Início / Educação / Dr. Cury e secretária Mazé prestigiam formatura da primeira turma de pedagogia da Fac-Fito de Osasco

Dr. Cury e secretária Mazé prestigiam formatura da primeira turma de pedagogia da Fac-Fito de Osasco

Na noite de 10 de fevereiro foi celebrada, no Centro de Formação dos Profissionais de Educação de Osasco, a formatura da primeira turma do curso de pedagogia da Fac-Fito. O evento contou com a presença do vice-prefeito e presidente da Fac-Fito, Dr. Faisal Cury, e da professora Mazé Favarão, secretária de Educação.

A primeira turma de pedagogia formada pela Fac-Fito teve 77 alunos, incluindo dois homens, que estudaram durante três anos para obter o diploma. Cerca de 80% dos alunos tiveram seus estudos custeados pela Prefeitura de Osasco, por meio de Bolsas de estudo concedidas a professores da Rede Municipal. Os novos pedagogos agora poderão lecionar para alunos do Ensino Fundamental e em cursos de alfabetização, como o MOVA e o EJA.

A cerimônia foi iniciada pelo professor Nicanor Ferreira Cavalcante, diretor da Fac-Fito, que agradeceu à Prefeitura de Osasco pela colaboração essencial, “graças a quem estamos aqui hoje”, e desejou: “Espero que cada um de vocês saiba aliar as informações adquiridas na faculdade com a experiência ao longo de suas carreiras”.

Emocionada, a oradora e formanda Virginia Aparecida Garcia citou o educador Paulo Freire: “Enquanto ensino, continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo educo e me educo.” Virginia também falou sobre as dificuldades que a turma teve de superar para chegar até ali, e agradeceu às famílias de todos pela paciência e carinho.

A paraninfa da turma, Professora Zélia Cárdia, declarou, cheia de orgulho: “Após três anos de muita dedicação, os deixo com a missão cumprida – mais de 70 pedagogos competentes, de boa formação e com informação para passar adiante”, disse.

A próxima a discursar foi Maria de Lurdes Ramos da Silva, professora coordenadora do curso: “Além da colaboração de cada um dos professores aqui presentes, que ensinaram valores fundamentais como respeito mútuo, liberdade, justiça, foi essencial a colaboração da Secretaria de Educação de Osasco, que propiciou para uma grande parte dos formandos aqui presentes a oportunidade de estudar e adquirir a prática pedagógica”.

Dr. Faisal Cury, vice-prefeito de Osasco e presidente da Fac-Fito, afirmou que a missão dos formandos agora vai além da alfabetização: “O pedagogo ocupa um papel de destaque na nossa sociedade, que é a estruturação de todos os nossos jovens para que sejam pessoas de bem”. Ele também transmitiu as felicitações do prefeito Emidio de Souza aos formandos e parabenizou o corpo docente da Fac-Fito pelo trabalho.

A secretária de Educação de Osasco, professora Mazé Favarão, foi a última a discursar. “Primeiro a gente sonha, depois a gente realiza: é isso que a educação de Osasco tem vivenciado. O prefeito Emidio permitiu realizar nossos sonhos – vocês são um grande exemplo de que podemos sonhar e construir”, disse. “Não foi solitário o sonho de vocês: educação é o que há de mais coletivo”, concluiu.

Em seguida, os formados receberam seus diplomas, homenagearam professores e pais com arranjos de flores e terminaram a cerimônia do modo mais tradicional e sempre emocionante: jogaram seus capelos para o alto, felizes e realizados.

Também estiverem presentes na cerimônia a diretora da Fito, Dra. Marcize Garcia, o diretor geral de ensino, professor Eduardo Sakai Dies, o secretário da Fac-Fito, Evandro Soares Bonfim; os professores Claude Silva Lima, Roseli da Silva Cordeiro Ruiz, Maria Rita de Cássia Fedel, Fátima Puga, Maria Inês Zampolim, Dario Oliveira, Regiane Capelari e a funcionária homenageada Geneci Nascimento.

Além disso, verifique

Secretaria de Educação de Osasco saúda servidores para a volta às aulas

Início do ano letivo na rede municipal acontece no dia 6 de fevereiro No mês …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.