Início / Avisos / CAPS Álcool e Drogas completa atendimento psiquiátrico em Osasco

CAPS Álcool e Drogas completa atendimento psiquiátrico em Osasco

Uma equipe multidisciplinar realiza grupos e oficinas terapêuticos para usuários de álcool e outras drogas. Familiares também contam com atenção especial

A rede de atendimento psiquiátrico na Saúde pública de Osasco agora está completa. Entrou em funcionamento, este mês, o CAPS-AD (Centro de Atendimento Psico-Social para Álcool e outras Drogas), que fica na rua Anhanguera, 348, no Jardim Piratininga.

Osasco já contava com o CAPS (Centro de Atendimento Pisco-Social), que oferece tratamento contínuo aos casos pisquiátricos, o CAPS Infantil (exclusivo para crianças) e com uma emergência psiquiátrica, com funcionamento 24 horas, no Pronto-Socorro (PS) da Vila Pestana.

“Agora, no CAPS-DA, o atendimento é específico para casos de pessoas que precisam de tratamento de alcoolismo ou uso de tóxicos”, explica o secretário de Saúde, Gelso de Lima.

O funcionamento é sem internação, no sistema “hospital-dia”. Para os casos mais graves e que exigem intervenção rápida, há um ambulatório, com médicos, para realizar inclusive desintoxicação. Já os demais pacientes recebem atendimento de uma equipe multidisciplinar, formada por psiquiatras, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, fisioterapeutas e equipe de enfermagem, para abandonar o álcool e as drogas.

Esse tratamento inclui grupos e oficinas terapêuticas e também atividades físicas. Um dos destaques é o trabalho dos pacientes no projeto de horticultura e jardinagem.

As pessoas em atendimento também recebem café da manhã e almoço na unidade, além de medicamentos. “Nossa intenção é acompanhar esse paciente de perto, diariamente. Além disso, conseguimos incluir em nossa lista de medicamentos novos remédios, que antes não estavam disponíveis na rede, para atendimento dos casos específicos de uso de álcool e outras drogas”, completa o secretário.

As famílias também têm atenção especial. Paralelamente ao tratamento dos pacientes, elas recebem atendimento e participam de oficinas.

Outra ação importante é uma parceria com a Secretaria de Assistência e Promoção Social (SAPS) para atender crianças, jovens e adultos em situação de rua e que apresentam problemas com drogas ou de alcoolismo. “Agora, além do albergue oferecido pela SAPS, durante a noite, essas pessoas contam com atendimento no período diurno, participando das atividades no CAPS-AD”, acrescenta o secretário.

Além disso, verifique

Mercado Municipal

Mercado Municipal de Osasco é o preferido da população

A história do município passa pelo tradicional Mercado Municipal “Walter Edson de Abreu”, que aos …


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/osascoag/public_html/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273