Início / Cidadania / Casa da Cidadania de Osasco comemora 2 anos e recebe melhorias em sua sede

Casa da Cidadania de Osasco comemora 2 anos e recebe melhorias em sua sede

Na quinta-feira, 24 de fevereiro, o prefeito Emidio de Souza inaugurou a reforma da Casa da Cidadania, local que oferece espaço e infraestrutura para a realização dos trabalhos dos Conselhos Municipais de Osasco. Surgida em fevereiro de 2009, a Casa tem ainda o objetivo de centralizar os Conselhos e oferecer acesso fácil a seus membros, além de acomodação e apoio.

De acordo com a coordenadora do órgão, Estela Mariano, a reforma pela qual a unidade passou agora em seu segundo aniversário visou, principalmente, a instalação de rampas para acessibilidade e banheiro especial, mas o imóvel, localizado no número 3087 da Avenida dos Autonomistas. A Casa também recebeu pintura interna e externa e cobertura de polietileno nos acessos.

Durante o evento, o prefeito entregou a Antonio Dantas, presidente do Conselho Municipal dos Diretos da Criança e do Adolescente, as chaves de uma perua Kombi, simbolizando a entrega do veículo para a frota dos Conselhos Tutelares, que passou a contar com três veículos.

“Eu sempre disse que um governo não se mede por suas obras de concreto, mas sim pela condição que oferece ao cidadão para que as pessoas se sintam donas da cidade. Mas tem governante que se sente o próprio dono de tudo e não deixa as pessoas se organizarem. Não me arrependo, nem um momento, de ter feito um governo democrático. Só assim as pessoas podem atingir seus objetivos, aprendem a cobrar e também a formular políticas para a cidade. Todos temos que exercitar o diálogo e para minha satisfação, a sociedade organizada de Osasco tem a exata noção das dificuldades de se governar, por isso eles cobram, pegam no pé, mas são também participativas e acolhedoras”, disse o prefeito, ressaltando o trabalho coordenado pelo secretário de Governo Jorge Lapas, cuja pasta abriga a Casa da Cidadania. “Para esse trabalho de diálogo é fundamental ter paciência e o Jorge Lapas está no lugar certo, porque sabe dialogar como ninguém”, afirmou.

O secretário de Governo, por sua vez, falou sobre a posição democrática do governo Emidio de Souza em Osasco, que ajuda a comunidade a se organizar. “A prefeitura dá todo estímulo à participação. Um governo popular tem que ajudar as pessoas a se organizar, assim como a administração fez ao criar instâncias novas de participação, como o Orçamento Participativo e o projeto Osasco 50 anos, que é uma forma de organização”, disse, salientando ainda que a Prefeitura também ajuda na capacitação dos Conselheiros. “É uma forma de deixarmos um legado”, concluiu.

Representando os demais conselheiros presentes, Aldiley Clemente, presidente do Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência, se pronunciou, demonstrando sua satisfação com os avanços democráticos possibilitados pela Casa da Cidadania. “Este evento de hoje é um divisor de águas para a questão da inclusão em Osasco. Vários organismos são pautados aqui para formar um futuro muito melhor para a cidade. E com a Casa estamos muito melhor estruturados agora”, disse , agradecendo ainda à secretária Gilma Rossafá, de Assistência e Promoção Social, por acolher seu Conselho “pronta e solicitamente, tanto com espaço físico quanto com pessoal administrativo”.

Também participaram do evento os secretários municipais Waldyr Ribeiro Filho (Obras) e Mazé Favarão (Educação); a coordenadora da Casa da Cidadania, Estela Mariano; a chefe da unidade, Ione Margareth da Silva; a Coordenadora da Mulher e Promoção da Igualdade Racial, Sonia Rainho; o presidente da Câmara Municipal, Aluísio Pinheiro; e os vereadores Valdomiro Ventura e Nelson Matias, além de representantes de diversos Conselhos Municipais.

Além disso, verifique

Jogadores do GEO distribuem macacões para bebês na Maternidade Amador Aguiar

Durante mais de duas horas, Viola e Índio alegraram o ambiente no hospital, conversando e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.