Início / Cidadania / Campanha de Trânsito em Osasco tem intervenção nos semáforos e bares

Campanha de Trânsito em Osasco tem intervenção nos semáforos e bares

Nesta sexta-feira, 26 de agosto, os ACSs (Agentes Comunitários de Saúde) estarão nas ruas de Osasco para levar uma mensagem consciente aos motoristas: “Se beber, não dirija”. Os agentes estarão caracterizados como acidentados para chamar a atenção dos munícipes, não apenas para o conteúdo do informativo entregue, mas, para lembrar os efeitos que podem acontecer caso um motorista resolva beber e dirigir, mostrando que o cuidado no trânsito está diretamente ligado a saúde.

A Campanha “Se beber não dirija”, da Prefeitura de Osasco em parceria com o Instituto ACQUA (Ação, Cidadania, Qualidade Urbana e Ambiental), vem de encontro com a declaração da Assembléia Geral das Nações Unidas, que proclamou no ano passado a “Década de Ação de Segurança no Trânsito (2011-2020)”, na intenção de reduzir o número de mortes e lesões provocadas por acidentes desse gênero, que chega a ser de 1,3 milhão anualmente, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Durante a noite de sexta-feira, uma equipe de atores irá aos bares com a mesma proposta dos ACSs, mas acionando um público mais específico: as pessoas que já estão nos bares bebendo. Com intervenções artísticas e esquetes do tema, os atores farão um trabalho de conscientização ao ato de beber e não dirigir. A campanha passará por bares próximos às faculdades da cidade, atingindo a uma categoria que configura no topo das estatísticas de acidentados por bebidas alcoólicas, pois o trânsito é a primeira causa de acidentes em jovens entre 15 e 29 anos.

O cuidado e a prevenção de acidentes no trânsito refletem diretamente no atendimento e no gasto da saúde oferecido pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Nos países em desenvolvimento, como o Brasil, as internações com média de 15 a 20 dias, provêm de lesionados em acidentes de trânsito, o que representa de 30% a 86% das hospitalizações. Uma vítima de trânsito utiliza em média R$ 2 mil do SUS. Em 2010, foram gastos aproximadamente R$ 187 milhões com vítimas de trânsito no Brasil.

Serviços:

As intervenções serão descentralizadas na sexta-feira, 26 de agosto, e acontecerão das 14h às 22h, nos seguintes locais:

Rua Salim Bechara/Av. Autonomistas;

Av. Hirant Sanazar/ FIEO – sentido bairro;

Av. Hirant Sanazar/ Av. dos Autonomistas (sentido Vila Yara, em frente à Prefeitura);

Av. dos Autonomistas (em frente ao Stop Shop, sentido São Paulo);

Av. Getulio Vargas (sentido bairro, em frente à Policlínica);

Av. Visconde de Nova Granada/Diogo Antonio Feijó (em frente ao Pedro Bortolosso);

Av. Presidente Médici/ R. Esmeralda;

Av. Internacional/ João de Andrade.

As intervenções nos bares acontecerão das 19h às 23h, nos estabelecimentos comerciais das ruas:

R. Deputado Emílio Carlos;

Av. Dos Autonomistas;

Av. Maria Campos;

R. General Bittencourt;

Av. Prof. Azevedo Minhoto/ Rua Açucena.

Além disso, verifique

Jogadores do GEO distribuem macacões para bebês na Maternidade Amador Aguiar

Durante mais de duas horas, Viola e Índio alegraram o ambiente no hospital, conversando e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.