Início / Cultura e Lazer / Carnaval da Velha Guarda de Osasco reúne dezenas de foliões

Carnaval da Velha Guarda de Osasco reúne dezenas de foliões

086 - Romulo Fasanaro Filho (5)A Prefeitura de Osasco, por meio da Coordenadoria da Mulher e Promoção da Igualdade Racial, realizou no domingo, 10 de fevereiro, o Carnaval da Velha Guarda. O evento aconteceu na Casa de Angola, localizada ao lado do Centro Cultural Pedro Bortolosso, reuniu dezenas de pessoas, contou com muito colorido, diversas marchinhas e pessoas de todos os cantos da cidade fantasiadas.

Para a coordenadora da Mulher e Promoção da Igualdade Racial, Sônia Rainho, a festa foi bastante positiva por resgatar valores culturais importantes do município e por ressaltar a participação de negros osasquenses que contribuíram na emancipação da cidade de Osasco. “Com a realização do Carnaval da Velha Guarda, temos como proposta reunir este pessoal espalhado pela cidade, além de retomarmos bons momentos do carnaval. Aproveitamos o momento também para colhermos depoimentos dos participantes do carnaval e sambistas a fim de publicá-los, posteriormente, em um livro que pretendemos lançar contando a contribuição de negros e afrodescendentes na história da emancipação da cidade de Osasco”, destacou, dizendo que o livro deverá ser editado em parceria com o governo federal e será escrito pelo jornalista Ricardo Dias, que atualmente trabalha no IMPO (Instituto de Previdência do Município de Osasco).

Sônia ainda detalhou o projeto paralelo. “Existem muitos negros que participaram ativamente da emancipação de Osasco, mas não estão inscritos na Ordem dos Emancipadores. Desta forma, por meio de um novo livro, pretendemos corrigir algumas distorções históricas que não foram causadas propositadamente ou com má intenção, mas é resultado de uma base de dados e informações perdidas ou mal compiladas ao longo dos tempos. Procuramos dar o devido protagonismo a todos àqueles que participaram deste importante momento histórico na cidade”, concluiu.

Em seguida, Sônia esmiuçou o espírito do carnaval. “O sambista vai atrás do samba. Aonde houver o carnaval ele está junto. Esta festa popular, além de estimular a cultura e o entretenimento, é fonte de geração de renda”, reforçou.

Já o presidente da escola de samba Grande Osasco também falou sobre a importância do evento. “Com o carnaval, movemos os sonhos da cidade. O povo vive o amor, a alegria e toda a sua manifestação cultural. Nos dias de folia, as pessoas curtem cada momento com intensidade. O carnaval é também um ponto de encontro e Osasco é um importante pólo cultural”, disse.

O evento contou também com a participação da escola de samba Águia Negra; o grupo Folia de Reis; a escola de samba de Pirapora do Bom Jesus; diversos músicos de Osasco, que cantaram e tocaram marchinhas; crianças e mais de 10 outras escolas de samba.

Além disso, verifique

Osasco comemora seus 51 anos com uma programação extensa

Osasco chega aos 51 anos de emancipação político-administrativa como a 4ª cidade mais rica do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.