Atendimento no Calçadão da Antonio Agu, em Osasco, orienta e ajuda a dissipar medo da gripe

379 Romulo Fasanaro Filho (1)Desde 1º de agosto, profissionais e educadores de saúde de Osasco atendem, diariamente, centenas de pessoas no Calçadão da rua Antônio Agu, no Centro da cidade, prestando orientações a respeito da Gripe A (H1N1). A intenção do serviço, que é realizado em uma tenda instalada provisoriamente no local, é instruir o maior número de pessoas possível sobre as formas de contágio da gripe, seus sintomas e as medidas preventivas que devem ser adotadas para evitá-la.

379 Romulo Fasanaro Filho (2)Além de integrar as medidas preventivas promovidas pela cidade, com a ação, a prefeitura espera abrandar o nível de ansiedade da população frente à pandemia, contribuindo para a estabilização da normalidade na rotina das pessoas e da cidade. O serviço é resultado de uma parceria entre as secretarias de Saúde e Educação do município.

379 Romulo Fasanaro Filho (3)A rua comercial foi escolhida porque, de acordo com a Associação Comercial e Empresarial de Osasco (Aceo), é o 2º maior pólo de comércio varejista do Estado de São Paulo, perdendo apenas para a região da rua 25 de Março. Essa posição é favorecida por sua proximidade com a estação ferroviária central, cujo ramal liga a cidade a toda a região Oeste da Grande São Paulo. Passam diariamente pela rua uma média de100 mil pessoas, número que sobe para 250 a 300 mil nos picos correspondentes a finais de semana e vésperas de feriados, como no Dia dos Pais que ocorre no próximo domingo, dia 9, ainda de acordo com a entidade.

A tenda, que tem 50m², é provida de TV de plasma que exibe vídeo fornecido pelo Ministério da Saúde com referência à gripe, cadeiras para os espectadores e lavatório para as mãos, com sabonete, álcool gel e papel toalha. No local, os profissionais ensinam a forma correta de higiene das mãos, asseio pessoal na ocorrência de tosse e espirros, e também esclarecem eventuais dúvidas a respeito da gripe. O cidadão atendido leva para casa um folheto explicativo sobre a gripe, pra ajudar na multiplicação dos informes recebidos. Acompanhando o período de maior movimento no Calçadão, a atividade funciona de segunda a sábado, das 8h às 19h.

“Com mais esta medida da prefeitura queremos ensinar que, mantendo as medidas preventivas a respeito do contágio pelo vírus H1N1, as pessoas podem seguir suas vidas com normalidade, sem medo de ir às ruas, ao comércio e às suas atividades corriqueiras”, ressalta a diretora de Saúde Pública da cidade, Mirtes Fabricanti.

As ações – A Prefeitura de Osasco já executou um pacote de medidas de controle e combate à gripe, que incluiu:

– Distribuição de 180 mil folhetos informativos à população

– Ligações telefônicas com mensagens gravadas sobre a doença para 130 mil domicílios

– Criação de um serviço de esclarecimento de dúvidas por telefone, com ligação gratuita para o número 0800 77 446 44

– Pedido de apoio ao Exército para a instalação de barracas onde são feitas triagem, para atendimento exclusivo de pessoas com sintomas de gripe, nas três maiores unidades de saúde da cidade: o Hospital Municipal Central Antônio Giglio e os pronto-socorros do Jardim Santo Antônio e Helena Maria. Esse atendimento foi iniciado no último dia 24 de julho.

– Adiamento da volta às aulas, do dia 27 de julho para 17 de agosto

– Produção e distribuição de 100 mil cartilhas explicativas elaboradas especialmente para as crianças.

– Distribuição de panfletos nos pontos de ônibus

– Fixação de banners nos terminais rodoviários e estações de trem

– Produção de 360 cartazes para serem colocados dentro dos ônibus que circulam pelo município.

Além disso, verifique

Prefeitura de Osasco entrega Bases Comunitárias Móveis

Nesta quarta-feira, 5, às 11 horas, o prefeito de Osasco, Emidio de Souza, entrega para …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.