Início / Geral / Delegação da Secretaria de Educação de Osasco visita escolas na Europa

Delegação da Secretaria de Educação de Osasco visita escolas na Europa

Prefeitura de Osasco foi convidada a participar de série de atividades ligadas ao Programa de Educação para Cidadania Planetária

Entre os dias 14 e 26 de junho, uma delegação da secretaria de Educação, composta pela secretária de Educação, Mazé Favarão; pela supervisora de educação, Telma Laia, e pelo professor Fernando Santos, visitou as cidades de Reggio Emilia, na Itália; Padova, na Espanha; e Almada e Lisboa, em Portugal, para participar das diversas atividades ligadas ao Programa de Educação para a Cidadania Planetária (PECP).

O convite foi feito à Prefeitura de Osasco por ter sido a primeira no Brasil a aderir ao PECP. A EMEF Manuel Barbosa de Souza foi escolhida para desenvolver o programa, com a assessoria do Instituto Paulo Freire (IPF), e já realiza a proposta de refletir e elaborar ações pedagógicas para a construção de uma pedagogia universal, a partir da compreensão do conjunto da comunidade escolar e sua pertinência no mundo.

Os debates na escola acontecem todas as sextas-feiras e demonstram que as ações individuais produzem conseqüências em todo o mundo. A falta de atenção com o meio ambiente e a sustentabilidade do planeta, o desrespeito aos direitos humanos, o desconhecimento das diferentes culturas, assim como a necessária reflexão sobre as relações humanas foram os grandes temas debatidos por professores, mães, estudantes, funcionários, gestores, membros da comunidade e da Secretaria de Educação. Dessas discussões, resultaram as equipes que redigirão textos a serem postados na rede social www.cidadaniaplanetaria.org.br.

Visitas

Durante a viagem, a delegação visitou unidades escolares e também entidades ligadas à educação, além de participar do II Encontro Internacional do Programa Educação para a Cidadania Planetária, em Lisboa.

Para a secretária Mazé, a Secretaria de Educação de Osasco tem demonstrado seu comprometimento com a educação democrática, inclusiva e de boa qualidade quando estimula a participação de professor e supervisor nestas atividades. “Se consideramos que o objetivo final da ação da secretaria é o estudante, é obrigatório que continuemos valorizando a formação dos professores como esta rica troca de experiências.”

Na Itália, a delegação visitou uma escola da cidade de Reggio Emilia, internacionalmente conhecida pela alta qualidade da educação infantil. Segundo a supervisora Telma Laia, “foi bom constatar que a reorientação curricular em curso na rede osasquense segue rapidamente rumo à qualidade da educação infantil daquela cidade.”

Fernando Santos, professor do laboratório de informática da EMEF Manuel Barbosa, constatou que “ações desenvolvidas pelos GETs- Grupos Educacionais Territoriais que viu na Itália são correspondentes às da nossa Escolinha do Futuro”. Para ele, todo conhecimento adquirido tem que ser aplicado nas aulas, com os estudantes.

Francisca Pini, diretora do IPF que acompanha a delegação, estabeleceu contatos para a ampliação do programa, o que “resultará na concepção de uma cidadania planetária que valorize a diversidade cultural”, afirmou.

A delegação visitou ainda a escola Petrarca, em Padova; o Centro de Educação Multicultural, a escola de educação infantil anexa ao Centro e o Grupo Educacional Territorial Chico Mendes, em Reggio Emilia, na Itália. Na Espanha, encontraram-se com Marina Canals Ramoneda, secretária geral adjunta da Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE), e com a secretária de Educação de Barcelona.

Os relatos de todas as atividades serão apresentados para o Corpo Técnico Pedagógico da Secretaria de Educação e para os participantes do programa Educação para Cidadania Planetária da EMEF Manuel Barbosa.

Secretaria de Educação

Assessoria de Comunicação e Eventos: Vilmary Macedo

Texto: Soraia Sene

Além disso, verifique

Prefeito Jorge Lapas cria canal permanente de diálogo com a juventude de Osasco

Em um “papo reto”, como ele mesmo classificou, com jovens da cidade, foi criada uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.