AACD quer ampliar ação na RMC

Prevenir, tratar, reabilitar e reintegrar à sociedade crianças, adolescentes e adultos com deficiência. Esta é a missão e objetivo da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), instituição filantrópica que há 58 anos trabalha para oferecer qualidade de vida aos deficientes.

Com nove unidades instaladas no País – em São Paulo (quatro unidades), Recife (PE), Porto Alegre (RS), Joinville (SC), Uberlândia (MG) e Osasco (SP), a AACD tem um orçamento anual de R$ 125 milhões e sobrevive basicamente das contribuições da sociedade civil e empresários. “Apenas 15% dos nossos recursos são provenientes do Sistema Único de Saúde (SUS)”, explicou o diretor presidente, Eduardo de Almeida Carneiro. Ele esteve nesta quarta-feira (23) em Campinas, visitando a sede da Rede Anhangüera de Comunicação (RAC), onde fui recebido pela diretoria.

Carneiro destacou que cerca de 70% dos pacientes atendidos na AACD são vítimas de acidentes, seja por quedas, colisão de veículos ou incidentes durante o parto, que causam desoxigenação do bebê e, como conseqüência, comprometimento da função motora. “Pelo menos 50% dos casos que recebemos são situações preveníveis e evitáveis. Por isso, além da reabilitação, o foco da AACD é a prevenção”, frisou Carneiro.

Segundo Carneiro, a AACD foi criada em 1950 para atender principalmente vítimas da poliomielite. “Com a erradicação da doença, o enfoque passou para outras patologias que causam deficiência, como paralisia cerebral, escoliose (deformidade da coluna) e traumas, entre outros.”

Juntas, as nove unidades da AACD atendem 5,1 mil crianças e adolescentes por dia, somando mais de 1,1 milhão de atendimentos em 2006. “Mesmo assim, a fila de espera por atendimento soma mais de 30 mil crianças”, informou. Para ampliar sua área de atuação e diminuir a fila de espera, a AACD busca ampliar sua participação na Região Metropolitana de Campinas (RMC), divulgando sua atuação para captar recursos entre o empresariado local.

Com equipe multisetorial, a AACD atua com clínicas especializadas para amputados, doenças neurovasculares, lesão encefálica adquirida, lesão medular e malformação congênita. Utiliza na reabilitação terapias que visam a minimizar as seqüelas da deficiência, proporcionando maior independência ao deficiente no dia-a-dia.

Arte-reabilitação, musicoterapia, fonoaudiologia, hidroterapia, terapia ocupacional, fisioterapia e reabilitação desportiva são algumas das técnicas oferecidas aos deficientes. Além dos centros de reabilitação, a instituição conta com o apoio do Hospital Abreu Sodré, especializado na área de ortopedia, com equipamentos de última geração, índice zero de infecção hospitalar e que em 2003 recebeu a “Acreditação Hospitalar”, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) órgão credenciado pelo Ministério da Saúde. A certificação atesta a boa qualidade do trabalho desenvolvido no Centro de Diagnóstico e nas dependências do hospital da AACD.

As contribuições para a entidade podem ser feitas na forma de doações mensais ou esporádicas; compra de produtos com a marca da AACD, como os cartões de natal; destinação de parte do Imposto de Renda devido (pessoa física ou jurídica), entre outros. Mais informações pelo telefone (11) 5576.0847, ou no site www.aacd.com.br.

Além disso, verifique

Mercado Municipal de Osasco é o preferido da população

A história do município passa pelo tradicional Mercado Municipal “Walter Edson de Abreu”, que aos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.