Osasco Antiga – Fotos Antigas e Históricas do Município de Osasco

Por victa - qua mar 12, 2:25 am

Este artigo tem o intuito de mostrar pra vocês leitores, a Osasco Antiga. Nosso município no seu início. São fotos retiradas de diversos sites da internet. Espero que gostem, pois é parte da História de nosso Município.

Estação de Osasco em 1920

Acima, a entrada do pátio da estação de Osasco, provavelmente anos 1920. A foto é tirada no sentido interior. Ao fundo, do lado esquerdo, a estação e alguns carros e vagões. Do lado direito da linha, a antiga cerâmica. Hoje, neste ponto, passa (por cima) o viaduto rodoviário que liga os lados sul (à esquerda da linha) e norte (à direita) (Acervo Museu de Osasco).

estaoosasco1.jpg

Acima, a Estação de Osasco em 1934

estaoosasco2.jpg

Acima, a Estação de Osasco em 1965

igreja-matriz-de-osasco.JPG

Acima, foto da Igreja Matriz de Osasco. A inauguração da principal Igreja Católica, se deu a 29 de março de 1931. O templo, em estilo Romano foi projetado pelo engenheiro Ernest Bewing, também construtor da Igreja da Consolação e a primeira Missa foi celebrada pelo Padre Benedito Pereira, vigário da Lapa. O Lançamento da pedra fundamental da Igreja Matriz ocorreu a 13 de julho de 1919, quando a doação do terreno pelos herdeiros de Antônio Agú Fundador da cidade. Em dezembro de 1961 foi lançado a pedra fundamental da Nova Igreja de Santo Antônio e logo a seguir, era demolida a Igreja inaugurada em 1931.

imagem_museu_osasco_01.jpg

 

Inaugurado em junho de 1976, o Museu Municipal de Osasco Dimitri Sensaud de Lavaud é na cidade, com mais de setecentos mil habitantes, um importante ponto de visitação pública.
Abrigado em uma casa histórica, construída no final do século XIX de arquitetura única no Brasil, retrata o estilo rural paulista oitocentista, com influências da arquitetura do norte da Itália tornando-o objeto de grande interesse histórico e artístico, justamente por ser a prova viva da simbiose de culturas ocorridas no Brasil da época contribuindo para explicar a atual identidade cultural da cidade de Osasco.
Construído por Antonio Agu a pedido do banqueiro Giovanni Brícola, a casa conhecida por Chalé Brícola situava-se no alto de um morro e em meio a muitas árvores frutíferas, hoje Avenida dos Autonomistas.

imagem_museu_osasco_03.jpg

Engenheiro, Dimitri Sensaud de Lavaud, entre inúmeros grandes feitos realizou, em janeiro de 1910, o primeiro vôo em aeroplano monomotor da América Latina. O avião foi idealizado e construído no Chalé Brícola, seu por herança familiar. Fotos, objetos, biografia, réplica do aeroplano, matérias sobre o primeiro vôo na América do Sul, documentos sobre a vida e sobre os inúmeros feitos e invenções desta personalidade única, com espírito empreendedor e grande pesquisador.
Nascido em 14 de setembro de 1882, em Valladolid, Espanha, era filho do barão francês Evaristhe Sensaud de Lavaud e da russa Alexandrina de Bogdanoff. Em 1898 transferiu-se com a família para a Vila Osasco. Tinha então, 16 anos de idade e já havia estudado na Suíça, Turquia e Grécia. Em 1903 casou-se com Berthe Rachoud, uma jovem filha de franceses, nascida em Campinas, no estado de São Paulo. Dessa união nasceram os filhos Georgeth, Robert e Gabrielle.

fito1.jpg

Enchente nos idos de 1920, em Osasco

 

igreja-organizada.jpg

A Igreja Batista Central de Osasco foi organizada no dia 21 de março de 1959, depois de um curto período como Congregação sendo a 221ª Igreja do campo Batista Paulistano.

 

 

50 Comentários

Comentários 51 - 100 para 50Primeiro« AnteriorAvança »Último
  1. 0

    Achei interessante algumas fotos, mas falta muito mais. Morei em Osasco Durante muitos anos, tenho um acervo que cobre um periodo de quase 90 anos de fotos, se desejar entre em contato comigo. Atualmente resido em Curitiba PR

  2. 0

    Olá José.!

    Ficaríamos gratos caso o senhor pudesse nos enviar estas fotos para contato@osascoagora.com.br com o fim de contribuir com a nossa Seção Osasco Antiga!

    Estamos no aguardo!

    GRande Abraço!

  3. 0

    Boa Tarde,

    Gostaria que me enviasse a materil com a data e ano que fala sobre a fusão da FUSAM Osasco para a PMO. Prefeitura do Município de Osasco.
    Já procurei em varios site e não achei !
    Preciso da materia com datas e ano pois preciso encontrar um doc perdido e com a data e ano ja ajudaria !

    Desde já agradeço !

    Obrigada

    Soraya de Nicola

  4. 0

    Morei em Osasco por 20 anos e saí em 97. Trago grandes recordações da querida “cidade-trabalho” como a paradinha do trem no km 18, os microônibus lotados, o hipermercado “Baleia”, o A.A. Floresta, os cines Estoril e Glamour, das tardes de sábado no shopping Continental. Lembranças de um tempo em que sonhavámos.

  5. 0

    Fotos muito boas e de qualidade, parabenizo o idealizador. Possuo um fotolog de fotos antigas. Posso publicar no meu fotolog, fotos antigas dessa bela cidade da Grande São Paulo que é Osasco, inclusive de documentos históricos. O Webmaster pode contatar-me.

  6. 0

    Gostaria do email do senhor José Luiz Alves de Oliveira. Minha mãe morou na Vila dos Operários “Cerqueira”, hoje atual Galeria Fuad Auada e ela esta escrevendo suas memórias, gostaria muito de ajuda-la com a pesquisa, principalmente de imagens.
    Por favor, se possível, entrar em contato ou fornecer um contato.

  7. 0

    Ola, bom dia a todos. Morei em Osasco por muitos anos, minha familia mudou de S.J.do Rio Preto para Osasco no ano de 1.955, meu pai tinha relojoaria, a primeira na rua da Estação, depois na Av. João Batista nº 16, sendo q tudo ali foi demolido e me parece q atualmente é a Loja Marisa. Me criei praticamente no Largo de Osasco, vi todoas as transformações. Meu pai Walter Signorini, tb foi um dos emancipadores da cidade. Gostaria de receber as fotos e fatos historicos, para que eu possa colocar no orkut. Por favor enviem para meu email: vagnersignorini@gmail.com ou vagnersignorini@ig.com.br ou ainda vagnersignorini@hotmail.com

  8. 0

    ola; Eu adori as fotos antigas de Osasco; mas alem de antigas eu tambem queria ver algumas atuais. TCHAU; BEIJOS LARISSA.

  9. 0

    Eu acheii mto legal essas fotos e mto interessantes pois apenas em imagens elas podem mostrar Osasco antigamente.

  10. 0

    eu gostei muito das fotos e muito lega antes acidade era muito antigo mas agora mudou agora a cidade e mais bonita so que e poluida tem muitos lixos

  11. 0

    Que bom voltar nos tempos antigos vendo estas fotos . Elas nos trazem uma sensação muito agradavel. AMO A MINHA CIDADE.

    Parabéns as pessoas que cederam as fotos e tambem aos que nos disponibilizaram as mesmas aqui no site.

  12. 0

    E bom demais rever esta fotos de uma cidade maravilhosa, mas hoje infelismente alguns que estão no poder querem destruir a memoria de uma velha senhora que e Osasco.Minha familia se instalaou aqui a mais de 100 anos, mas tenho fè que td vai melhorar um dia.

  13. 0

    E bom demais rever esta fotos de uma cidade maravilhosa, mas hoje infelismente alguns que estão no poder querem destruir a memoria de uma velha senhora que e Osasco

  14. 0

    Gostei das fotos, mas Osasco tem muita mais historia e deveria ter um site com muito mais fotos. Abraços…

  15. 0

    E muito bom rever os tempos antigos da minha cidade.

  16. 0

    È Sempre ótimo saber mais de osasco , gostaria de ter mais informações .

  17. 0

    Oiie’ adorei as fotos antigas de Osasco para meu trabalho de História!
    Mais também queria ver algumas histórias e imagens atuais!
    Beijoss 
    Xau” Larissa

  18. 0

    Morei em Osasco até 1958,estudei na escolinha onde hoje éa prefeitura, ai aos matinês do cines Glamour e Estoril…muita saudade!!

  19. 0

    Eu vim morar esse anos em Osasco mais jáh vou voltar a Barueri.

  20. 0

    sempre morei em Osasco mais ñ sabia de tanta coisa assim é muito bom aprender valeu xau xau bj camilinha

  21. 0

    Cresci nessa cidade e tenho orgulho disso. Vendo estas fotos fico emocionado, pois morei e tenho amigos que ainda moram justamente atrás dessa fábrica (antiga Hervy), próximo a estação. Parabéns por essa iniciativa e continue acrescentando fotos, pois terei prazer em vê-las. hoje moro em Jacarei, desde 2003, depois de passar por São Jose dos Campos, em 1998 vindo de Osasco.

  22. 0

    Acredito que há um erro na legenda da 4ª. foto, pois, a imagem é da antiga fachada da estação de Osasco da sorocabana, ainda se vê suas iniciais: E F S, na legenda está como se fosse a migreja matriz(?).

  23. 0

    Carlos Costa, você esta correto, a 4ª foto não é da antiga igreja na Av Sto Antonio que me lembro muito bem. Estudava na Escola Vicente Peixoto e passava todos os dias em frente.

  24. 0

    olá, estou fazendo um trabalho sobre o municipio de osasco, e gostaria de saber mais sobre a cultura, folclore,as pessoas que residem e os habitos de vida. alguem conhece um site onde eu possa conseguir essas informaçoes?
    obrigada.

  25. 0

    Nasci em OSASCO tenho muito orgulho desta cidade morei por 25 anos na vila das Rosas proximo a capelinha gostaria se alguem tivesse fotos da decada 70 que possa nos alegrar com sua imagens principalmente deste local obrigado hoje tenho 50 anos e sou morador da cidade visinha carapicuiba.

  26. 0

    a 43 anos vim morar na cidade de osasco, hoje tenho 49 anos mas gostaria muito de ter vivido na época destas imagens, pois não estaria aqui hoje presenciando tanta poluição e um mundo tão cruel como esse que vivemos hoje. parabéns pelo acervo.

  27. 0

    Sou morador do Conjunto Residencial IAPI em Osasco. Você tem fotos deste bairro. Ele fica ao lado da Rodovia Castello Branco/Jardim Piratininga. Se possivel enviar para andersonpsilva@terra.com.br. Desde já agradeço.

  28. 0

    gostaria de rever algumas obras do artista * paulo cesar de lima* decada de 70,foi feita uma obra em minha homenagem gostaria de revela , sem mais agradeço desde ja.

  29. 0

    A foto intitulada de Igreja Matriz, na realidade é a foto da Estação de Osasco na década de 20/30 – Abraçossssssss
    Hagop Koulkdjian Neto

  30. 0

    Foi emocionante ver a foto do meu avô, Pastor Bendas na porta da Igreja Batista Central, muito bacana mesmo!

  31. 0

    a foto a cima citada como sendo da igreja matris de osasco esta errada , acho que é da estação de ferro EFS.

  32. 0

    Realmente a imagem apresentada como a Matriz de Osasco ,na realidade trata-se da Estaçâo da Estrada de Ferro Sorocabana do Largo de Osasco. Que pena que nao temos a foto da Matriz que era lindissima e foi demolida, infelizmente, aonde ergueu-se uma nova igreja muito feia.

  33. 0

    Sempre morei em osasco. Tenho Muitos amigos aqui. Osasco é a melhor CIDADE DO MUNDO.

    1. 0

      Moro em osasco desde 1.968 e não troco está cidade por nem um outro municipio de São Paulo.

  34. 0

    Nasci na cidade de Londrina no Norte do Paraná e em 1978 aos seis anos me mudei com a minha família para Osasco, precisamente no bairro do Jd. Baronesa na Zona Norte onde morei até 2002 e atualmente moro no bairro do Jd. Roberto na Zona Sul de Osasco, não me vejo morando em outra cidade, pois me considero Osasquense de coração, parabéns pelo trabalho porque adoro ver as fotos antigas desta Cidade espetacular e comparar os locais atuais e ver quanta evolução, pena que os nossos governantes insistem em nos cobrar um absurdo de IPTU que é considerado um dos mais altos do Brasil.

  35. 0

    Amigo a foto que vc diz ser da igreja matriz de Osasco na verdade é a fachada da estação ferroviaria em 1923. Note que a sigla EFS que significa Estrada de Ferro Sorocabana.

    Att

  36. 0

    eu  estava  fazendo  um   trabalho  e  vi  essas  fotos  antigas  legais

  37. 0

    eu nasci em aqui e amo essa cidade com todo o meu coração por isso tudo que diz respeito a osasco me faz bem e por isso eu não troco essa cidade por nenhuma outra

  38. 0

    Como e bom viver o passado de Osasco , lembro-me de quando eu andava pela av. dos autonomistas ainda de terra ,o surgimento extraordinario da vila dos militares, dos cinemas Clamour e Estoril, do Clube Floresta, a muito tempo não tenho tantas emoções obrigado

  39. 0

    Mro em Osasco a 45 anos e não á troco por outro municipio de SP , pois minha vida passsei toda aqui , e há vi crescer a cada ano que passou , com o tempo eu comecei a fazer levantamentos do que a cidade possui , eregistrei em meu trabalho ( do município ) postais da cidade , o qual todos acharam bonitos , há quem me derá se eu fosse um Osasquence , que bom seria .

  40. 0

    Eu moro em Osasco a 45 anos , e vi este município crescer e chegar onde chegou , dos seus 60 bairros , praticamente conheço todos ,e por conhece – los resolvi fazer um levantamento por conta própria de tudo o que o município possui , e resolvi formar uma espécie de um blog dos postais da cidade , o qual todos que viram gostaram muito , não é a toa que ela é chamada de Osasco cidade trabalho e é considerada a Capital da zona norte .

  41. 0

    Eu estou assistindo o programa da TV Osasco, recordei muito a minha infância, sou nascida em Osasco, e lembrei e conheci muitas pessoas daquela época, costumo comentar não sou pré histórica, mais conheci o Tenente Avelar, que era amigo do meu pai.

  42. 0

    Parabéns por exibir fotos antigas de Osasco. Nasci e moro aqui, tenho quase 49 anos e fuia primeira Osasquense da família. Pelo maps google caminho pelas ruas pelo computador e falo alto e sozinha…a aqui morava cicrano, …olha a casa de beltramoa inda esta em pé…e faço um comentário de raiva quando vejo que não conservaram os casarões de Presidente Altino, que segundo consta eram chalés franceses ficando apenas o do museu como parametro. Lembro de uma mureta com placa escrita ‘Rochdalle” que em ingles era Vila das Pedras. Na entrada do Pq Continental, outra mureta: ‘AV FRANZ VOEGELI” e a alameda de eucaliptos com as folhas no chão gerando um cheirinho delicioso. Conversei com senhores que já se foram e diziam que quando moleques pegavam peixes com as mãos, naquele corrego em baixo do Viaduto Maria Campos. Chico Anísio disse certa vez que morou algumas semanas em Osasco, na casa de parentes ou amigos…como todo recem chegado do Nordeste. Tinha uma vizinha de Barbados, que nascera no ventre livre e eu vi o seu sotaque ingles e seu armário com os comunicados das 1 e 2 guerras mundiais, fiquei encantada em 1973. em frente tinham um casal de poloneses, ao lado, armenios, portugueses, russos e as vezes um vizinho recebia visita de uma moça argentina. Cresci vendo as famílias com suas culturas rigidas e hoje, meus vizinhos são mais do paraná. amo Osasco, já me pediram para mudar daqui pois trabalho na zona leste a 18 anos e após empurrada no metro, ando de táxi. Mas que o Senhor Deus me ajude a quitar meus compromissos e terminar o financiamento do ap, Viajo pelo mundo, mas meu lugas é aqui!!!

  43. 0

    Moro em Osasco desde 1.968 apesar de ser paranaense eu me concidero osasquence por ter muita dedicação a qual um dia me acolheu de braços abertos .

  44. 0

    Entre todos os municipios da grande São Paulo eu prefiro ficar com Ossco cidade que me acolheu de braços abertos .

  45. 0

    tenho para quem se interessar
    Fotos do Jardim das Flores em OSASCO de 1950 o inicio do nascimento deste Bairro.

  46. 0

    Fotos do Jardim das Flores em OSASCO de 1950 o inicio do nascimento deste Bairro.

  47. 0

    ;
    Egxcggf
    Gostei  muitos das fotos 

  48. 0

    OSASCO  EU AMO  QUE BOM VER COMO ERA NOSSA CIDADE  E O CRESCIMENTO  DELA
     

  49. 0

    Olá , adorei o artigo mas gostaria de saber a origem das fotos
    desde ja agradeço

  50. 0

    Ola Hoje estou com 66 anos, continuo morando em Osasco, gostaria de ter fotos dos bailes do

    floresta, e Clube Atletico do presidente Antino, bailes das domingueiras, gostaria de saber quem
    tem essas fotos, ficaria muito agradecido

Comentários 1 - 50 para 50Primeiro« AnteriorAvança »Último

Insira um comentário


4 + 5 =