Início / Educação / Educação de Osasco mais uma vez é destaque nacional no OPEJA e recebe menção honrosa com o projeto Viva Leitura

Educação de Osasco mais uma vez é destaque nacional no OPEJA e recebe menção honrosa com o projeto Viva Leitura

A Educação de Jovens e Adultos de Osasco, nos últimos anos, vem transformando a vida de pessoas que, por algum motivo, não tiveram a oportunidade de estudar quando deveriam. E, como sempre diz a secretária de Educação de Osasco, Mazé Favarão, “a dívida social com os jovens e adultos não alfabetizados não poderá ser quitada apenas com a aula tradicional, tem que ter algo a mais, precisa ir além da sala de aula, estimular, oferecer e criar oportunidades para aqueles que não tiveram”.

Esse desejo de oferecer uma educação além da sala de aula levou Osasco a estar entre as cinco melhores práticas educativas na Educação de Jovens e Adultos no Brasil, mostrando que Osasco está no rumo certo.

No dia 18 de outubro, integrantes da Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (CNAEJA) se reuniram para a seleção final das experiências concorrentes à Medalha Paulo Freire. Entre as cinco selecionadas está o trabalho desenvolvido nos cursos da Orientação Profissional da Educação de Jovens e Adultos (OPEJA) de Osasco.

A secretária de Educação relata que esta é mais uma das muitas conquistas e sucesso que a Educação do município registra este ano. “O dia 7 de setembro nos deu projeção nacional pelo trabalho desenvolvido com o projeto Literatura: ‘Arte em Palavras’, e a vinda dos autores nas escolas foi uma conquista nunca sonhada antes. Acabamos de receber uma menção honrosa com o projeto Viva Leitura, e agora, fomos escolhidos entre os 5 melhores do país, por estimularmos experiências educacionais que promovem ações bem sucedidas na alfabetização e educação de jovens e adultos, merecendo a Medalha Paulo Freire”, enumerou.

Segundo a coordenadora da EJA, Rutilea Antunes Amaral, a novidade metodológica da OPEJA é a dupla docência, a atuação conjunta, em sala de aula, do professor da rede municipal de ensino com o professor da área técnica. “O sucesso da OPEJA pode ser constatado pelo crescimento contínuo da taxa de matrícula e escolarização. Nas escolas com OPEJA, os índices de evasão chegam a quase zero porcento. Foram esses avanços que nos fizeram inscrever o projeto na Medalha Paulo Freire. A medalha veio coroar o trabalho na EJA, graças aos investimentos da Prefeitura e da Secretaria de Educação que, incansavelmente, tem se comprometido com uma educação de boa qualidade para todos e que nos tem dado oportunidade de coordenar a equipe da EJA. Isso é o resultado de um brilhante trabalho em equipe dos professores, gestores, coordenadores e técnicos da OPEJA”, afirmou.

Para quem quiser conferir alguns dos trabalhos merecedores da medalha, no próximo dia 18 de novembro de 2011, das 18h às 21h30, no Centro de formação, acontece a II Mostra da Orientação Profissional na Educação de Jovens e Adultos de Osasco – OPEJA. Já o Prêmio será entregue até o final de dezembro, em Brasília.

Além disso, verifique

Secretaria de Educação de Osasco saúda servidores para a volta às aulas

Início do ano letivo na rede municipal acontece no dia 6 de fevereiro No mês …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.