Início / Saúde / Conselho Municipal de Saúde de Osasco elege membros dos conselhos gestores

Conselho Municipal de Saúde de Osasco elege membros dos conselhos gestores

258-divulgacao-2No dia 24 de maio tiveram início as eleições para os Conselhos Gestores de Saúde do Município de Osasco, processo organizado pelo Conselho Municipal de Saúde. Os primeiros a serem eleitos foram os representantes dos servidores públicos da Secretaria de Saúde, escolhido por seus pares.

Na sequência, no dia 30 de maio, foi a vez dos usuários colherem quem os representará. Cerca de 5.500 munícipes fizeram valer sua representatividade nas urnas, que foram dispostas em 50 unidades de saúde do município, entre Unidades Básicas de Saúde(UBSs), Postos de Pronto Atendimento (PPAs) e Pronto-Socorros (PSs).

Já nesta sexta-feira, 6 de junho, acontecem, das 9h às 16h, as eleições nas demais unidades de saúde que oferecem atendimento em Osasco: Centro de Controle de Zoonoses, Centro de Especialidades Odontológicas, 2 unidades do Centro de Atendimento Psicosocial, Hospital Municipal Antônio Giglio, Hospital e Maternidade Amador Aguiar e Policlínicas Norte e Sul. Para votar é preciso comparecer à unidade de saúde e apresentar o RG e Título de Eleitor.

Saiba mais – Os conselhos gestores são formados por 50% de representantes dos usuários da saúde eleitos pela população, 25% de representantes eleitos pelos servidores de cada unidade de saúde e 25% de representantes do governo, indicados pela administração. É um instrumento que possibilita dialogar, controlar, acompanhar, propor medidas e avaliar o atendimento nas unidades de saúde.

Os conselheiros têm atribuições de representar a população, discutir com seus pares os assuntos co-relatos, procurar as organizações da sociedade civil para auxiliar na análise de assuntos de saúde, participar das atividades realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, acompanhar e avaliar o atendimento nas unidades de saúde e propor medidas para solucionar eventuais problemas relacionados à Saúde. Cada Conselho Gestor terá um Regimento Interno para se organizar em sua Unidade de Saúde.

Milene Soares de Carvalho
Assessoria de Comunicação Secretaria de Saúde

Além disso, verifique

Osasco realiza Fórum de Saúde Mental

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretária da Saúde, promoveu no dia 22 de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.