Início / Geral / 7ª Semana Municipal de Prevenção ao Acidente de Trabalho segue até dia 11 de maio em Osasco

7ª Semana Municipal de Prevenção ao Acidente de Trabalho segue até dia 11 de maio em Osasco

Ao som do Grupo Musical Cidadania, da Guarda Civil Municipal (CGM) de Osasco, teve início no dia 7 de maio a VII Semana de Prevenção a Acidentes de Trabalho, promovido pela Comissão Intersetorial e Saúde do Trabalho, pela Secretaria de Saúde/Departamento de Saúde Pública e pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST). O evento segue até o dia 11 de maio, das 10h às 18h, na praça de eventos do Osasco Plaza Shopping.

Com a finalidade de conscientizar empregados e empregadores sobre ações preventivas de riscos à saúde no ambiente do trabalho, a semana conta com palestras, intervenções lúdicas, ginástica laboral, aferição de pressão arterial, medição de glicemia, exposições e entregas de materiais informativos sobre diversos temas como DST/AIDS, planejamento familiar, dengue, ações de zoonoses, saúde da mulher, do trabalhador, mental entre outros. Além disso, haverá no local emissão de carteira de trabalho pelo Portal do Trabalhador, exposição e venda de trabalhos artesanais produzidos por pacientes orientados por agentes comunitários de saúde, dentre outras atividades. São parceiros do evento as secretarias de Cultura, de Segurança e Controle Urbano (Secontru), de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão (SDTI), a Guarda Civil Municipal, sindicatos e o Conselho Intersindical de Saúde e Seguridade Social de Osasco e Região (CISSOR).

De acordo com a coordenadora do CEREST, Soleny Oliveira Pereira, a Semana de Prevenção a Acidentes de Trabalho é primordial para enfatizar as ações referentes à Saúde do Trabalhador. “Durante esta mobilização intensificamos as ações de promoção da saúde do trabalhador e prevenção de doenças e acidentes de trabalho, tanto por parte do empregador, quanto pelo empregado, incentivando a notificação de casos para que possamos conhecer o perfil epidemiológico dos trabalhadores, identificando as causas determinantes e investindo na prevenção a partir deste perfil”, explicou.

Já a Diretora do Departamento de Saúde Pública de Osasco, Mirtes Aparecida Fabricanti, enfatizou a importância da intensificação das ações que ocorrem ao longo do ano referentes à prevenção de acidentes e doenças do trabalhador. “Os acidentes e doenças relacionadas ao trabalho são evitáveis e passíveis de prevenção, por isso é importante o envolvimento do empregado, do empregador e de todos os setores da sociedade para que se empenhem e sejam vigilantes. O município de Osasco tem grande responsabilidade nesta causa, pois abriga e coordena o Cerest, órgão responsável por atender as questões relativas à saúde do trabalhador de Osasco e mais 15 municípios da região”, explicou.

José Amando mota, secretário de Segurança e Controle Urbano e autor da lei nº 3956, de 25 de agosto de 2005, que institui a comemoração da Semana no calendário oficial do município, destacou que esta é uma oportunidade para conscientização quanto ao tema, mas que as questões de saúde do trabalhador não devem ser lembradas apenas nesta semana. “Devemos fazer uma reflexão sobre o assunto que já tirou a vida de muitos e fazer vigilância em saúde e prevenção”, alertou”.

Na quinta-feira, 10 de maio, a Semana contou ainda com o IV Mutirão pela Inclusão e Empregabilidade de Pessoas com Deficiência. Quem passou pelo evento recebeu informações sobre as oportunidades que existem nos municípios da região sobre o assunto. Na ocasião estiveram presentes diversos órgãos públicos que fiscalizam a Lei de Cotas e aqueles que têm interfaces com as pessoas com deficiência; entidades especializadas que atuam com pessoas com deficiência física, auditiva, visual, intelectual e com trabalhadores reabilitados; empresas; escolas; sindicatos; e outras organizações que querem fortalecer o movimento pela inclusão na região.

Também prestigiaram o evento o presidente da Câmara de Osasco, vereador Aluisio Pinheiro; o comandante Gilson Menezes da Guarda Municipal de Osasco; o presidente do Cissor (Conselho Intersindical de Saúde e Seguridade Social de Osasco e Região), José Elias Góis; o presidente do Sindicato Comércio Varejista de Osasco, Jurandir Pais; a diretora do Sindicato dos Comerciários de Osasco e Região e coordenadora da CUT regional Ana Maria Rapini; e Pedro Calixto, chefe de Segurança do Osasco Plaza Shopping, dentre outras autoridades.

Cultura

A Secretaria da Cultura participa da Semana de Prevenção Acidentes de Trabalho com um estande do Projeto Livro Livre, coordenado pela Rede de Bibliotecas Públicas Municipais. Ao efetuarem o cadastro, os interessados em participar do projeto automaticamente farão parte da rede da Secretaria da Cultura para concorrerem a sorteios de ingressos para espetáculos e receberem a programação cultural. Na abertura da semana, a Secretaria da Cultura também participou com a apresentação da Cia. Teatro dos Ventos, com uma performance abordando a questão dos direitos trabalhistas.


Projeto Livro Livre

O projeto tem como objetivo incentivar a distribuição e compartilhamento de livros entre a população, difundindo o hábito da leitura, e é inspirado no conceito de bookcrossing, prática comum nos Estados Unidos e na Europa. A ideia central é de que os livros que não possuem donos possam ser passados de mão em mão de forma simples e sem burocracia. Depois de ler o livro, o leitor ‘esquece’ em algum lugar movimentado para que ele seja encontrado por outra pessoa.

Serviço:

7ª Semana de Prevenção a Acidentes de Trabalho

Horário: 10h às 18h

Local: Osasco Plaza Shopping

Endereço: Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo, 81 – Centro Osasco

Além disso, verifique

Prefeito Jorge Lapas cria canal permanente de diálogo com a juventude de Osasco

Em um “papo reto”, como ele mesmo classificou, com jovens da cidade, foi criada uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.