Início / Cultura e Lazer / Cineasta Silvio Tendler debate “Utopia e Barbárie” em Osasco

Cineasta Silvio Tendler debate “Utopia e Barbárie” em Osasco

Osasco recebeu na noite de 11 de fevereiro, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação, um dos documentaristas mais respeitados do país, o cineasta Silvio Tendler, para debater seu documentário “Utopia e Barbárie”.

O filme que fez parte da programação da 33ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, retrata os cinquenta anos que precederam o início do século XXI: o pós-Segunda Guerra Mundial, os movimentos de contracultura, as lutas pela independência das antigas colônias africanas e asiáticas, as ditaduras militares na América Latina, a Guerra do Vietnã e as outras invasões e guerras que ocorreram neste período.

Tendler abre espaço para que ex-integrantes da luta armada, como Franklin Martins (porta-voz do governo Lula) e Dilma Roussef (ex-ministra da Casa Civil e atual presidente da República), façam a autocrítica e a justificativa de seu rumo extremo no passado.

Repleto de assuntos e personagens, “Utopia e barbárie” é um instrumento eficaz para olhar o presente sem tirar os olhos do passado. Outro mérito está em mostrar materiais de arquivo eloquentes por si – caso do áudio da gravação da tristemente célebre reunião que aprovou o AI-5, em 1968.

Além dos secretários municipais Luciano Jurcovichi (Serviços Municipais) e Carlos Marx (Meio Ambiente) e da coordenadora do Orçamento Participativo, Nice Abrantes, o debate contou com a presença de mais de 200 pessoas.

Além disso, verifique

Osasco comemora seus 51 anos com uma programação extensa

Osasco chega aos 51 anos de emancipação político-administrativa como a 4ª cidade mais rica do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.