Almoço temático comemora Dia da Consciência Negra em Osasco

Servidores da Prefeitura de Osasco tiveram a oportunidade de comemorar e fazer reflexão sobre o Dia Nacional da Consciência Negra. A data, que é comemorada no dia 20 de novembro, foi antecipada para o dia 19, pela Coordenadoria da Mulher e Promoção da Igualdade Racial, que promoveu no Restaurante do Servidor, um almoço especial para categoria. O evento faz parte da programação do “VI Novembro Negro. A África Está em Nós”, com atividades por toda a cidade, durante o mês.

O almoço especial realizado em parceria com a Secretaria de Administração, foi requintado e contou com a tradicional feijoada, acompanhada por arroz branco, farofa e couve refogada. E almôndegas de frango como uma segunda opção, contou ainda com saladas e sobremesas.

O restaurante foi decorado com folhagens e as cores oficiais da África. Os shows musicais contaram com apresentações dos próprios servidores, incluindo Carlos Gárcia, interpretando sucessos da MPB. Já o samba ficou por conta do grupo formado por Nego SP, Pixote e Anderson. Já o servidor Pé apresentou grandes sucessos da MPB e do Reggae.

O evento foi comandado pelo assessor de Questões Raciais e Gêneros, Luiz Baraúna, que em vários momentos fez reflexões das lutas e direitos da população negra. “O Brasil, depois da Nigéria, é o país com o maior número de negros no mundo. E estamos buscando a inserção do negro em vários seguimentos da sociedade, inclusive no mercado de trabalho”, afirmou. Ele também fez menções sobre a violência praticada contra a mulher.

Ainda no restaurante, o secretário de Administração, Paulo Fiorilo fez uso da palavra e pediu reflexão. “Esse almoço temático é um momento de refletir sobre o tema. Hoje, o negro tem nos dados fatos históricos de lutas. Devemos refletir o que foi a escravidão no país e a retirada de negros da África. Infelizmente, no Brasil, a apartheid social ainda é predominante e a sociedade deve fazer esse debate”.

No evento, a servidora coordenadora da Roda da Saúde, Maria Julieta Guerrieri, aprovou o almoço e o repertório. “Eu sou baiana, adoro feijoada e essa estava muito boa. Os organizadores estão de parabéns. A letra da música, Vai Passar, de Chico Buarque é um hino de liberdade à própria história do povo brasileiro. O negro envolve o nosso povo, e nós devemos lutar por essa mistura e ter orgulho disso”.

Os participantes receberam também dois impressos, uma Cartilha de Informação, sobre ações voltadas para a população negra e a mulher, e outra com a programação do “VI Novembro Negro”.

Também prestigiaram o evento a secretária adjunta da Administração, Cristiane Dutra, a diretora de Recursos Humano, Régia Sarmento e o Ouvidor da Saúde, Roberto Trapp, dentre outras autoridades.

Além disso, verifique

Gastronomia

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Abastecimento (SICA) promoverá …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.