Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Início / Eventos / Empreendimentos Populares Solidários mostram produtos e resultados do projeto ao prefeito Emidio de Souza

Empreendimentos Populares Solidários mostram produtos e resultados do projeto ao prefeito Emidio de Souza

Empreendimentos Populares Solidários mostram produtos e resultados do projeto ao prefeito Emidio de Souza Incubadora Pública, mantida pela Prefeitura, transformou o sonho de trabalho e renda em realidade para centenas de pessoas

Os trabalhadores dos empreendimentos econômicos solidários apoiados Pelo Programa Osasco Solidária e assessorados pela Incubadora Pública de Empreendimentos Populares e Solidários, programa da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão da Prefeitura de Osasco, viveram uma tarde muito especial na quarta-feira, dia 7. Os grupos tiveram a oportunidade para dialogar e mostrar ao prefeito Emidio de Souza os trabalhos desenvolvidos nos empreendimentos com apoio da prefeitura. O evento aconteceu no auditório do Centro de Formação de Profissionais da Educação.

Na Incubadora Pública, projeto que já está se tornando referência para o País, por meio de atividades formativas os empreendimentos econômicos solidários recebem desde orientações sobre como montar e legalizar o próprio negócio até o acompanhamento para a elaboração de planos de negócios, com pesquisas e estudos de mercado e definição de um preço final e viável para a produção e comercialização. Os grupos são formados, em sua maioria, por pessoas que não conseguiram ingressar no mercado formal e também beneficiários de programas sociais, como o Bolsa Família. Os produtos e serviços oferecidos pelos empreendimentos econômicos solidários incluem os segmentos do artesanato, costura e confecção, alimentação, agricultura urbana, comunicação e cultura e serviços.

Atualmente, a Incubadora Pública acompanha 27 empreendimentos, que atuam nessas áreas, gerando trabalho e renda para aproximadamente 600 pessoas na incubação.

“O que vivemos hoje não é sonho, mas sim realidade. Hoje, Osasco é uma referência de metodologia, tecnologia nessa área”, afirmou, na abertura do evento, a Secretária de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão, Dulce Helena Cazzuni.

Em seguida, representantes dos vários empreendimentos econômicos solidários subiram ao palco para mostrar seus produtos e também relatar um pouco da experiência da Incubadora.

“Esse é muito mais que um projeto que nos ajuda a ter o próprio empreendimento. É uma escola que nos ajuda a evoluir”, disse Kelly Aparecida Adolfo, representante do programa de Economia Popular e Solidária.

Já para Edna de Souza M. Simão, Solange Cardoso Gomes e Zuleima Buigas, do segmento do artesanato, um novo mundo se abriu a partir da formação oferecida na Incubadora. “Recebemos capacitação em vários segmentos, incluindo informática. Tão cedo não esperávamos conseguir acessar a Internet e hoje já contamos até com um blog para divulgar nossos produtos. Mas é no dia a dia que aprendemos que podemos gerar trabalho e renda com nosso conhecimento. O necessário agora é nos juntarmos, para nos organizarmos em rede e construirmos o Fórum Regional de Economia Solidária”, disse Edna.

“Somos muito gratas à oportunidade que nos está sendo dada”, completou Solange. “Agora, precisamos lutar pelo registro profissional dos artesãos e por um espaço para exposição de nossos trabalhos”, reivindicou Zuleima.

Depois de depoimentos dos demais trabalhadores e trabalhadoras de outros empreendimentos solidários, foi a vez de Sandra Praxedes, responsável Programa Osasco Solidária, fazer um balanço das ações. “Já avançamos muito nos resultados, mas só chegamos a esse patamar porque contamos com um prefeito que tem sensibilidade como poucos para a Economia Solidária, respeitando o trabalhador e porque os trabalhadores e trabalhadoras dos empreendimentos acreditam em sua força, em sua capacidade de se organizarem e juntos produzirem”, afirmou.

Empreendimentos Populares Solidários mostram produtos e resultados do projeto ao prefeito Emidio de SouzaEm seguida foi a vez do prefeito Emidio de Souza falar sobre o projeto. “Tenho muito orgulho do que fizemos até aqui. Estou emocionado e com a sensação de dever cumprido. A qualidade dos produtos fabricados por vocês mostra que estamos no caminho. Com a política que implementamos juntos é possível imaginar um futuro melhor, e que hoje, começa a se abrir e a brilhar”, afirmou.

Também prestigiaram o evento os secretários municipais Mazé Favarão (Educação) e Antônio Jardim (Indústria, Comércio e Abastecimento); a coordenadora de Gênero e Raça da Prefeitura, Joana D´Arc, e o coordenador de Relações Internacionais, Roque Aparecido Silva, o vereador Aluísio Pinheiro e a ex-deputada Irma Passoni, entre outras autoridades.

Além disso, verifique

22,5% da população de São Paulo consomem doces em excesso

Índice está acima da médica nacional, segundo pesquisa do Ministério da Saúde que alerta para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.