Início / Geral / Exterior / Descendentes de Italianos e Espanhóis têm facilidades para viagem

Descendentes de Italianos e Espanhóis têm facilidades para viagem

A coordenadoria de Relação Internacionais da Prefeitura de Osasco divulga a oferta de bolsas de estudos e intercâmbio cultural para descentes de italianos e espanhois que residem no Brasil.Italianos:

A Região de Piemonte – Assessoria de Imigração, em colaboração com a Facoltà di Scienze della Formazione dell’Università degli Studi di Torino, oferece a 20 jovens estudantes de origem piemontesa, residentes no Brasil, bolsa de estudos do Curso Superior de Cultura e Patrimônio Histórico-Linguístico de Piemonte. O curso tem duração de 120 horas, divididos em 4 semanas de (3 a 30 de junho de 2009) em Torino, na Facoltà di Scienze della Formazione dell’Università di Torino. A bolsa é oferecida aos licenciados em universidades, faculdades estaduais brasileiras, residentes, com documentação de origem de família piemontesa e bom conhecimento da língua italiana, idade inferior a 35 anos, e compreende frequência, alojamento, refeições e transporte aéreo Brasil/Torino. Os interessados deverão apresentar o pedido até 31 outubro 2008, anexando o curriculum vitae com fotografia para o e-mail: cs.unito@libero.it, ou fax +39 011 670 32 33. Os classificados serão divulgados a partir de 1º dezembro de 2008 no site da Facoltà di Scienze della Formazione dell’Università di Torino www.sciform.unito.it. Após resultado, os classificados serão comunicados via fax ou e-mail, devendo confirmar participação até 31 de dezembro de 2008.

Espanhóis:

A Sociedade Hispano-Brasileira – Casa de España – promove, na próxima segunda-feira, 19, uma palestra com representantes do Sistema Universitário de Galícia (SUG) que compreende as Universidades da Coruña e de Santiago de Compostela. Os participantes poderão, na oportunidade, obter informações sobre sobre bolsas de estudos para brasileiros descendentes de galegos. As vagas são limitadas e o interessado debe confirmar presença por meio do e-mail comunicacao@sociedadehispano.com.br.

Ainda para descendesntes de espanhóis, existe o programa “GALICIA – PROGRAMA VOLVER À TERRA 2008”. Os beneficiários ficarão durante um período máximo de 14 dias em uma residência de tempo livre ou em outro estabelecimento residencial da Galicia administrado pela Vice-Presidência da Igualdade e do Bem-Estar, programando-se atividades e excurções que favoreçam o reencontro com sua terra.

Para participar, o candidato deve ser ser imigrante galego, ter a nacionalidade espanhola, residir na América, ter sessenta ou mais anos de idade contados na data do prazo final de apresentação do pedido, não ter participado nos últimos 15 anos em programas de viagens à Galicia da Secretaria Geral de Emigração, ser independente e não sofrer de transtornos psicofísicos que alterem a normal convivência e estar em condições de realizar uma viagem de longa duração, ter renda inferior a 1,3 vezes o valor da aposentadoria do Estado Espanhol, fixado em 2008 para o país de residência. O prazo para inscrição vai até 17 de maio de 2008.

Mais informações:
Sociedade Hispano Brasileira de Socorros Mutuos e Instr. (Casa de España)
Rua Ouvidor Portugal, 541 – São Paulo
Tel. (11) 2274.2014 / (11) 6161.5293
sociedadehispano@sociedadehispano.com.br
www.sociedadehispano.com.br
Informação completa: http://www.galiciaaberta.com/portal/site/galiciaAberta/menuitem.63d59f4f152d678418e5e567f03900a0/

Outro programa voltado aos espanhóis é o “ASTURIAS – PROGRAMA AÑORANZA 2008”, para os nascidos em Asturias, maiores de 65 anos que estejam há mais de 20 anos sem visitar a Espanha ou que sem cumprir os 65, estejam há mais de 45 anos sem visitar a Espanha.

Excepcionalmente os acompanhantes podem ser descendentes em primeiro grau do solicitante (filho/filhas) que superem a idade de 45 anos com nacionalidade espanhola e não tenham visitado Astúrias.

Informações:
Centro Asturiano de São Paulo
(Unificado a la Sociedade Hispano Brasileira – Casa de España de São Paulo)
Rua Ouvidor Portugal, 541 – Vila Monumento/Cambuci – São Paulo
Tel. (11) 2274-2014 / (11) 6161-5293
e-mail para solicitar o formulário: centroastursp@terra.com.br
O prazo para a apresentação do pedido termina no dia 15 de junho de 2008.

Para o público idoso existe também o programa de ajuda nas viagens à Espanha. As ajudas convocadas têm como objetivo facilitar aos espanhóis maiores que saíram da Espanha e agora são residentes no exterior; o reencontro com a sociedade espanhola, assim como desfrutar dos benefícios sociais existentes na Espanha para participar do Programa de Férias para Idoso

Mais informações:
Sección de Trabajo e Asuntos Sociales de Espana
Av. Paulista, 453 – 7º – São Paulo – Metrô Brigadeiro
Tel.: (11) 3285-6854
Informação completa:
http://www.ciudadaniaexterior.mtas.es/pdf/ayudas2008/Resolucion-Viajes-Mayores.pdf
O prazo de apresentação do pedido termina em 31 de julho de 2008.

Além disso, verifique

22,5% da população de São Paulo consomem doces em excesso

Índice está acima da médica nacional, segundo pesquisa do Ministério da Saúde que alerta para …

um comentário

  1. HOMENAGENS FEITAS PELOS DESCENDENTES ITALIANOS E
    ESPANHÓIS.
    NO INSTANTE OPORTUNO DEVEM FAZER UMA RETRIBUIÇÃO
    EM DOBRO PARA OS CAUSADORES POIS ESTES MERECEM
    CONSIDERAÇÃO,RESPEITO,IMPORTANCIA TAMBÉM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.