Início / Avisos / Cine FIEO de Arte exibe Roma, Cidade Aberta, filme precursor do neo-realismo italiano

Cine FIEO de Arte exibe Roma, Cidade Aberta, filme precursor do neo-realismo italiano

Cine FIEO de Arte exibe Roma, Cidade Aberta, filme precursor do neo-realismo italianoObra de Roberto Rossellini é tida como fundamental para o cinema de denúncia social

No próximo dia 7 de junho, às 17h, o Cine FIEO de Arte exibe o filme italiano Roma, Cidade Aberta, de Roberto Rossellini. Considerado o marco do neo-realismo italiano, o longa é tido como inspiração para cineastas no mundo todo, inclusive para os brasileiros do Cinema Novo.

A narrativa é desenvolvida durante a ocupação nazista na 2.ª Guerra Mundial. Giorgio é um líder comunista da Resistência Italiana que foge da Gestapo. Traído pela amante, é entregue aos nazistas. Antes de ser um drama político, é um drama moral de alta intensidade. Rosselini demonstra o peso das escolhas de seus personagens: uns são capazes de resistir não apenas à escassez e à fome, mas à tortura; enquanto outros, seduzidos pela vida de conforto, colaboram com o inimigo nazista. Após a exibição do filme, o assunto é tema de debate conduzido pelo professor-doutor Francisco Alambert, da Associação Brasileira dos Críticos de Arte.

Inaugurado em 2002, com a participação de Fernando Meirelles, diretor de Cidade de Deus, o Cine FIEO de Arte promove, mensalmente, projeções gratuitas e debates sobre obras cinematográficas que se destacam pela qualidade das temáticas e pela criatividade estética. Em cada sessão, há um convidado para conduzir a discussão sobre o filme. Na sessão desta semana, o convidado é o sociólogo Aílton Santos, pesquisador e colaborador do Conselho Brasileiro de Relações Internacionais.

O espaço de cinema do UNIFIEO já exibiu títulos consagrados como Ladrões de Bicicleta, Juventude Transviada, Cidade de Deus e Cinema, Aspirinas e Urubus. A iniciativa já reuniu mais de 15 mil pessoas. Além de discutir as obras com especialistas, os espectadores contam com estacionamento, ar condicionado, pipoca, cafezinho e refrigerante. O ingresso pode ser retirado na Inspetoria do Centro Universitário em troca de um quilo de alimento não-perecível ou de um produto de higiene pessoal, revertidos posteriormente para entidades beneficentes de Osasco.

Roma, Cidade Aberta (Roma, Città Aperta)
Itália
1945
Direção de Roberto Rossellini
Roteiro de Sergio Amidei e Federico Fellini
Com Aldo Fabrizi, Anna Magnani e Marcello Pagliero
98 min
P&B

Cine FIEO de Arte 2008

– Roma, Cidade Aberta, de Roberto Rossellini
07 de junho – sábado – 17h
Entrada franca
– Local: Campus Vila Yara (Av. Franz Voegeli, 300 – Osasco-SP) – Anfiteatro do Bloco Verde – Estacionamento no Bloco Coral
Mais informações: www.unifieo.br

Além disso, verifique

22,5% da população de São Paulo consomem doces em excesso

Índice está acima da médica nacional, segundo pesquisa do Ministério da Saúde que alerta para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.