Início / Geral / Ação conjunta de ordenamento urbano em desmanches reduz índice de furtos e roubos de veículos em Osasco

Ação conjunta de ordenamento urbano em desmanches reduz índice de furtos e roubos de veículos em Osasco

Em julho deste ano, estabelecimentos que funcionavam sem alvará foram fechados. Já entre agosto e setembro, crimes apresentaram quedas de 24,31% e 27,84%. Índices também estão abaixo dos registrados no ano passado no mesmo período

Dois dos tipos de crime com maior incidência em Osasco – os roubos e furtos de veículos – apresentaram queda significativa entre os meses de agosto e setembro. De acordo com dados do Setor de Inteligência da Guarda Civil Municipal (GCM) de Osasco, o número de roubos de veículos caiu 24,31% nesse intervalo, passando de 292 para 221. Já entre os roubos, os números são ainda mais expressivos. O volume total de casos baixou de 158 em agosto para 114 em setembro, uma retração de 27,84%.

“Esses índices representam 71 furtos e 44 roubos a menos na cidade nesse intervalo. Além disso, os números estão abaixo dos registrados em setembro do ano passado, quando tivemos 221 furtos e 149 roubos”, explica o comandante da GCM e diretor do Departamento de Segurança Urbana de Osasco, Gilson Menezes responsável pelo planejamento da ação.

De acordo com ele, um dos fatores preponderantes para esse resultado positivo foi uma ação de ordenamento urbano, realizada pela corporação, e que levou ao fechamento de desmanches que funcionavam clandestinamente na cidade.

O trabalho realizado no mês de julho em parceria com o GAECO (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) do Ministério Público, com a Polícia Técnico Científica e com a Secretaria de Indústria, Comércio e Abastecimento da Prefeitura de Osasco, fechou algumas revendas de peças de carros usados que não possuíam alvará de funcionamento, incentivando as demais revendas irregulares a buscarem sua regularização. Segundo o comandante, nesses estabelecimentos foram encontradas diversas peças sem comprovação de procedência e com outros indícios de terem sido obtidas ilegalmente, incluindo motores com o número do chassi adulterado, conforme comprovado por perícia da Polícia Técnica.

“Com esse bom resultado, operações de ordenamento urbano vão continuar acontecendo em toda a cidade, trazendo mais segurança e qualidade de vida à população, e sendo inclusive estendidas, pois ao evitarmos roubo estamos também evitando a possibilidade de haver perda de vidas”, explica.

De acordo com o comandante, esse tipo de trabalho integra a competência do poder de polícia administrativo dos órgãos municipais. “Com isso, a administração municipal contribui de forma direta nas ações de Segurança Pública”. Além disso, segundo Menezes, o apoio recebido pela Polícia Civil por meio da Delegacia Seccional de Osasco e do CPA-M/8, através dos seus dois batalhões da Policia Militar, são fundamentais pelo êxito dos trabalhos dos órgãos municipais.

“Se houver necessidade, vamos inclusive pedir apoio da Policia Civil e Militar nas próximas ações, pois sabemos que são nossos grandes parceiros no trabalho de diminuição do crime na cidade”, completa.

Além disso, verifique

Prefeito Jorge Lapas cria canal permanente de diálogo com a juventude de Osasco

Em um “papo reto”, como ele mesmo classificou, com jovens da cidade, foi criada uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.