Início / Geral / Defesa Civil de Osasco e Jeep Clube Comando Oeste firmam convênio para atuar juntos em resgates

Defesa Civil de Osasco e Jeep Clube Comando Oeste firmam convênio para atuar juntos em resgates

No sábado, 27 de julho, o prefeito Jorge Lapas participou do evento de assinatura do protocolo de parceria do Jeep Clube Comando Oeste com a Defesa Civil de Osasco, órgão da Secretaria de Segurança Pública e Controle Urbano (Secontru). O objetivo do convênio, de acordo com Delcides Regatieri, coordenador da Defesa Civil, é que, em situações de enchente ou catástrofe, os jeepeiros auxiliem a no socorro às vítimas.

Agradecendo o apoio recebido do prefeito, Regatieri anunciou que, em setembro, a Defesa Civil fará treinamento dos jeepeiros. “Faremos treinamentos e simulados de situações de emergência para que os jeepeiros possam ajudar a população, prestando socorro com seus veículos, quando houver necessidade. Este convênio é uma iniciativa prevista no Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, que define como meta construir uma cidade resiliente, ou seja, resistente ao choque, para que, tendo passado por um eventual trauma, a mesma possa se recuperar rapidamente”, explicou.

Ainda conforme o coordenador do órgão, o trabalho da Defesa Civil vem buscando ampliar sua relação com a sociedade civil organizada e, seguindo este preceito, será firmada, em breve, uma parceria com a Juco (Juventude Cívica de Osasco), que deverá resultar na criação da Defesa Civil Mirim.

O presidente do Jeep Clube Comando Oeste, Juan Carlos Lapeña agradeceu a todos os envolvidos no evento, principalmente ao prefeito, que depositou sua confiança nos participantes do clube, para que, junto com a Defesa Civil, trabalhem nos casos de resgate na cidade. “Vamos mostrar um trabalho digno e realizado da melhor maneira possível. Este momento é muito importante para a história do Jeep Clube, pois vamos aprender com uma equipe especializada, como agir com segurança para salvar vidas”, disse

O prefeito Jorge Lapas, por sua vez, revelou estar muito feliz por ver a sociedade civil “dar as mãos para o governo para realizar um trabalho”. “A Defesa Civil é um órgão muito importante, e seus agentes muitas vezes se arriscam para salvar a vida das pessoas, por isso nosso governo procura, cada vez mais, dar estrutura para este trabalho”, disse, elogiando ainda a iniciativa do Jeep Clube. “A associação dá um salto na sua demonstração de amor pela cidade, mas na verdade já vinha fazendo isso, por meio das inúmeras ações socias que realiza o ano todo. Além disso, outra colaboração importante é promover eventos em que a família osasquense posse se reunir, como hoje aqui nesta ação”, agradeceu.

Lapas ainda reforçou que a prefeitura realiza constantes trabalhos para evitar a ocorrência de catástrofes na cidade, como obras de canalização de córregos e de contenção de encostas. Ao final do evento, o prefeito colou um adesivo da parceria com a Defesa Civil, no jeep de Lapeña.

O ato, que aconteceu no estacionamento do Paço Municipal, na rua Narciso Sturlini, contou com show musical da Banda Barba Ruiva, barraca com venda de adesivos alusivos à prática de off road, apresentação dos cães labradores da Defesa Civil, treinados para realizar busca e salvamento, e a presença de uma considerável frota de jeeps da cidade, veículos de membros do Comando Oeste.

O Jeep Clube Comando Oeste existe há mais de 20 anos e conta atualmente com mais de 80 associados que se reúnem semanalmente para organizar eventos off road, com o objetivo de arrecadar donativos para entidades carentes.

O evento contou com a presença dos vereadores Josias da Juco, Alex da Academia, Rogério Lins e Aluísio Pinheiro, líder do prefeito na Câmara, além do deputado estadual Osvaldo Vergínio. Também participaram os secretários municipais Waldyr Ribeiro Filho (Relações Institucionais) e Roberto Trapp (Comunicação), além do ouvidor geral, Luiz Carlos Garcia (Luiz da Locadora) e do inspetor Paulo Siqueira, comandante da Guarda Civil Municipal de Osasco. Ainda destacaram-se entre as presenças, associados do Jeep Clube, e membros do Exército e do Corpo de Bombeiros.

Além disso, verifique

Prefeito Jorge Lapas cria canal permanente de diálogo com a juventude de Osasco

Em um “papo reto”, como ele mesmo classificou, com jovens da cidade, foi criada uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.