Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Início / Geral / Artistas de Osasco discutem criação do Conselho Municipal de Política Cultural

Artistas de Osasco discutem criação do Conselho Municipal de Política Cultural

Projeto de Lei do Executivo, que cria o COMCULTURA, deve ser votado até o final do mês pela Câmara Municipal

Na segunda-feira, dia 22 de agosto, centenas de artistas de todos os segmentos culturais da cidade estiveram no Teatro Municipal de Osasco participando de evento programado pela Secretaria da Cultura para discutir a criação do Conselho Municipal de Política Cultural – o “COMCULTURA” – nome sugerido pela equipe que discutiu e elaborou o texto final do Conselho. Dentre outros temas ligados à área cultural, os participantes discutiram também o Fundo Municipal de Apoio à Cultura, proposto pelo prefeito Emidio de Souza e que será também apreciado pelos vereadores osasquenses.

Conforme destacou o titular da Secretaria de Cultura, Luciano Jurcovichi, e demais autoridades que falaram no evento, com a criação do Conselho, Osasco dará um grande passo no sentido de colocar a Cultura no mesmo nível de outras áreas importantes para a sociedade, como: Saúde, Educação ou Segurança Pública.

O encontro no Teatro Municipal fechou uma série de debates iniciada no início do mês de agosto. O Conselho Municipal terá caráter deliberativo e serão os conselheiros os responsáveis pelos destinos das verbas a serem usadas em eventos culturais na cidade.

Discussão com todos

Realizados em vários pontos da cidade, os debates promovidos pela Secretaria da Cultura ouviram representantes de todos os segmentos culturais de Osasco, como a música Erudita e Popular, Artes Cênicas e Circo, Dança e Capoeira, Literatura, Áudio Visual, Patrimônio Artístico, Histórico e Cultural, Artesanato e Artes Plásticas. “O texto final do COMCULTURA não é fruto de apenas uma ou duas cabeças. Ele é fruto da luta de vários anos de todos que sempre lutaram pelo desenvolvimento da Cultura em Osasco. Procuramos também discutí-lo com todos os segmentos culturais. Agradecemos o apoio do prefeito Emidio de Souza e também já antecipamos os nossos agradecimentos aos vereadores que irão votar esse projeto. Contamos com todos eles para que ajudem Osasco a dar esse grande passo na área cultural”, disse Luciano.

O evento contou ainda com a presença de outras autoridades de Osasco, do Estado e do governo federal. Estiveram presentes a secretária de Educação de Osasco, professora Mazé Favarão, os vereadores João Gois, Valdomiro Ventura, Fábio Yamato e Walmir Prascidelli, assessores da Secretaria de Cultura, Tadeu Souza, diretor da Funarte, e Valério da Costa Benfica, do Ministério da Cultura em São Paulo.

Todos eles elogiaram a iniciativa do prefeito Emidio de Souza e a luta dos artistas de Osasco, que culmina agora com a criação de um Conselho Municipal com caráter deliberativo. “Não dá para a gente pensar na vida e no desenvolvimento pessoal sem se pensar na cultura. A Secretaria de Educação está à disposição para auxiliar no que for possível e continuar com o trabalho de construir o público para vocês artistas de todos os segmentos culturais”, disse Mazé.

Para o diretor da Funarte, Osasco dá um grande passo e também mostra o caminho que outras cidades deveriam seguir. “Fiquei muito feliz ao chegar aqui e ver este teatro lotado de artistas e de pessoas que pensam o desenvolvimento cultural. Osasco e todo o seu povo estão de parabéns e a Funarte está de portas abertas para todos vocês”, afirmou Tadeu de Souza.

Já o representante do Ministério da Cultura salientou o aspecto democrático desse Conselho, que terá caráter deliberativo. “Isto, além de mostrar coragem das autoridades de Osasco, mostra também o seu aspecto democrático, pois, além do poder deliberativo, o Conselho terá também a maioria formada por representantes da sociedade civil. Trago aqui o abraço da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, que já trabalhou em Osasco, e que também está feliz com esse avanço da cidade na área cultural”, disse Valério Benfica.

Conforme informou durante a reunião o vereador Walmir Prascidelli, líder do prefeito na Câmara, durante a reunião, o projeto de Lei está pautado para votação no dia 30 de agosto, terça-feira, em sessão extraordinária que deverá ocorrer à noite. O COMCULTURA será integrado por 18 membros, sendo oito representantes da Administração Municipal, oito da comunidade artístico-cultural de Osasco, um representante do ensino superior e um representante das Centrais Sindicais. Durante o evento, as autoridades responderam também a diversas perguntas feitas pelos artistas e demais pessoas presentes no Teatro Municipal.

Além disso, verifique

Prefeito Jorge Lapas cria canal permanente de diálogo com a juventude de Osasco

Em um “papo reto”, como ele mesmo classificou, com jovens da cidade, foi criada uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.