Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Início / Educação / Emidio entrega reforma de quatro unidades educacionais em Osasco

Emidio entrega reforma de quatro unidades educacionais em Osasco

Os investimentos em Educação, na rede municipal de Osasco, não param. Além de inaugurar prédios novos, como a Emeife Colinas D´Oeste, entregue na útlima sexta-feira, o prefeito Emidio de Souza também cuida das unidades já existentes, fazendo constantes reformas e manutenções.

Como parte desse trabalho, ele entregou, na tarde de segunda-feira, 5 de julho, a reforma de duas EMEFs e uma creche no município, acompanhado pelos secretários municipais Jorge Lapas (Governo), Mazé Favarão (Educação) e Waldyr Ribeiro Filho (Obras e Transportes).

A primeira escola entregue foi a EMEF Profº Renato Fiúza Teles, localizada no bairro Jardim Conceição. Durante a visita, a secretária Mazé ressaltou o envolvimento da Prefeitura e de professores para a melhora da educação na cidade. “Não é apenas a estrutura física do prédio que é importante e nem os recursos que direcionamos, mas principalmente essa criançada que tem vontade de aprender. Parabéns aos professores e funcionários da escola por incentivarem o ensino e também à administração por acreditar e investir na educação em Osasco”, disse.

Para o prefeito Emidio, o investimento na área deve ser visto de maneira abrangente. “Algumas das entregas que fizemos são quase reconstruções de escolas. Essa é a segunda reforma que fazemos em 5 anos de governo na EMEF Renato Fiúza Teles. Hoje visamos abraçar o projeto político-pedagógico coerente de todas as unidades para melhorarmos as condições de ensino”, ponderou. Emidio ainda destacou o fato de a administração estar empenhada em iniciar a construção de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) no bairro ainda no final do mês de julho. “Será um pronto-socorro 24 horas para a população”, resumiu.

Com a reforma, a creche expande sua capacidade de atendimento de 187 vagas para 307, ou seja, são 120 novas vagas criadas. A reforma foi um pedido do Orçamento Participativo (OP).

“Os pais podem depositar sua confiança no prefeito Emidio porque ele dá apoio à educação desde cedo. Com a estrutura criada, podemos oferecer às crianças uma condição mais sólida de caminhar aos próximos estágios e quem sabe estudar na Universidade Federal, onde as aulas começarão no início do ano que vem”, lembrou Mazé.

Emidio destacou a mudança do estereótipo construído a respeito das creches. “Hoje em Osasco a creche é um lugar onde a criança tem segurança e boa alimentação. Ela passa a ter contato com a educação e não mais como um ambiente que apenas abrigava crianças. Nenhuma mãe que trabalha fora fica sossegada se não souber que seu filho está sendo bem cuidado, educado e alimentado. Os pais podem ter certeza de que hoje estão deixando seu filho no melhor ambiente que a Prefeitura poderia criar. Existem pessoas que pagam em torno de R$ 400 a 500 e não têm a qualidade de serviços que essa creche oferece. A merenda escolar hoje apresenta variedade de frutas, legumes e verduras. Ofertamos o que há de melhor em qualidade de alimentação em termos nutricionais”, afirmou.

A escola que passou por transformação mais significativa foi a EMEF Elza Carvalho Battiston, localizada no bairro Cidade das Flores. A unidade passou por revisão geral da cobertura, das instalações elétricas e hidráulicas, reforma geral das salas de aula e ampliação de 7 delas, reforma da cozinha, pátio e refeitório, bem como da quadra de esportes e construção de vestiários e depósitos.

Dentre as melhorias, a escola ainda teve reformulação de toda área administrativa e direção, construção e reforma de sanitários para portadores de necessidades especiais, criação de área de leitura externa, colocação de piso cerâmico em toda unidade, cobertura de policarbonato nos acessos, execução de rampas de acessibilidade, readequação do estacionamento, pintura geral interna e externa, paisagismo e colocação do totem. Com a reforma, a escola amplia a oferta de vagas para 200 novas.

Já no dia 7 de julho, o prefeito Emidio realizou a entrega da EMEF Marechal Bittencourt, na região Central de Osasco. Escola mais antiga de Osasco, criada em 95 e ocupando o prédio atual desde 1949, está de cara nova. Teve a cobertura e instalações elétricas e hidráulicas revisadas; salas de aula, cozinha, pátio, refeitório, quadra de esportes, área administrativa e direção reformados completamente. Além disso, todo o piso da unidade foi substituído. A EMEF ainda teve sanitários para portadores de necessidades especiais construídos e reformados, bem como rampas de acesso. Outras melhorias realizadas foram: pintura interna e externa e paisagismo.

O prefeito Emidio de Souza, por sua vez, salientou que o projeto envolveu melhorias, mas preservou as linhas do prédio, que faz parte da história da cidade. “Essa foi a primeira escola de Osasco. Saímos dela e hoje temos mais de 140 prédios escolares, que atendem cerca de 70 mil alunos. Mas o mais importante, para nós, é que oferecemos um ensino de qualidade e que envolve também a participação dos pais”, disse.

O prefeito lembrou ainda que a EMEF é referência, na rede municipal, no ensino para crianças surdas. “São mais de100 alunos não só estudando aqui, mas se integrando aos demais estudantes, que também estão aprendendo Língua de Sinais para melhorar ainda mais essa relação. É um projeto que não existia em Osasco e que hoje faz toda a diferença. A escola tem que servir a todo mundo”.

Emidio encerrou sua fala pedindo aos alunos que cuidem da escola e deixando um anúncio para toda a cidade. “Osasco está crescendo não só na Educação, mas em todos os setores. E uma das conquistas que mais me orgulha é a vinda da Universidade Federal, que vai oferecer ensino superior público e gratuito em nossa cidade e começa a funciona em fevereiro de 2011”, finalizou.

Além disso, verifique

Secretaria de Educação de Osasco saúda servidores para a volta às aulas

Início do ano letivo na rede municipal acontece no dia 6 de fevereiro No mês …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.