CCZ de Osasco ganha novo prédio em julho

Com o objetivo de garantir mais qualidade de vida e saúde dos animais recolhidos das ruas da cidade, a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Saúde, inaugura no início do segundo semestre o novo prédio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), na Rua Professor Lourenço Belloli, 1480, no Parque Industrial Mazzei. Com a entrega, Osasco passa a oferecer mais um serviço inédito de saúde pública e de qualidade na região.

Dotado de infraestrutura moderna e equipamentos de última geração, o novo espaço vai contar com dois berçários, um gatil (espaço destinado aos felinos), três solários, sala de higiene animal (banho e tosa), novas baias, canil de observação, novo centro cirúrgico, sala de vacina, ambulatório, salas pré e pós-cirúrgica, laboratório de entomologia e de análises clínicas.

Para o biólogo e coordenador do CCZ, Fábio de Souza, essa nova etapa do Centro só é possível em razão do comprometimento do prefeito Emidio de Souza e do secretário de Saúde, Gelso de Lima. “Eles se envolveram e se dedicaram na implantação desse novo conceito de zoonoses que busca uma melhor qualidade de vida para os animais”, destacou.

Segundo o biólogo, atualmente cerca de 70 animais aguardam adoção no CCZ, e para que isso aconteça, são castrados, vermifugados e vacinados assim que chegam ao Centro. “Não praticamos eutanásia em animais sadios, independente do prazo de permanência no CCZ. Essa ação só acontece nos casos permitidos por lei”, disse.

A lei a que o biólogo se refere é a Estadual 12.916/08 em seu artigo 2º, que veda a eliminação da vida de cães e gatos pelos órgãos de controle de zoonoses, canis públicos e estabelecimentos oficiais congêneres, exceção feita à eutanásia, permitida nos casos de males, doenças graves ou enfermidades infecto-contagiosas incuráveis que coloquem em risco a saúde de pessoas ou de outros animais. “A única ressalva quanto à permissão de eutanásia refere-se a animal com história de mordedura injustificada e comprovada por laudo médico, quando não adotado até 90 dias”, destacou, lembrando que Osasco foi uma das primeiras cidades do Estado a se adequar as normas estabelecidas pela legislação 12.916/08.

Adoção

O CCZ realiza a feira itinerante de adoção de terças a sextas-feiras, ficando uma semana em cada bairro. A iniciativa pioneira na região já possibilitou a adoção de 1.012 animais em 2010. “Também realizamos adoção no CCZ de segunda-feira a domingo. Além disso, no segundo semestre deste ano criaremos mais uma feira de adoção com palestras, teatros e diversas atividades educativas e culturais que serão realizadas um sábado por mês”, afirmou o coordenador.

Segundo ele, o objetivo é fazer com que as pessoas conheçam o trabalho realizado em Osasco e adotem os animais. “Informamos também que durante o ano realizamos diversas campanhas sobre posse responsável e adoção de cães e gatos na cidade”, concluiu. Outras informações podem ser obtidas no site www.osasco.sp.gov.br/ccz.

Além disso, verifique

Prefeito Jorge Lapas cria canal permanente de diálogo com a juventude de Osasco

Em um “papo reto”, como ele mesmo classificou, com jovens da cidade, foi criada uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.