Início / Educação / De maneira lúdica, instigante e questionadora alunos de Osasco aprendem no “Experimentário da Ciência”

De maneira lúdica, instigante e questionadora alunos de Osasco aprendem no “Experimentário da Ciência”

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Educação, realiza até 12 de outubro o “Experimentário de Ciências”, no Centro de Formação dos Profissionais de Educação. A exposição lúdica, que teve início no dia 13 de setembro, conta com mais de 300 experimentos e é aberta a alunos do 3º ano das escolas municipais.

Ao conhecê-los, os visitantes são desafiados a refletir sobre conceitos básicos da ciência, por meio da manipulação, interação e construção de experimentos, além de brinquedos científicos e culturais.

Para a secretária de Educação, professora Mazé Favarão, a experimentação da ciência é o melhor caminho para as crianças começarem a exercer o senso crítico. “Uma atividade como esta busca reforçar o conhecimento desde o seu nascedouro. A criança consegue ver coisas que acontecem em seu dia a dia e passa a entender os acontecimentos, sai do censo comum e vai para o conhecimento científico. O Experimentário visa produzir o conhecimento científico e a criança começa a enxergar a natureza como algo que deve ser estudado. E como nós admitimos que quem tem conhecimento tem poder, estamos dando o poder às nossas crianças”, explica.

As experimentações contribuem para o desenvolvimento de habilidades ligadas ao fazer científico, tais como a capacidade de observação (todos os sentidos do corpo humano atuando na coleta de informações), inferência (a partir da posse das informações sobre o objeto ou evento, passa-se ao campo das suposições), medição (descrição através da manipulação física ou mental do objeto de estudo), comunicação (uso de palavras ou símbolos gráficos para descrever uma ação, um objeto, um fato, um fenômeno ou um evento), classificação (agrupar ou ordenar fatos ou eventos em categorias com base em propriedades ou critérios), além da predição (previsão do resultado de um evento diante de um padrão de evidências).

O Experimentário contou com a visita do prefeito de Osasco, Emidio de Souza, na tarde de terça-feira, 21 de setembro. Após conhecer todos os experimentos, ele ressaltou a importância da feira para os alunos. “Esse é o tipo de experiência que ajuda muito no processo de aprendizado. A criança aprende a desenvolver seu raciocínio lógico e a aula fica muito mais facilitada. Essas experiências inovadoras fazem com que se abram novos horizontes às nossas crianças”, disse.

A exposição faz parte do movimento de Reorientação Curricular de Ensino Fundamental, em desenvolvimento na rede municipal de Educação de Osasco desde 2005 e que, por intermédio de uma extensa agenda de formação continuada para professores, pais, funcionários de apoio educacional, gestores e alunos, busca construir em toda rede um currículo escolar com pleno direito à aprendizagem.

Serviço:

Experimentário da Ciência
Local: Centro de Formação dos Profissionais da Educação
Endereço: Av. Marechal Rondon, nº 263
Data: 13/09 a 12/10

Horários:

Aberto ao público em geral:
Segunda a Sexta: 18h às 22h
Aos sábados: 10h às 20h
Aos domingos: 14h às 20h

Reservado à Secretaria de Educação:
Segunda a Sexta: das 08h às 17h

Além disso, verifique

Secretaria de Educação de Osasco saúda servidores para a volta às aulas

Início do ano letivo na rede municipal acontece no dia 6 de fevereiro No mês …

um comentário

  1. Cristiana Fonseca da Silva Lopes

    Boa tarde,minha filha Maria Edvalda Fonseca Tavares,estuda no EMEI Professor Antônio Paulino Ribeiro.Ela participou da VI conferência lúdica da rede educacional de Osasco.
    Gostaria se possível, receber algum registro de sua participação.Eu e o pai dela ficamos feliz por ela ter sido convidada a participar,ela então chegou maravilhada.
    Obrigada diretora Marinalva e as professoras Patricia e Fátima,assim também aos organizadores,é sempre muito bom participar dos eventos em nossa cidade.Cristiana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.