Início / Educação / Escolas de Osasco terão programa de educação para o trânsito

Escolas de Osasco terão programa de educação para o trânsito

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Serviços Municipais (SESM) e em parceria com a Secretaria de Educação, iniciou a implantação, nas escolas da rede do projeto “Mobilidade Segura”, programa de Educação para o Trânsito desenvolvido pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e que segue os Parâmetros Curriculares Nacionais.

A implantação do programa atenderá, inicialmente, duas unidades: EMEF Prof. João Larizzatti, em Quitaúna, e a EMEF Benedicto Weschenfelder, no Jardim Piratininga. As duas unidades foram escolhidas pois em seus entornos são registrados os maiores índices de acidentes na cidade. Depois delas, o projeto será implantado nas demais unidades.

O programa faz parte da campanha “Trânsito Feliz para Todos”, que visa a envolver a comunidade no tema, incentivando todos a respeitar a sinalização. Estão previstas apresentações teatrais em todas as unidades do município para ensinar as crianças, de maneira lúdica, a importância das medidas de segurança, como uso do assento infantil e cinto de segurança, entre outros. Além disso, as unidades receberão folder da campanha e a revista “Educação No Trânsito Não Tem Idade”, de autoria da Maurício de Sousa Produções.

“O objetivo é conscientizar, ir além do que ensinar o significado das placas para as crianças”, explicou o coordenador do programa em Osasco, Aristeu Mussi. Segundo ele, o conteúdo vai incluir também o tema acessibilidade e deve envolver as crianças, os alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos), pais, professores e comunidade.

O encerramento da campanha “Trânsito Feliz para Todos” acontece no dia 25 de setembro, sob o viaduto metálico, com distribuição de camisetas, folders, gibis, cataventos, adesivos e sacos de lixo para automóveis.


Mobilidade Segura

O projeto Mobilidade Segura segue as seguintes diretrizes:

• O planejamento de atividades que promovam a análise, o debate e a reflexão sobre diferentes situações relacionadas ao transitar humano;

• O uso do ambiente real de circulação (a cidade) como principal recurso educativo para o exercício da cidadania no trânsito;

• A produção e a socialização de conhecimentos relacionados ao tema a partir do incentivo à pesquisa, à leitura e à escrita, à criatividade, à troca de ideias e de experiências;

• A promoção do envolvimento da família e da comunidade em atividades voltadas ao tema;

• A execução de ações e a utilização de recursos educativos que expressem as concepções adotadas nesta publicação.

A SESM irá promover discussões com o intuito de propor uma melhoria da infraestrutura nas escolas e seu entorno, como: a construção de rampas ou mudança de uma faixa de pedestres, por exemplo. “Chama a atenção o exercício de cidadania que vamos ter neste projeto. Vamos protagonizar algo que vai mudar a vida da comunidade”, classificou Irandi Gomes da Silva, diretora da EMEF.

Aristeu Mussi destacou que o envolvimento das professoras e dos pais será fundamental na conscientização dos alunos. “Não adianta ensinar as crianças se o professor atravessa a rua correndo ou se o pai não usa o cinto de segurança”, destacou.

“Acredito que vai ser bom porque é na criança que se planta o futuro. Se tivermos crianças educadas no trânsito, vamos ter adultos mais responsáveis. Vou vestir a camisa”, disse a professora Maria Aparecida Barros Lemos Coutinho, da 3ª série.

O projeto já foi apresentado na EMEF Prof. João Larizzatti e, também, para os educadores da “Escolinha do Futuro”, já que o projeto propõe utilizar atividades corporais e lúdicas, além de produções de peças teatrais, desenhos, pinturas e esculturas.

Secretaria de Educação
Assessoria de Comunicação e Eventos: Vilmary Macedo
Texto: Soraia Sene

Além disso, verifique

Secretaria de Educação de Osasco saúda servidores para a volta às aulas

Início do ano letivo na rede municipal acontece no dia 6 de fevereiro No mês …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.