Início / Parceiros / Com Sebastian como garoto propaganda, Prefeitura de Osasco lança campanha de arrecadação para o Fumcad

Com Sebastian como garoto propaganda, Prefeitura de Osasco lança campanha de arrecadação para o Fumcad

356 - José Barbosa (3)Pessoas físicas e jurídicas podem doar parte de seu imposto devido para realizar o sonho e mudar para melhor o futuro de milhares de crianças

“Ajude a mudar a história de uma criança”. Esse é o convite que a Prefeitura de Osasco faz por meio da campanha de arrecadação de recursos para o Fumcad (Fundo Municipal da Criança e do Adolescente), lançada na noite de sexta-feira, dia 26 de abril.

Tendo como garoto propaganda o bailarino Sebastian, que doou o uso de sua imagem à administração municipal, a campanha, desenvolvida pelo Departamento de Comunicação em parceria com a agência de publicidade Trade, incentiva contribuintes a doarem parte de seu Imposto de Renda (IR) devido ao Fundo, que financia projetos desenvolvidos por entidades em prol de milhares de crianças e adolescentes da cidade.

Pessoas físicas podem doar até 6% do imposto devido. Esse percentual vale para a declaração completa, caso a doação seja feita até o último dia útil do ano. Já as pessoas jurídicas podem deduzir, em cada período de doação (trimestral ou anual) até 1% do imposto devido. Todas as informações estão disponíveis no site www.doefumcad.com.br, que foi lançado no mesmo evento e que conta, inclusive, com ferramentas para compartilhamento da ação nas redes sociais. A divulgação envolve ainda anúncios em jornais e revistas, spot de rádio e uma propaganda televisiva, todos tendo Sebastian como garoto propaganda, além de kits de brinde para os doadores.

O lançamento aconteceu na Sala Osasco e foi aberto com uma apresentação de balé do Núcleo de Artes Cênicas Sebastian, comandado há 10 anos pelo bailarino na cidade e que conta com recursos do FUMCAD. Na sequência, foi apresentado um vídeo das atividades realizadas pela C3CRO, outra identidade que, recursos do fundo, atende adolescentes na área de formação profissional, especificamente na reciclagem de computadores.

Na sequência, o presidente do CMDCA, que gerência o Fumcad, Marcos Miguel, agradeceu todos os parceiros envolvidos na campanha e fez um balanço da atuação do fundo nos últimos anos. “Em 2009, a arrecadação foi de R$4,8 milhões para projetos que beneficiaram 4,8 mil crianças. Já em 2012, obtivemos R$8,7 milhões, destinados a ações que abrangeram 4,7 mil crianças. Nossa meta é multiplicar esses números, lembrando que todos os projetos passam por um processo de seleção do Fumcad e apresentam resultados muito exitosos”, destacou.

Depois, foi a vez de Sebastian contar ao público porque aceitou participar da campanha. “Estou vibrando por poder contribuir com essa ação. Acredito que Osasco pode ser referência para o Brasil sobre como tratar nossas crianças e adolescentes. A responsabilidade está nas mãos de cada um de nós”, afirmou.

O evento contou ainda com a presença de Arnaldo Guyoti, presidente da ADC Bradesco, que falou sobre os projetos realizados pela entidade a partir dos recursos repassados via Fumcad. “Hoje, oferecemos formação a mais de 2 mil jovens entre 8 e 20 anos em vôlei e basquete, além do trabalho que desenvolvemos com a prefeitura em núcleos esportivos que funcionam nas escolas municipais e em outros espaços públicos. Um dos resultados de destaque, no ano passado, foi que cedemos, na categoria Sub 21, 2 jogadoras de vôlei para o Sollys/Osasco, 2 para o Minas e 2 para o Pinheiros, que estão entre as principais equipes do País”, ressaltou.

Também presente ao lançamento, o delegado Dirceu Alves, da Delegacia Regional da Receita Federal de Osasco, afirmou que as ações do Fumcad fazem parte do Programa Nacional de Educação Fiscal, que reúne diversos órgãos federais. “Nosso objetivo é levar conhecimento aos cidadãos sobre a origem, a participação e o controle dos recursos públicos”.

O ato foi encerrado com as palavras do prefeito Jorge Lapas, que antes de iniciar seu pronunciamento fez um compartilhamento da campanha em sua página na rede social Facebook.

Segundo ele, por seu potencial econômico, já que tem o 4º maior PIB (Produto Interno Bruto) do Estado de São Paulo, Osasco pode ampliar os recursos destinados ao Fumcad, o que deve ser alavancado pela campanha. “Além de empresas, queremos incentivar os trabalhadores a doarem. O valor do imposto devido já estará pago mesmo. A diferença é que, ao invés de cair na Receita do governo, vai para o Fumcad. O mais importante é mostrar às pessoas que esses recursos são bem gerenciados. Somente nos últimos 4 anos, 20 mil jovens foram atendidos por meio de programas financiados pelo Fumcad. Tenho certeza de que essas ações fizeram diferença em suas vidas”, afirmou.

Também participaram do evento o deputado estadual Osvaldo Vergínio, a primeira-dama e presidenta do Fundo Social de Solidariedade, Sandra Missiano Lapas; o vice-prefeito Valmir Prascidelli; os secretários municipais Mônica Veloso (Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão); Andre Santiago (Segurança e Controle Urbano); Gelso de Lima (Assistência e Promoção Social); Carlos Baba (Serviços e Obras); Régia Sarmento (Educação) e Tinha di Ferreira (Esporte, Recreação e Lazer); a coordenadora de Mulher e Igualdade Racial, Sônia Rainho; o Ouvidor, Luiz dos Santos; o Chefe de Gabinete do Prefeito, Waldyr Ribeiro Filho; o diretor do Departamento de Comunicação, Roberto Trapp; o comandante da Guarda Civil Municipal, Paulo Siqueira; o presidente da Câmara Municipal, Antônio Toniolo; e os vereadores Andrea Capriotti, Mazé Favarão, Batista Comunidade, Branco, Josias Nascimento, Aluísio Pinheiro, Dinei Simão e Rogério Lins.

Saiba mais sobre a campanha

O que é o Fumcad – É o fundo que financia projetos sociais esportivos, culturais e educativos destinados a crianças e adolescentes através de recursos arrecadados por meio de doações de empresas e pessoas físicas.

Quem pode doar – Todos podem contribuir. Na declaração completa, pessoas físicas podem destinar até 6% do imposto devido, caso a doação seja efetuada até o último dia útil do ano. Já pessoas jurídicas poderão deduzir, em cada período de apuração (trimestral ou anual) até 1% do imposto de renda.

Como destinar a doação – As doações devem ser feitas ao Fumcad –Osasco por meio de depósito bancário identificado:

Banco:001- Banco do Brasil

Agência: 0637-8

Conta-Corrente: 73-040-8

CNPJ: 46.523.171/0001-04

Favorecido: Prefeitura Municipal de Osasco – Fumcad

Após o pagamento, o necessário enviar o comprovante de depósito ao CMDCA via Correio, à rua Fiorino Beltramo, 77, Centro, ou via e-mail, para cmdca.gp@osasco.sp.gov.br, para que seja encaminhado um recibo de doação.

Além disso, verifique

Sema Osasco inicia mutirões de limpeza 2013

Ação pretende conscientizar população da importância de descartar corretamente o lixo e manter a cidade …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.