Início / Educação / Emidio participa de ciclo de debates sobre educação pública em São Paulo

Emidio participa de ciclo de debates sobre educação pública em São Paulo

O prefeito de Osasco, Emidio de Souza, esteve na tarde de quarta-feira, 15 de agosto, no auditório do prédio da UNDIME (União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo), participando de um debate com secretários municipais de educação e assessores do Estado para tratar de melhorias da educação pública. O evento foi realizado na rua Barão de Itapetininga, 46, na Praça da República, em São Paulo.

Como coordenador estadual da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), Emidio discursou durante cerca de 30 minutos sobre o tema “Visão da FNP em relação à educação pública”, para uma plateia de aproximadamente 150 pessoas. Ele aproveitou para apresentar projetos de sucesso do município, como: Lego Educacional, Escolinha do Futuro, A Escola Vai Para Casa, Ciência Hoje, Recreio nas Férias, Sementes de Primavera, CGC (Conselho de Gestão Compartilhada), dentre vários outros.

Na ocasião, Emidio ainda abordou diversos assuntos como: melhorias e benefícios para o Magistério – criação de plano de carreira, piso salarial e reajustes regulares; utilização adequada do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), tratativas da FNP sobre o tema educação junto à SAF (Secretaria de Assuntos Federativos), da Presidência da República; avanços obtidos com a sanção da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional); estímulo e adoção integral de dispositivos tecnológicos por professores como recursos didáticos em sala de aula; desafios da administração pública com a municipalização; necessidade de capacitação constante de gestores e professores; adequação da grade curricular no ensino infantil e básico; readequadação dos espaços físicos com acessibilidade e capacidade de diálogo do gestor público com a sociedade.

O presidente da UNDIME de São Paulo, Alberto Alves Marques Filho, agradeceu a presença de Emidio. “É muito enriquecedor termos um prefeito de uma grande cidade com projetos arrojados e inovadores. As experiências na área de educação pública de Osasco são exemplos de uma boa forma de administração pública aliada ao desejo da população”, resumiu.

Durante o término de sua apresentação, o prefeito Emidio ainda convidou os ouvintes para conhecerem as experiências de sucesso de Osasco e lançou o desafio dos gestores de cidades com maiores orçamentos ousarem no repasse de recursos e investimentos no setor da educação. “Boas experiências na gestão pública devem ser copiadas, readaptadas a realidade local e principalmente melhorada. Independente da legenda partidária, a administração pública deve encontrar alternativas e soluções para problemas complexos na área educacional. Temos inúmeros desafios para serem vencidos, mas conseguiremos enfrentá-los com muito planejamento e organização”, disse.

Além disso, verifique

Secretaria de Educação de Osasco saúda servidores para a volta às aulas

Início do ano letivo na rede municipal acontece no dia 6 de fevereiro No mês …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.