Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Início / Saúde / Dia Mundial sem Tabaco é marcado em Osasco com ações de prevenção e orientação

Dia Mundial sem Tabaco é marcado em Osasco com ações de prevenção e orientação

Na última terça-feira, 31 de maio, a Secretaria de Saúde de Osasco, por meio do Departamento de Saúde Pública, realizou uma ação especial para marcar o “Dia Mundial Sem Tabaco”. A ação contou com a realização de testes de medição de monóxido de carbono (componente gasoso expelido no ar pelo fumante) e orientações com folders de incentivo ao abandono do cigarro. O serviço aconteceu em uma tenda no Calçadão da rua Antonio Agu, em frente ao Osasco Plaza Shopping, conta com a parceria com o laboratório GlaxoSmithKline Brasil.

Segundo o secretário de saúde, Gelso de Lima, a ação visou chamar a atenção da comunidade sobre as doenças que estão relacionadas ao fumo, além de mobilizar os profissionais da saúde para que fortaleçam a sua participação social no controle ao tabagismo. “É importante que a população se conscientize sobre as complicações decorrentes do tabaco, que são a maior causa de doenças e mortes evitáveis em todo o mundo”, salientou.

De acordo com o médico Michel Gebara, responsável pelo Programa Antitabagismo de Osasco, além dos diversos tipos de cânceres que os fumantes podem desenvolver, eles adoecem com uma freqüência duas vezes maior que os não fumantes. “Os fumantes também envelhecem mais rápido, possuem menor resistência física, menos fôlego e pior desempenho nos esportes e na vida sexual do que os não fumantes”, destacou.

Uma das participantes do evento foi Berenice Tavares Martins, fumante há 20 anos, e que já tentou parar de fumar diversas vezes. “Tenho vontade de parar de fumar, já que sei sobre os prejuízos à saúde e ao bolso causado pelo cigarro”, enfatizou. E comentou entusiasmada. “Não conhecia o Programa Antitabagismo oferecido pela Prefeitura de Osasco. Agora que conheço vou procurá-lo para me ajudar a parar com o vício”.

O Programa Antitabagismo da Secretaria de Saúde, com atendimento gratuito para quem quer abandonar o vício do cigarro, funciona na Policlínica da Zona Sul, situado à Rua da Saudade, nº 100 no Jardim Bela Vista. Mais informações no local ou pelo telefone 2183-0754.

Milene Soares de Carvalho

Assessoria de Comunicação

da Secretaria de Saúde

Além disso, verifique

Osasco realiza Fórum de Saúde Mental

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretária da Saúde, promoveu no dia 22 de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.