Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Início / Prefeitura / Obras / Emidio vistoria diversas obras na cidade de Osasco

Emidio vistoria diversas obras na cidade de Osasco

O prefeito de Osasco, Emidio de Souza, acompanhado por secretários municipais, vistoriou na tarde de terça-feira, 6 de novembro, diversas obras na cidade de Osasco com o objetivo de acelerar o andamento dos projetos até o final deste ano.

Parque do Rochdale – O primeiro local de acompanhamento do andamento das obras foi o Parque do Jardim Rochdale. No local está sendo feita uma ligação urbanística entre o parque e a pista de skate, através de ponte uma metálica e da pista de caminhada, com fechamento total por grades de ferro, nova iluminação decorativa, paisagismo, acessibilidade e reforma geral. De acordo com o secretário de Serviços e Obras, Waldyr Ribeiro Filho, em torno de 30 dias, parte das obras deve estar concluída. O prefeito observou também a colocação de algumas aduelas no Ribeirão Vermelho, obra de canalização interligada a reforma do parque e que acontece em parceria com os governos estadual e federal.

UPA – Em seguida, o prefeito vistoriou as obras da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Vila Menck, localizada na rua Dr. Alberto Jackson Byington, 822, na zona Norte. A unidade é uma demanda do Orçamento Participativo e conta com recursos do governo federal. A UPA vai funcionar 24 horas e abrigará o Programa “Saúde da Família”, além de contar com base móvel do Samu/192 (Serviços de Atendimento Móvel de Urgência). A unidade terá 1,7 mil m² de área construída, em uma área de 4 mil m², além dos espaços para atendimentos de urgência, consultórios, serviços odontológicos e ginecológicos, atendimento social, e laboratórios para a realização de exames na própria unidade. O prédio, que deve ser inaugurado na primeira quinzena de dezembro, já está em fase de acabamento e terá capacidade para atender até 700 pacientes por dia, beneficiando uma população de 100 mil habitantes em sua área de abrangência.

Flamenguinho – Na sequência, Emidio se dirigiu ao Conjunto Habitacional Flamenguinho, no Jardim Piratininga. As obras, que vão atender moradores da favela local, são executadas por meio de verbas do programa federal “Minha Casa Minha Vida”, via Ministério das Cidades. O empreendimento será composto por cinco condomínios de moradias populares, totalizando 402 apartamentos, beneficiando cerca de 86 famílias, atendendo a uma demanda do Orçamento Participativo. A previsão é de que os prédios sejam entregues em meados de outubro de 2013. Na área onde hoje vivem as famílias será construída uma praça do PEC (Praça dos Esportes e da Cultura), com quadra, academia ao ar livre, pista de caminhada, biblioteca, telecentro, salas de convivência e de cursos, CRAS (Centro de Referência e Assistência Social), auditório, pista de skate e campo de futebol. Inserido no projeto, o córrego que passa próximo ao local será canalizado.

CAPS Infantil – Depois, o prefeito esteve na rua João Batista, 1.701, onde está em construção o novo prédio do CAPS Infantil (Centro de Atenção Psicossocial). O imóvel atende às normas técnicas de acessibilidade. Além disso, contará com sala de recepção e espera, posto de enfermagem, consultórios, sala administrativa e de apoio, sala de brinquedos, de atividades de grupos, espaço multiuso, 5 sanitários masculinos e femininos, horta e estacionamento.

Novo – Centro – Por fim, Emidio acompanhou as obras de revitalização do Largo de Osasco, que abrangem a duplicação da Rua da Estação e a interligação do Centro, pela avenida Hilário Pereira de Souza, com os bairros Jardim Wilson e Vila Yara. O projeto também contempla a revitalização do Largo por meio da melhoria e readequação dos terminais de ônibus e a reconstrução da nova Estação Ferroviária (obra em parceria com a CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Dentre outras melhorias no Largo, há também a reformulação viária da Praça Antonio Menck e a reforma do terminal de ônibus, com a criação de mais uma plataforma e instalação de nova cobertura, novo paisagismo, além de recapeamento do asfalto.

Emidio fez questão de verificar a qualidade do calçamento e pavimentação do Calçadão da rua Antonio Agu, onde conferiu a troca do piso intertravado por piso de concreto armado, que oferece muito mais resistência ao trânsito de pessoas e veículos, nova paginação dos pisos nas cores vermelho, cinza-escuro e cinza-claro; colocação das modernas grelhas articuladas; instalação de rampas de acessibilidade universal; trocas de guias e sarjetas; instalação de piso podotactíl (direcionamento para deficientes visuais) nas laterais da canaleta; substituição do mobiliário urbano (lixeiras, bancos e placas) e iluminação; manutenção dos coqueiros, áreas verdes e paisagismo.

A instalação do mobiliário e troca dos postes de iluminação no Largo, assim como a limpeza final e acabamento, deve demorar aproximadamente 30 dias. O prefeito ainda vistoriou a reforma da rua Primitiva Vianco, onde todas as esquinas, calçadas e cruzamentos terão faixa de pedestres e rampas de acesso universal; as calçadas contarão com nova paginação nas cores vermelho e cinza; serão eliminados os obstáculos e desníveis do passeio; trocados os mobiliários (lixeiras, bancos, placas); recapeada a via com a criação de nova faixa de rolamento, colocadas novas baias de estacionamento e instalado o Terminal de Ônibus Sul.

Durante o percurso, Emidio conversou com trabalhadores nas obras, munícipes e comerciantes, ouviu sugestões e ainda esclareceu dúvidas. “Temos muitas obras para inaugurar e outras para continuar. Algumas obras ficarão para o próximo prefeito, mas o importante é que não existe paralisação e estamos trabalhando intensivamente. Daremos atenção à revitalização do centro, que é uma obra vital e essencial para o funcionamento da cidade”, avaliou, após acompanhar também as obras de ampliação e construção da Cemei Oswaldo Gonçalves de Carvalho, no Jardim Rochdale, que será interligada à EMEF Professora Terezinha Martins Pereira, formando o primeiro mini-CEU da cidade.

Também acompanharam a vistoria os secretários Marisa Elisabeth (Governo); Sergio Gonçalves (Habitação e Desenvolvimento Urbano); Ewandro Ruck (Saúde); e técnicos das secretarias municipais.

Além disso, verifique

Em Osasco, moradores da Chácara Fazendinha ganham rua asfaltada

Na tarde de sábado, 22 de setembro, o prefeito em exercício de Osasco, Faisal Cury, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.