Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Início / Saúde / Com redução de casos, Saúde de Osasco desativa tendas para triagem de pacientes com gripe nos PS do Helena Maria e Santo Antônio

Com redução de casos, Saúde de Osasco desativa tendas para triagem de pacientes com gripe nos PS do Helena Maria e Santo Antônio

Implantadas há pouco mais de um mês, barracas cedidas pelo Exército registram, nos últimos dias, grande queda no movimento. Atendimentos e dispensação de medicamentos continuam sendo feitos no interior das unidades de saúde

Com a diminuição da procura por atendimento de pessoas com sintomas de gripe na rede municipal de saúde de Osasco, deixam de funcionar a partir das 19 horas desta sexta-feira, dia 28 de agosto as barracas para triagem de pacientes nos Pronto-Socorros do Jardim Helena Maria e Jardim Santo Antônio.

Essas duas unidades de saúde, junto com o Hospital Central Municipal Antônio Giglio, concentram o maior número de atendimentos da rede e foram escolhidas, pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Osasco, para realizar esse tipo de atendimento diferenciado devido ao aumento de demanda registrado depois que a cidade confirmou os primeiros casos de gripe A (H1N1). Objetivo foi bloquear a transmissão da doença, separando as pessoas com sintomas da gripe das que procuram atendimento por outros motivos.

As barracas entraram em funcionamento no dia 24 de julho. Mas, pouco mais de um mês após o início das triagens, registraram intensa queda no número de atendimentos, fruto do amplo trabalho de prevenção e tratamento realizado pela prefeitura. Entre as ações realizadas, desde o início de julho, estão palestras de orientação para pais de alunos da rede municipal de ensino, entrega de gibi educativo, com dica de prevenção, aos estudantes, distribuição de 180 mil folhetos com informações sobre a gripe A à população e ainda criação de um serviço telefônico gratuito para esclarecimento de dúvidas.

No PS do Helena Maria a tenda de triagem chegou a registrar picos de atendimento nos dias 17 de julho, quando 45 pessoas passaram pelo local, e em 3 de agosto, com 37 atendimentos. Mas, no último dia 25, esse número baixou para 27. Em, em alguns dias, como foi o caso de 3 e 8 de agosto, apenas 2 pessoas passaram pelo local.

No Jardim Santo Antônio, a situação se repete. Ela chegou a registrar 57 atendimentos em 25 de julho e 53 no dia anterior. Mas, no último dia 25 de agosto, esse número caiu para 22. E, nos dias 3 e 5 de agosto, 5 pessoas procuraram atendimento.

Segundo o Diretor de Atendimento Secundário da Secretaria da Saúde, Ewandro Ruck, o atendimento de pessoas com sintomas da gripe continua sendo feito, mas no interior desses pronto-socorros. “Com a redução, estas unidades retornam as atividades de atendimento normal e com as mesmas medidas de prevenção à gripe das demais unidades de saúde”, afirma.

A dispensação do medicamento anti-viral, para tratamento ambulatorial de pessoas com gripe, continuará sendo feita nestes pronto-socorros. “E, no Hospital Municipal Central, manteremos a triagem na barraca”, completa. Nessa unidade, no último dia 25, foram registrados 88 atendimentos, mas o número também é bem menor que o registrado nos últimos dias, quando chegou a 107 (17 de agosto)

Também deixa de funcionar nesta sexta-feira a tenda de orientação sobre a gripe A montada pela Secretaria Municipal de Saúde no Calçadão da rua Antônio Agu. Atendendo desde 1º de agosto, ela realizou, em média, 300 orientações por dia, além da distribuição diária de 8 mil panfletos informativos sobre prevenção da doença. No local também foi montado um lavatório, para ensinar a forma correta de higienização das mãos, e uma sala para exibição de vídeos educativos, do Ministério da Saúde, sobre o tema.

Segundo o secretário de Saúde de Osasco, Gelso Lima, a ação cumpriu seu objetivo. “Prova disso é que, com a disseminação de informações, a gripe A está sob controle na cidade, o que permitiu inclusive a desativação das barracas de triagem nos Pronto-Socorros do Jardim Santo Antônio e Helena Maria”, afirma.

Além disso, verifique

Osasco realiza Fórum de Saúde Mental

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretária da Saúde, promoveu no dia 22 de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.