Início / Manchetes / Em seminário interno, Osasco 50 Anos discute diretrizes e metas para o cinqüentenário

Em seminário interno, Osasco 50 Anos discute diretrizes e metas para o cinqüentenário

“Não há história de sucesso no desenvolvimento urbano que não seja fruto do planejamento”, disse o prefeito Emidio durante o evento

Com o objetivo de discutir o andamento e atualizar as ações de suas diretrizes e metas, o projeto Osasco 50 Anos promoveu na sexta-feira, dia 14 de janeiro, uma reunião de padronização – seminário interno – que serviu também como evento preparatório para o seminário público, a ser realizado em fevereiro no Centro Universitário FIEO (Unifieo).

O evento, realizado durante todo o dia, no Hotel Solarium, contou com a presença do prefeito Emidio de Souza; do jornalista Roberto Espinosa, coordenador do Osasco 50 Anos, de secretários municipais e também dos coordenadores de todos os eixos temáticos do Projeto.

Segundo Roberto Espinosa, o objetivo principal do seminário é fazer com que todos os eixos troquem informações entre si, se atualizem sobre o andamento dos trabalhos já realizados e, ao mesmo tempo, passar essas informações ao prefeito Emidio. “Assim, o prefeito fica informado sobre o andamento das ações e as prioridades de cada eixo temático e, por outro lado, nos passa a sua visão como chefe do Executivo. O objetivo final é melhorar as propostas para a sociedade civil”, disse Espinosa, acrescentando que os relatórios de cada eixo servirão também como conteúdo para a terceira edição do Livro do Projeto Osasco 50 Anos. Osasco completará 50 anos de emancipação político/administrativa no dia 19 de fevereiro de 2012.

Troca de informações

Seguindo, então, um formato para a reunião de padronização, cada eixo apresentou o andamento de suas ações, mostrando as metas já atingidas e as que estão em andamento. Cada mediador teve 10 minutos para fazer a apresentação, seguido de um espaço para perguntas ou sugestões por parte dos mediadores dos demais eixos. Em seguida, os secretários municipais falaram também sobre o andamento das ações e das prioridades de suas pastas. Cada apresentação foi fechada com a palavra do prefeito Emidio de Souza, que fez uma análise dos temas, das ações apresentadas, das prioridades da Administração e, principalmente, sobre as obras públicas em andamento, além daquelas que poderão ser realizadas até fevereiro de 2012.

Ainda na parte da manhã, o prefeito fez uma avaliação sobre o seminário e sobre a importância do Projeto Osasco 50 Anos. “Não há história de sucesso no desenvolvimento urbano que não seja fruto do planejamento. Estou seguro que seguindo essa trilha do planejamento e enfrentando os seus problemas, buscando soluções para curto, médio e longo prazo, Osasco segue firme para ser uma das melhores cidades do Brasil”, afirmou Emidio.

Na parte da manhã foram feitas as apresentações dos seguintes eixos temáticos por seus respectivos mediadores: Segurança Pública e Políticas de Prevenção à Criminalidade Urbana (inspetor Erivan, subcomandante da Guarda Civil Municipal); Esportes (Júlio Amorim); Educação (Mazé Favarão, Secretária Municipal de Educação); Saúde (Cassiele Chagas); e Desenvolvimento Urbano e Qualidade Ambiental (Simone Beralda Tavares e Jônathan Sanches Peres).

Sobre esses cinco eixos, o prefeito Emidio fez diversas considerações:

– Segurança – “Osasco está dando passos importantes na área da segurança pública, com investimentos na CGM, o que reflete na redução do índice de criminalidade.

– Esportes – “A estrutura do esporte em Osasco é, realmente, muito antiga e, na medida do possível, estamos reformando e reestruturando os ginásios e praças esportivas”

– Educação – “Até 2012, pretendemos atingir a meta de 30 alunos por sala de aula, meta esta que muitas escolas particulares não conseguem tornar realidade”.

– Saúde – “Em Osasco, já gastamos 31% do orçamento municipal, mas, quanto mais se gasta, mais aumenta a demanda na saúde. Contudo, esperamos que dentro dos próximos 4 anos, a saúde em Osasco deixe de ser a principal preocupação dos munícipes. Agora, a nossa meta principal é baixar para um dígito o índice de mortalidade infantil”.

– Desenvolvimento Urbano e Qualidade Ambiental – “Em minha opinião, esse tema, na verdade, é o resumo das propostas do Osasco 50 Anos, pois, em síntese, o que buscamos com esse projeto é o desenvolvimento da cidade com qualidade ambiental”.

Na parte da tarde foram feitas as apresentações dos eixos temáticos Cultura (Maria Helena Ferrari, secretária de Cultura), Inclusão Social e Cidadania (Alexandre Guerra e Maria Aparecida Maroti), Desenvolvimento Econômico (Antonio Jardim, secretário-adjunto de Indústria, Comércio e Abastecimento) e Reforma e Modernização do Estado (Cristiane Dutra, secretária-adjunta de Administração)

No que diz respeito aos eixos, o secretário de Governo, Jorge Lapas, fez algumas considerações, em nome do prefeito Emidio:

– Cultura – “Temos muitas coisas feitas, mas ainda iremos melhorar muito. Vamos ampliar áreas de lazer”.

– Inclusão Social e Cidadania – “Esse eixo é um dos que mais avançaram no que diz respeito ao cumprimento de metas e demandas atendidas. Foram gerados muitos empregos em Osasco. Habitação também é uma forma importantíssima de inclusão social”.

– Desenvolvimento Econômico – “Parte do desenvolvimento econômico de Osasco se deu com o apoio do governo federal, que nos ajudou a crescer. O que nos fez saltar da 24ª colocação, para 14ª e depois 10ª no ranking do PIB nacional. Nos diferenciamos por termos um pensamento de governo municipal diferente dos que nos antecederam. Quando ampliamos essa visão, colocamos todas as contas em dia e começamos a trazer recursos de fora, o que possibilitou nosso crescimento”.

– Reforma e Modernização do Estado – “Quando herdamos a administração, iniciamos um processo que começou com a compra de computadores, pois alguns setores nem contavam com esses equipamentos. Hoje precisamos interligar as informações e saber tudo o que está sendo feito”.

Prestigiaram também o evento o vice-prefeito e presidente da FITO, Faisal Cury; os secretários municipais Carlos Marx (Meio Ambiente), Cláudio Chapecó (Esportes, Recreação e Lazer), Gelso de Lima (Saúde), Gilma Rossafá (Assistência e Promoção Social), Helena Maria Ferrari (Cultura), Juracy Rubens Faria Dalle Lucca (Indústria, Comércio e Abastecimento), Luciano Jurcovichi (Serviços Municipais) Mazé Favarão (Educação), Paulo Fiorilo (Administração), Renato Afonso Gonçalves (Assuntos Jurídicos), Sérgio Gonçalves (Habitação e Desenvolvimento Urbano) e Waldyr Ribeiro Filho (Obras e Transportes); o presidente da CMTO, Valdir Roque; o coordenador de Combate às Enchentes, Delcides Regatieri; a diretora de Comunicação Social, Emilia Cordeiro; José Pedro da Silva; entre outras autoridades.

Além disso, verifique

Prefeitura de Osasco entrega Bases Comunitárias Móveis

Nesta quarta-feira, 5, às 11 horas, o prefeito de Osasco, Emidio de Souza, entrega para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.