Aula de Libras em Osasco

A tarde de sexta-feira, 10 de agosto, foi marcada por uma aula inaugural para alunos recém-matriculados no curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) de 2012 e pela entrega de 300 certificados para 11 turmas pela conclusão do mesmo curso no primeiro semestre. O evento foi promovido na sede do CATI (Centro de Atenção à Terceira Idade), localizado na rua da Saudade, 180, no Jardim Bela Vista, e é parte do projeto “Libras para Todos”, da Secretaria de Assistência e Promoção Social (SAPS), que se iniciou no ano de 2010, com três turmas pilotos formadas por servidores públicos da própria secretaria, num total de 90 alunos.

Segundo Clerismar Nogueira, assistente social e coordenadora da Pessoa Idosa e com Deficiência, existe uma grade curricular de qualidade. “Oferecemos um curso gratuito e apostilado. Ele faz parte da Coordenadoria de Atenção ao Idoso e Pessoa com Deficiência. É destinado a todos os funcionários públicos de Osasco e à população em geral. O curso tem duração de cinco meses e finaliza na primeira quinzena de dezembro”. Ela é otimista quanto à abrangência do curso. “Nossa iniciativa já nos possibilitou fazermos uma parceria com a TV Osasco e transmitiremos as aulas também pelo sinal da emissora, no canal 6 da tv a cabo Net Osasco. O curso é composto de 11 aulas. Na aula inaugural detalhamos o curso e fazemos uma demonstração da importância de aprender Libras. Nosso propósito é incluir cidadãos e difundir o ensino da linguagem de sinais”, salientou.

Em 2011, o curso contou com 21 turmas e 630 pessoas formadas. Em 2012 serão 25 turmas e estimativa de 750 formandos. Até o momento, são cerca de 1,5 mil certificados entregues no curso de Libras. Neste segundo semestre de 2012, foram formadas quatro turmas, sendo uma delas de nível básico e três intermediárias.

O curso de Libras tem carga horária de 80 horas/semestre, ou seja, são três horas de aula que acontecem uma vez por semana. São ministrados no CATI e também nas sedes dos sete CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) de Osasco. São certificados alunos que tiverem acima de 75% de freqüência durante as aulas. De acordo com Clerismar, o curso respeita o decreto federal 5626/2005, que determina a garantia dos direitos do ensino à pessoa com deficiência auditiva. Desta forma, a Prefeitura de Osasco tem como monitores do curso pessoas surdas, contando com o apoio de assistentes sociais da SAPS. Ministram as aulas os professores Sergio Medina e Luiz Aparecido Damasceno, presidente da Associação dos Surdos de Osasco.

Nair de Oliveira Teixeira, de 62 anos, pedagoga e moradora do Jardim Padroeira I, estava muito animada para receber o certificado e fazer sua rematrícula para o nível intermediário. “Sempre quis fazer o curso. Comecei o primeiro em fevereiro deste ano. Adorei o primeiro módulo. Os professores Sérgio e Luiz são muito legais. Eles explicam tudo direitinho e são muito atenciosos. O curso é uma delícia”, revelou.

Para a secretária de Assistência e Promoção Social, Patrícia Dândalo, há muito o que celebrar. “Estamos muito felizes com o auditório cheio. Vemos o interesse pelo curso de Libras numa crescente. Nosso projeto de inclusão social é abrangente e o prefeito Emidio foi muito sensível quando pensou na deficiência auditiva. Ele entendeu a necessidade dessas pessoas de se comunicarem na sociedade. Elas são cidadãs e como todos têm direito à informação e interação com seus pares. Hoje temos muito orgulho de também anunciar que, em breve, teremos cerca de 2 mil pessoas que saberão a Linguagem Brasileira dos Sinais e também trabalharão como agentes multiplicadores”, avaliou.

O evento contou também com a apresentação do coral de Libras da SAPS e depoimentos de pessoas que tiveram suas vidas modificadas com o aprendizado em Libras. Para obter mais informações sobre o curso de Libras o telefone da SAPS é 2183-6707 e o e-mail caipcd.saps@osasco.sp.gov.br.

Além disso, verifique

Jogadores do GEO distribuem macacões para bebês na Maternidade Amador Aguiar

Durante mais de duas horas, Viola e Índio alegraram o ambiente no hospital, conversando e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.