Início / Geral / Comandante da Guarda Municipal de Osasco faz palestra em escola de pós-graduação da PM

Comandante da Guarda Municipal de Osasco faz palestra em escola de pós-graduação da PM

Inspetor Gilson Menezes falou sobre a relação da polícia com a comunidade para platéia formada por majores e tenentes-coronéis de 4 Estados

O Inspetor Gilson Menezes, comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) de Osasco, proferiu, no dia 1 de junho, uma palestra no CAES (Centro de Altos Estudos em Segurança), unidade que integra a Escola de Pós-Graduação da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Falando para uma platéia com cerca de 40 oficiais de 4 Estados (São Paulo, Sergipe, Paraíba e Rio de Janeiro), formada por majores que são alunos do programa de doutorado em Ciências Policiais, Segurança e Ordem Pública da instituição e ainda por tenentes-coronéis e coronéis, o comandante foi um dos expositores do tema Polícia e Comunidade em Sociedade Democrática.

“Quero registrar o tratamento altamente respeitoso que recebi dos oficiais, tendo muita tranqüilidade para abordar assuntos que puderam fazer enormes contrapontos, como por exemplo a falta de informações à população sobre os processos disciplinares apresentados pela PM, que dificulta que o cidadão tenha acesso com facilidade a esses dados”, explicou.

No evento, ele também debateu a visão da Polícia Militar sobre a regulamentação das guardas municipais que é um assunto ainda não muito bem visto pela PM, e propôs que a instituição passe a ser mais preventiva, dando mais ênfase à prevenção do que a pronta resposta. “Creio que a corporação está muito pesada e necessita ficar mais leve e ágil”, completou.

Já no próximo dia 16, o comandante participa, em Recife, do II Seminário “ O Município no Sistema Único de Segurança a convite do Ministério da Justiça, com o tema “Marco regulatório das guardas municipais”, da qual vão participar 150 secretários municipais de segurança e 50 comandantes de corporações. “Nossa meta, nesse evento, é debater junto à Secretaria Nacional de Segurança Pública e com os gestores presentes a criação de um marco regulatório para todas as guardas do país, com normas de padronização e atuação”, relata.

Além disso, verifique

Prefeito Jorge Lapas cria canal permanente de diálogo com a juventude de Osasco

Em um “papo reto”, como ele mesmo classificou, com jovens da cidade, foi criada uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.