaká. Importante frisar que o técnico santista, Kleiton Lima, assim como suas atletas, se mostrava preocupado em não ceder território, mostrando respeito ao time osasquense, ainda que este não fosse um time de campo.

No intervalo, mais uma mudança no Osasco: saiu Andressa e entrou Pâmela. O objetivo era subir a marcação. O primeiro lance importante foi com Regiane, que driblou e rolou para Dany bater; Kaká fez excelente defesa. Mais uma mudança, mostrando que o treinador Anéas buscaria o ataque: a lateral Luize deixou o gramado para a entrada da atacante Débora.

Foi a senha para as meninas de vermelho iniciar uma “blitz” na área santista, que só não resultou em gol pelo fato das zagueiras santistas afastarem a bola de qualquer maneira. Depois Débora foi acionada via passe longo e tocou na saída de Kaká, mas a arqueira santista se atirou corajosamente aos pés da osasquense e evitou o empate certo. Em escanteio a zagueira Ane subiu mais que todo mundo, mas mandou para fora.

Toda essa força de ataque deixou a defesa de Osasco vulnerável. Num contra-ataque Ketlen dominou e bateu no contra-pé de Camila, fazendo o seu segundo gol, no minuto final do jogo. A jovem Sereia, de 16 anos, selou o ouro santista.

Enquanto Santos festejava o bicampeonato, não havia tristeza no rosto das osasquenses, pois sabiam que chegaram longe mais uma vez no piso em que não é do costume delas. Luiz Anéas reuniu o elenco e fez a seguinte declaração: “é assim que gosto de trabalhar, com equipe que luta e não esmorece. Se falarem para vocês algo que desvalorize a gente podem esbravejar; vocês têm esse direito pois mostram trabalho e resultados. Mesmo se treinássemos um ano todo e jogássemos contra Santos de novo, o resultado muito provavelmente seria o mesmo – elas têm várias jogadoras na Seleção Brasileira. Vocês deram o máximo e estão de parabéns, duelando de igual para igual com um dos melhores times do Brasil no campo”.

Cláudio Sérgio da Silva, o “Chapecó”, Secretário de Esportes de Osasco, assistiu o jogo e mostrou contentamento com o que viu. “Essas meninas me orgulham muito. Não me importo se terminem em primeiro, segundo, terceiro ou quarto; na minha opinião elas sempre merecem aplausos pela vontade com que praticam o esporte e defendem Osasco”, finalizou.

Terminados os Regionais as meninas de Osasco voltam para as quadras, disputando o Paulista do Interior, nas categorias Sub 20 e Principal. Na sexta (18) a equipe Principal pega Ribeirão Preto, às 20 horas, no Ginásio Geodésico, em Osasco. Nos dois dias seguintes o Sub 20 fará dois jogos no interior paulista. No sábado (19), às 18 horas, em Franca, enfrentará a Francana. E no domingo (20), às 11 horas, duela contra Sertãozinho. Todas as partidas são válidas pela Segunda Fase da competição.

Vejam a campanha de Osasco no futebol de campo feminino dos 52º Jogos Regionais:

Fase de Classificação:

07/07 – Osasco 8×0 Guarujá

gols de Paulinha (5), Ane, Heli e Gláucia

08/07 – Osasco 3×4 Cotia

gols de Dany, Heli (pênalti) e Cilene

09/07 – Osasco 1×0 São Bernardo

gol de Regiane

Semifinal:

10/07 – Osasco 1×0 São Caetano

gol de Cilene

Final:

11/07 – Osasco 0x2 Santos

5 jogos – 3 vitórias e 2 derrotas

13 gols marcados, 6 gols sofridos

Artilheira da equipe: Paulinha (5 gols)

Elenco:

1 – Lala (goleira)

2 – Paulinha (atacante) – 5 gols

3 – Ane (zagueira) – 1 gol

4 – Andressa (zagueira)

5 – Sâmia (zagueira)

6 – Luize (lateral direito)

7 – Cilene (volante e capitã) – 2 gols

8 – Heli (lateral esquerdo) – 2 gols

9 – Dany (atacante) – 1 gol

10 – Gláucia (meia) – 1 gol

11 – Débora (atacante)

12 – Camila (goleira)

14 – Mayara (meia)

15 – Pâmela (volante)

16 – Mari (lateral esquerdo)

17 – Jéssica (meia)*

18 – Regiane (meia) – 1 gol

20 – Jessiquinha (atacante)

Por: Ricardo Silva

Além disso, verifique

22,5% da população de São Paulo consomem doces em excesso

Índice está acima da médica nacional, segundo pesquisa do Ministério da Saúde que alerta para …

4 Comentários

  1. Onde acho um time para jogar em osasco?
    campo ou futebol?
    obrigado

  2. sou otma me chamem por favor e meu sonho vão se supreender comigo moro em osasco-sp.

  3. Existe alguma escolinha ou time de futebol feminino em Osasco ou regiao??? Por favor me enviem o contato

  4. danyela F. braga

    como posso entra no futebol e quantos anos deve te ??

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.