Início / Serviços Públicos / Segurança / Autoridades de Osasco realizam reunião para discutir melhorias de estratégias de segurança pública

Autoridades de Osasco realizam reunião para discutir melhorias de estratégias de segurança pública

A recém-criada Secretaria de Segurança e Controle Urbano de Osasco começou o ano a todo vapor e com diversas atividades programadas. A pasta organizou, na manhã desta quarta-feira, 2 de março, a 1ª reunião do ano de 2011 do Conselho Municipal de Segurança, que teve por objetivo traçar diretrizes e estratégias de ações de políticas públicas eficientes na área de segurança no município em sintonia com os anseios de diversos segmentos da sociedade civil organizada. O evento aconteceu na Uniban (Universidade Bandeirantes).

Cerca de 30 pessoas participaram da mesa de debate sobre planos de melhorias no policiamento comunitário e preventivo da cidade. A pauta da discussão englobou: 1) apresentação do secretário de Segurança e Controle Urbano de Osasco, José Amando Mota, aos demais participantes do encontro; 2) explicação das novas diretrizes de segurança e controle urbano da cidade; 3) estudo dos pontos de sensibilidade em Osasco, tais como: funcionamento e regularização de bares na Avenida Deputado Emilio Carlos; proposição de ações de policiamento na Feira do Rolo, na Praça Jundiaí, situada no Jardim Padroeira; tratamento junto aos usuários de drogas no Mercado Central de Osasco, Km 21 e divisa com o município de Carapicuíba; 4) continuidade de fechamento de desmanches e estratégias para diminuição dos índices de roubo e furtos de veículos; 5) ações de fiscalização de regiões de cortiços; 6) ações de combate à pirataria e acompanhamento de resultados; 7) inclusão e planejamento do Gabinete de Crise proposto pelo programa Osasco 50 Anos; 8) organização do calendário de reuniões de 2011 e 9) compilação de opiniões, sugestões e idéias dos conselheiros municipais.

Criado em 2005, o Conselho Municipal de Segurança, é para o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) de Osasco, Gilson Menezes, um ambiente propício à melhoria das relações entre forças de segurança e sociedade civil. “A importância do Conselho e sua participação crescente nas ações da administração é a possibilidade dada à cidade de congregar as forças vivas de segurança no espaço para o diálogo sobre as demandas existentes em Osasco. O resultado dessa união – que envolve também a iniciativa privada, além da representatividade das forças de segurança em âmbito municipal, estadual e federal -, mostra a queda nos índices de violência vivenciados recentemente”, avaliou.

O comandante também ressaltou a construção de ideias em grupo como fator fundamental para o sucesso na área de segurança na cidade. “Não se tratam de ações isoladas, mas do conjunto de esforços originários coletivamente. O caminho correto é o compartilhamento de tarefas. Ao criar a Secretaria de Segurança e Controle Urbano, o prefeito Emidio pensa num dispositivo de melhoria de qualidade de vida da população de Osasco e que vem ao encontro das necessidades dos cidadãos”, completou.

Já o secretário de Segurança e Controle Urbano de Osasco, José Amando Mota, reforçou o papel de parceria e fiscalização do Conselho e poder público. “Ao criar a secretaria, em conjunto com o apoio do Conselho para as atividades da pasta, o prefeito Emidio prezou pela proteção e garantia à saúde dos moradores de Osasco e a qualidade de vida da população. Desta maneira, discutiremos ações importantes que respeitem o bem estar social”, exemplificou. Amando Mota também destacou a relevância do Conselho na supervisão e orientação da poluição visual e sonora e falou sobre o fortalecimento da Guarda e demais agentes de fiscalização municipal para o avanço de Osasco.

Também prestigiaram o evento o subcomandante da GCM de Osasco, Erivan da Silva Gomes; o diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Eduardo Muzzolon; o Ouvidor Geral, José Pedro da Silva; o diretor de Abastecimento da Prefeitura de Osasco, Willian de Martini; a coordenadora técnica da Vigilância Sanitária de Osasco, Marta Cristina França da Silva Camillo; os vereadores Ana Paula Rossi e Josias da Juco; o delegado assistente da Delegacia Seccional de Osasco, Paulo Sérgio Maluf Barroso; o diretor do Instituto de Criminalística de Osasco, Nicolau Constantino Demirsky; a secretária geral do Campus Uniban Osasco, Elaine Cristina dos Santos; o coordenador pedagógico do Campus Uniban Osasco, José Bernardo; o coordenador da Comissão de Segurança Pública da OAB Osasco, Mario Costa Serafim; o chefe de segurança do Osasco Plaza Shopping, Pedro Calixto e representantes da Defesa Civil de Osasco, dos Conselhos Tutelares de Osasco (Norte, Centro e Sul), dentre outras autoridades.

Além disso, verifique

Guardas Civis de Osasco participam de curso de ascensão para cargo de inspetor

A Secretaria de Administração de Osasco, em parceria com a Escola Superior de Direito Constitucional, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.