Alfabetização científica nas escolas municipais de Osasco

Por Maria José Favarão*

A alfabetização científica possibilita um salto considerável na elevação da qualidade social do ensino. Por isso, a prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Educação, introduziu na rede municipal de ensino, em 2007, o Programa Ciência Hoje de Apoio à Educação (PCHAE). Desenvolvido pelo Instituto Ciência Hoje, vinculado à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), promove a formação dos docentes e a prática dos alunos. Importante ressaltar que esse programa foi adotado nas melhores escolas privadas e em fundações como a Bradesco.
Nossos alunos estão aprendendo a criar situações para observar os eventos, permitindo a indagação intelectual e o comportamento questionador. Para tanto, o curso de formação docente, pelo qual passaram centenas de professores, colaborou para o planejamento das atividades escolares e o desenvolvimento dos conteúdos programáticos.
A formação docente foi realizada em dois módulos. No primeiro, denominado Desafios e Experiências, foram promovidas atividades para mobilizar nos professores conhecimentos pedagógicos quem contribuam com as propostas de aprendizagem do Ensino Fundamental. No segundo módulo, denominado Aventure-se no conhecimento, foram desenvolvidos conteúdos que levam em consideração a observação, o registro, a comparação, a classificação, a análise e a síntese, contribuindo, de forma efetiva, para a educação ambiental.
O enriquecimento educacional que esse programa agregou à prática pedagógica pôde ser conferido nas experiências e vivências praticadas pelos alunos, em 27 de setembro, na Mostra de Ciências, que reuniu 32 instalações, nas quais os pequenos aprendizes revelaram que estão se apropriando do conhecimento para intervir, de forma crítica, na construção da sociedade.
Além disso, o Programa Ciência Hoje proporcionou a constituição de um acervo nas unidades escolares da revista Ciência Hoje das Crianças, periódico de divulgação científica, escrita por pesquisadores, com material de aprendizagem, fornecendo suporte necessário a toda a comunidade escolar, como vimos, por exemplo, no desfile de 7 de setembro, em que serviu de fonte de pesquisa das escolas que trabalharam temas como o centenário da imigração japonesa, os 200 anos da vinda da família real ao Brasil, entre outros.
Enfim, esse programa promove uma série de transformações como uma mudança de postura de alunos e professores, estimula autoconfiança, aulas mais flexíveis e alunos questionadores, bem como habilidades para trabalhar em equipe. Também estimula a prática da pesquisa, da experimentação e do estudo de campo, levando alunos e professores a incorporarem a ciência ao dia-a-dia da sala de aula e ao seu cotidiano.

* Secretária Municipal de Educação de Osasco e ex-vereadora pelo PT (2000/2004).

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