Início / Educação / Educação apresenta Retrospectiva 2008 do Escolinha do Futuro

Educação apresenta Retrospectiva 2008 do Escolinha do Futuro

660-ulisses-barbosa-1Na noite da segunda-feira, 15, a Secretaria de Educação de Osasco realizou, no auditório da Associação Comercial, a Retrospectiva 2008 da Escolinha do Futuro, programa realizado em parceria com a secretaria de Esportes, que promove a educação integral dos alunos. Realizadas fora do horário escolar, as atividades socioeducacional-culturais do projeto têm como objetivo ampliar a permanência do aluno na escola. Além das unidades de ensino, elas também acontecem em centros comunitários, campos e clubes de futebol.

No evento, foi apresentado um vídeo do projeto mostrando momentos vividos durante o ano nas 10 modalidades oferecidas: vôlei, judô, capoeira, teatro, futebol, educação ambiental, dança, xadrez, basquetebol e jogos cooperativos. Cada modalidade tem seu uniforme específico, que é entregue gratuitamente aos alunos.

“O Escolinha não significa para o aluno mais aulas ou mais lição, mas são atividades que permitem maior aproveitamento em sala de aula e têm o objetivo de ocupar o maior tempo possível das crianças”, explicou a secretária de Educação, professora Mazé Favarão.

660-ulisses-barbosa-3A secretária destacou ainda que o Escolinha do Futuro é o primeiro passo de Osasco rumo à escola de tempo integral, preconizada pelo MEC e prevista no Plano Municipal de Educação de Osasco, reelaborado em 2008. “É muito difícil que consigamos viver esta nova realidade na educação até o final de 2010, como prevê o Plano, mas estamos dando passos firmes e seguros para a ampliação da permanência do aluno na escola”.

De acordo com Mazé, as modalidades xadrez e jogos cooperativos são asseguradas a todas as crianças das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) de Osasco. Além destas, as crianças podem optar por mais uma atividade.

Presente ao evento, o secretário de Esportes Claudio Chapecó ressaltou a importância do Escolinha do Futuro para os profissionais do esporte, lembrando que alguns deles, que haviam vivido momentos de glória em razão da profissão, não estavam tendo seus potenciais totalmente aproveitados. “O resgate desses profissionais é uma grande satisfação. Hoje eles trabalham com mais dignidade e com a auto estima elevada”, disse. Quanto aos alunos, Chapecó também mostrou otimismo. “Se seguirmos com as modalidades, com seriedade e dedicação, quem sabe poderemos descobrir nele um futuro campeão olímpico”.

Surpreso com o programa, o deputado estadual Marcos Martins parabenizou às secretarias pela iniciativa. “Osasco avançou muito em educação. Ainda há um grande caminho a percorrer, mas se olharmos para trás, veremos que caminhamos bastante”, afirmou

Acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Marcia Abreu ao evento, o prefeito Emidio de Souza confessou não esperar um sucesso tão repentino quanto o que o Escolinha do Futuro obteve dentro e fora do município. “O programa desenvolve no aluno o apego à escola e tem a cidadania no seu âmago. Osasco vem sendo premiada por diversos organismos em razão de iniciativas pioneiras em diferentes campos de atuação da administração municipal, e com certeza este também é um projeto que merece ser reconhecido”, afirmou.

Crescimento

Em 2008, o projeto atendeu a cerca de 10 mil alunos. Um dos objetivos da Educação é ampliar a oferta de vagas para 14 mil em 2009, meta que se esbarra na falta de locais disponíveis para a realização dos trabalhos, por isso a secretaria está buscando novas parcerias com empresas, associações e demais entidades que possam oferecer espaço. Para o próximo ano, também será ampliada a participação dos pais, será acrescentada mais meia hora na permanência dos alunos na escola e serão inseridas mais modalidades, a de organização dos estudos e o futsal.

Além dos torneios esportivos (Basquete, Vôlei, Xadrez e Futebol), das grandes rodas de capoeira e do Festival de Teatro e Dança, o programa também foi envolvido em eventos de relevância dentro do cenário cultural, esportivo e cívico do município, como os dias do Desafio, da Consciência Negra e das Crianças; as Festas Juninas; as festas da Escola Cidadão e o Desfile Cívico de 7 de setembro; além de apresentações de dança e capoeira no Osasco Pela Vida, promovido pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.

Presenças

Também compareceram ao evento o secretário Jorge Lapas (Governo e Chefia de Gabinete), o Ouvidor Geral Fernando Montini, os vereadores eleitos Valmir Prascidelli, Toninho Enfermeiro, João Góis e Valdomiro Ventura, a secretária municipal de Educação de Embu das Artes Rosemary de Matos, além de representantes diversas entidades do município.

Números do projeto:
Xadrez e jogos corporativos: 58 núcleos, 10 mil alunos
Judô: 14 núcleos, 1.680 alunos
Capoeira: 18 núcleos, 3.600 alunos
Dança: 1 núcleo, 200 alunos
Teatro: 5 núcleos, 800 alunos
Vôlei e basquete: 4 núcleos, 600 alunos
Futebol de campo: 11 núcleos, 2.200 alunos
Educação Ambiental: 4 núcleos, 800 alunos

Núcleos:
47 Emefs do município
7 Campos
2 Centros Esportivos (Jd. Conceição e Bela Vista)
2 Ginásios de Esportes (Vila Yolanda e Jardim das Flores)
Centro de Formação dos Profissionais da Educação
Comunidade Kolping, Vila Pestana
1 Clube (Subtenentes e Sargentos do II Exército)
SESI

Além disso, verifique

Secretaria de Educação de Osasco saúda servidores para a volta às aulas

Início do ano letivo na rede municipal acontece no dia 6 de fevereiro No mês …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.