Exposição de arte UNIFIEO chega à sua 50.ª edição com homenagem a João Rossi

clique para ampliar!
clique para ampliar!

Pinturas, aquarelas e caixas do artista paulistano podem ser conferidas até 22 de novembro

Desde a primeira exposição de arte, realizada em 1997, o UNIFIEO vem presenteando a comunidade de Osasco e região com obras de artistas brasileiros clássicos e contemporâneos. A iniciativa chega à sua 50.ª edição, e traz pinturas, aquarelas e outras expressões do artista plástico paulistano João Rossi, morto em 2000.

Com curadoria de José Roberto Teixeira Leite, a exposição traz 32 peças de Rossi, reconhecido pelo autodidatismo e pelos talentos múltiplos na pintura, no desenho, na gravura, na cerâmica, na escultura e nos murais. O artista teve atuação fundamental na introdução e no desenvolvimento da arte do século XX no Paraguai, onde viveu por muitos anos a partir de 1950. Em suas obras, é comum ver representações dos aborígenes, antigos donos da terra hoje marginalizados. A cidade de São Paulo também inspirou vários dos trabalhos de Rossi.

O tributo a João Rossi inclui pinturas feitas em 1999, ano que precedeu a morte dele, e também de outras épocas, como um óleo de 1940, uma paisagem de 1954 pintada com farinha e pigmentos sobre tela, experimentos polimatéricos e com a tridimensionalidade, quatro caixas dos anos 60 e três aquarelas.

Primórdios – A primeira exposição de arte realizada pelo UNIFIEO ocorreu em 1997 e trouxe 25 gravuras personalizadas do arquiteto paulistano Aluísio Rocha Leão. Dedicado às artes plásticas desde 1964, Leão colocou as peças expostas à venda por preços módicos, inclusive com descontos para alunos e funcionários da instituição em Osasco. Hoje, o acervo próprio do UNIFIEO acumula mais de 1.350 obras, doadas por artistas e colecionadoras ou adquiridas em leilões e exposições de arte. Quem circula pelos corredores do campus Vila Yara se depara com a arte brasileira em suas mais variadas expressões.

Sobre João Rossi

Paulistano, nasceu na rua Augusta em 1923. Faleceu em julho de 2000 em seu ateliê/casa, na Vila Sônia, em São Paulo. Autodidata, Rossi foi pintor, gravador, ceramista e escultor. Realizou exposições no Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina, Colômbia, Venezuela, Holanda, Itália, Cuba, Japão, China, Canadá, México e EUA. Na área da Educação foi diretor, professor e mentor de várias escolas de comunicação e artes e faculdades. Possui obras em diversos museus nacionais e internacionais.

50.ª Exposição de Arte UNIFIEO – João Rossi: Operário das Artes
– Até 22 de novembro
– Horários: 9h às 22h (segunda a sexta-feira) e das 9h às 12h (sábados)
– Local: Salão de Exposições do Campus Vila Yara – Bloco Branco (Av. Franz Voegeli, 300 – Vila Yara – Osasco – SP)
Entrada Franca
Mais informações: www.fieo.br e www.joaorossi.com.br

Além disso, verifique

Cine FIEO de Arte exibe Estado de Sítio, filme que denuncia a influência norte-americana nas ditaduras da América Latina

Diretor de filmes francês é considerado o principal cineasta de temas políticos do mundo No …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.