Início / Geral / Cônsules do Canadá e conselheira da Embaixada visitam Osasco

Cônsules do Canadá e conselheira da Embaixada visitam Osasco

560 - Leandro Palmeira (2)A Prefeitura de Osasco, por meio da Coordenadoria de Relações Internacionais recebeu na manhã de 08/10 a visita da cônsul-geral do Canadá em São Paulo, Abina Dann, do cônsul para Assuntos Políticos, Paul Brunet, e da conselheira da Embaixada do Canadá, Anne Gaudet.

A delegação canadense veio conhecer o município e, mais especificamente, os resultados do projeto “Empreendedorismo e Cidadania: Disseminação das Lições Aprendidas por Santo André nos Municípios de Osasco e Jacareí” desenvolvido no Jd. Açucará, zona norte de Osasco e em Jacareí, promovido em cooperação entre as prefeituras de Osasco e Jacareí e a Agência Canadense para o Desenvolvimento Internacional (CIDA / ACDI).

560 - Leandro PalmeiraO projeto foi iniciado em março de 2007 e termina em dezembro deste ano. Ele inclui a disseminação, multiplicação, informação e aumento de conhecimentos das cidades de Osasco e Jacareí. Nas áreas de: Educação Ambiental, Jovens e Gestão Participativa, Desenvolvimento Econômico Comunitário e Gênero, por meio de cursos gratuitos para comunidade.

Além da Coordenadoria de Relações Internacionais da Prefeitura o projeto inclui a participação de diversas secretarias: de Meio Ambiente; Habitação e Desenvolvimento Urbano; de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão e de Cultura, além de outras instituições.

Na Prefeitura, os diplomatas foram recepcionados pelo chefe de Gabinete, Luciano Jurcovichi, que representou o prefeito Emidio de Souza. Após cumprimentos de boas vindas, ele apresentou os aspectos econômicos, desenvolvimento urbano e o perfil da cidade. Também esteve presente o secretário de Governo, Jorge Lapas, e a Diretora de Comunicação Social, Emília Cordeiro.

Ainda no gabinete, o Coordenador de Relações Internacionais, Aldo de Miranda Rocha forneceu informações sobre o projeto e seus resultados. E convidou a delegação para ir até sua sala assistir um vídeo sobre as ações no Jd. Açucará.

Após apresentação do filme, o grupo seguiu para o próprio local. O Coordenador abriu o encontro apresentando a delegação e explicando à comunidade o objetivo da visita ao bairro. O encontro com a comunidade aconteceu na Associação Solidária Crescendo Cidadã, na Igreja Católica Divino Espírito Santo, que sedia os cursos do projeto.

Os moradores deram depoimentos a respeito dos cursos que integram as ações. “Os alunos que fizeram o curso hoje reaproveitam os materiais que são encontrados no próprio bairro e confeccionam vasos”, explicou Ana Lúcia da Silva Pinheiro.

Já a moradora Silvana da Silva Santana exibiu seu certificado e agradeceu. “Muito obrigado a vocês canadenses e à Prefeitura de Osasco, que me deram a oportunidade de fazer cursos junto com minha neta”, finalizou.

Para Maria Cícera Oliveira, o curso trouxe vários benefícios. “Participei do curso de barbante, crochê e pintura em tecido. Hoje, não tenho emprego fixo e o dinheiro que entra em casa eu consigo vendendo os produtos que aprendi fazer” informou.

Depois de ouvir vários depoimentos, a cônsul-geral do Canadá em São Paulo, Abina Dann, disse. “São pequenas histórias, mas o que vejo é que há uma grande mudança nas pessoas. Mulheres e homens preparam e modificam a comunidade para as crianças. E isso mostra a importância que tem a integração entre governo e sociedade”, afirmou.

A delegação ainda visitou as instalações da Associação Crescendo Cidadã, que mantém uma creche que atende 68 crianças do bairro. E ainda a central de informática do projeto de Inclusão Digital, que funcionam em parceria com a Prefeitura.

No encerramento do evento o Coordenador de Relações Internacionais, Sr. Aldo Rocha, agradeceu, em nome do Sr. Prefeito, Dr. Emídio de Souza, à delegação canadense, à comunidade e às demais autoridades representando as polícias civil e militar, GCM e DEMUTRAN.

Também acompanharam a delegação o capitão Marcos Abondanza Vitiello, do 14º BPM/M de Osasco; major Vieira, do 42º BPM/M de Osasco; o delegado assistente da Delegacia Seccional de Osasco, Paulo Sérgio Maluf Barroso, entre outras autoridades.

Além disso, verifique

Prefeito Jorge Lapas cria canal permanente de diálogo com a juventude de Osasco

Em um “papo reto”, como ele mesmo classificou, com jovens da cidade, foi criada uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.