Início / Educação / Educador de Cingapura visita e elogia escola municipal de Osasco

Educador de Cingapura visita e elogia escola municipal de Osasco

O professor Lee Sing Kong é Diretor Nacional do Instituto de Educação, órgão do governo de Cingapura, país que fez uma revolução nó ensino e que hoje é um modelo mundial na área da Educação

Na quarta-feira, dia 13 de abril, a Secretaria de Educação de Osasco recebeu a visita de um ilustre educador, conhecido mundialmente, que visitou uma escola municipal e elogiou o que viu em Osasco em termos de gestão na área educacional. Trata-se do professor Lee Sing Kong, Diretor Nacional do renomado Instituto de Educação de Cingapura, órgão do governo daquele país, responsável pela administração e por todas as diretrizes da Educação.

Antes de se encontrar com a secretária de Educação, professora Mazé Favarão, que o recebeu na sede da Secretaria, em nome do prefeito Emidio de Souza, Lee Sing Kong visitou a escola municipal Maria Tarsila do Amaral, no Jaguaribe, onde funciona Creche, Emei (Ensino Infantil) e Emef (ensino Fundamental), onde conheceu todas as suas dependências.

O professor Lee veio ao Brasil para participar de um Seminário sobre educação, nesta quinta-feira, 14, em São Paulo, “Escola de Alto Desempenho – II Seminário Internacional de Práticas Inovadoras para a Educação”, promovido pela Vita Futurekids/Planeta Educação. Além dessa palestra e de uma visita ao governador de Goiás, Marconi Perilo, a única cidade visitada por ele foi Osasco, onde veio conhecer as inovações na rede municipal de ensino.

Na escola Maria Tarsila do Amaral, o visitante conheceu a sala do maternal, refeitório, sala de informática da Emei, sala de leitura, sala de vídeo, laboratório fixo de informática da Emef e também visitou os alunos da Emei, durante uma aula de Português. Na sala de aula, o educador fez várias perguntas aos alunos, como, por exemplo, por que eles aprendiam problemas em matemática e o que eles pretendem fazer pelo Brasil quando crescerem. “Gosto de interagir com os alunos e estou impressionado com o que vi nesta escola de Osasco. Já visitei diversas escolas em vários países e em poucas eu vi, por exemplo, computadores novos como tem aqui”, disse o educador.

Exemplos de Educação

Ex-colônia da China, país do qual se tornou independente há 45 anos, Cingapura é uma ilha de 5 milhões de habitantes. Formada por imigrantes de vários países da Ásia, sendo a maioria da China, Cingapura elegeu como prioridade investir no ensino de qualidade. Para isso, o governo criou o Instituto Nacional de Educação, órgão responsável pela administração da educação e por todas as diretrizes do ensino desde o ensino infantil até os cursos superiores. Há metas e objetivos pré-estabelecidos para todos os níveis, dando ênfase ao ensino geral e básico e, no médio, quando os estudantes já começam a se especializar em suas área preferidas e de acordo com a vocação de cada um.

Assim, o aluno pode se especializar na própria área de Educação, para ser professor, como também em outras áreas de Humanas ou Exatas. Hoje, além se ser um modelo mundial na área educacional, Cingapura forma técnicos capacitados para desenvolver suas funções em qualquer parte do mundo.

Após visitar a escola, o professor Lee esteve na sede da Secretaria de Educação, onde se reuniu com a titular da pasta, professora Mazé Favarão. No gabinete da Secretária, o educador de Cingapura soube de mais detalhes das mudanças nessa área em Osasco, desde as pedagógicas, passando pela melhoria física das unidades, até a valorização dos professores.

Para a professora Mazé, é um orgulho para a cidade Osasco receber a visita do ilustre educador de Cingapura. “Ficamos muito contentes por ele ter escolhido a nossa cidade e, sobretudo, por ele ter gostado do que viu nessa unidade do Jaguaribe”, disse. Por sua vez, o professor Lee agradeceu pela receptividade em Osasco e reiterou que gostou muito de ter conhecido a cidade e da gestão da educação que conheceu em Osasco. “Gostei muito da estrutura que vi nessa escola e pude notar a felicidade dos alunos que estudam ali”, disse o educador.

Participaram também da visita as seguintes representantes do Planeta Educação/Vitae Futurekids, de São José dos Campos: Roberta Bento, vice-presidente; Eslisete Baruel, Diretora de Educação; Camila Almada, Coordenadora do programa Escola vai pra Casa; e Mari Machado, Coordenadora de Informática Educacional.

Além disso, verifique

Secretaria de Educação de Osasco saúda servidores para a volta às aulas

Início do ano letivo na rede municipal acontece no dia 6 de fevereiro No mês …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.