Início / Serviços Públicos / Segurança / Conselho Municipal de Segurança de Osasco propõe a criação de um Gabinete de Crise para 2010

Conselho Municipal de Segurança de Osasco propõe a criação de um Gabinete de Crise para 2010

692 Romulo Fasanaro Filho (1)Durante a última reunião deste ano, membros do Conselho aprovaram propostas para o próximo ano e discutiram também ações da Operação Papai Noel iniciada nesta terça-feira

Sob a coordenação de Gilson Menezes, comandante da Guarda Civil Municipal de Osasco, o Conselho Municipal de Segurança Urbana realizou a última reunião de 2009, nesta terça-feira, dia 1º de dezembro, ocasião em que foi feita uma avaliação das atividades deste ano e também discutidas propostas para o ano de 2010. A reunião foi realizada na sede da ACEO (Associação Comercial e Empresarial de Osasco), onde foi discutida também a realização da Operação Papai Noel, iniciada na manhã de terça-feira no Calçadão da Rua Antonio Agu. Conforme foi destacado pelos representantes da Polícia Civil, Policia Militar e Guarda Civil Municipal, a Operação Papai Noel de 2009 consistirá em reforço policial na área central sem prejuízo do policiamento na periferia.

692 Romulo Fasanaro Filho (3)O Conselho Municipal de Segurança Urbana conta com representantes de todos os órgãos responsáveis diretos pela segurança Pública, como a Policia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal, como também representantes de órgãos como o Corpo de Bombeiros, Instituto de Criminalística, IML, Defesa Civil, FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos), e das Secretarias Municipais de Saúde, da SICA (Indústria, Comércio e Abastecimento) e Ouvidoria do Município.

Durante o encontro foram apresentadas e discutidas diversas propostas. A primeira foi apresentada pelo comandante Gilson Menezes. Trata-se da elaboração de um calendário fixo de reuniões ordinárias. Todos concordaram que essas reuniões devem ser realizadas de dois em dois meses, nas terças ou quartas-feiras, sempre na parte da manhã. Independentemente das reuniões ordinárias, ficou acertado que todos os membros serão comunicados e convocados para reuniões extraordinárias se assim for necessário.

Gabinete de crise

Outra proposta discutida e aceita foi a criação de um gabinete de crise para atendimento de casos de emergência ou mesmo em casos de eventos que ocorram grandes aglomerações de pessoas. O tema foi proposto pelo delegado de polícia, Paulo Sergio Maluf, da Delegacia Seccional de Osasco. Para o delegado, o gabinete de crise, com sede fixa e equipamentos adequados, possibilitará que todos os órgãos de segurança e departamentos da prefeitura possam realizar o atendimento das vítimas com maior rapidez e eficácia.

Menos criminalidade

Durante a reunião, a Polícia Militar apresentou dados estatísticos mostrando todas as ações da PM em conjunto com a Polícia Civil a Guarda Civil Municipal, De acordo com esses dados do SACRIM (Sistema de Análise Criminal), apresentados pelo major da PM Virgulino, comandante do 14º Batalhão da Polícia Militar, e pelo capitão PM Paes de Souza, Operacional do CPA-M/8 (Comando de Policiamento de Área Metropolitano), graças a um bom trabalho de planejamento e de ações conjuntas entre as forças de segurança, nos três meses caíram os índices de diversos tipos de crimes em Osasco, como homicídio, furtos e roubos de veículos. “Esperamos que em 2010, possamos aperfeiçoar nossos serviços e, com o gabinete de crise e com planejamento das ações, esperamos que esses índices venham cair mais ainda”, disse o comandante Gilson Menezes.

A reunião contou com a presença do comandante da CGM, Gilson Menezes; major Virgulino, comandante do 14º BPM; capitão Paes de Souza, do CPA-M/8; delegado Paulo Sérgio Maluf, da Delegacia Secional de Osasco; Rita de Cássia, do Corpo de Bombeiros; Erivan Gomes, subcomandante da GCM; Virgilio José Ribeiro, da FEBRABAN; Nicolau Demiizshi, do Instituto de Criminalística; Marília Dias, do IML; delegado Archimedes Véras Junior; José Pedro da Silva, da Ouvidoria; Willian de Martini, da SICA; Osvaldo Gregório, do Conselho de Segurança-Centro; da vereadora Ana Paula Rossi; do vereador Josias da Juco e de Almir do Nascimento, o Mille, coordenador da Defesa Civil de Osasco.

Além disso, verifique

Autoridades de Osasco realizam reunião para discutir melhorias de estratégias de segurança pública

A recém-criada Secretaria de Segurança e Controle Urbano de Osasco começou o ano a todo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.