Início / Manchetes / Escolas municipais de Osasco recebem 10 Salas de Leitura

Escolas municipais de Osasco recebem 10 Salas de Leitura

553 Romulo Fasanaro 01Projeto é resultado de parceria da Prefeitura com o Instituto Oldemburg de Desenvolvimento, Grupo Editorial Record e Banco Modal, com o apoio do Ministério da Cultura

Nos dias 29 e 30 de setembro, Osasco inaugurou dez salas de leituras. Esses espaços fazem parte do Projeto Leitura para Todos, desenvolvido pelo Instituto Oldemburg de Desenvolvimento, em parceria com o Grupo Editorial Record o Banco Modal, com o apoio do Ministério da Cultura e de empresas que investem por meio da Lei Rouanet.

O projeto está presente em outros sete estados do país, num total de 121 salas. Cada sala recebe mil livros, de autores nacionais e estrangeiros. São 500 títulos das mais diversas áreas que podem ser lidos na Sala de Leitura ou emprestados para compartilhar em casa, com toda família.

As dez unidades educacionais de ensino fundamental beneficiadas pelo projeto Oldemburg em Osasco receberam os nomes de três grandes escritores brasileiros: Ariano Suassuna, Rubens Braga e José Lins do Rego. As salas são abertas também à comunidade. O objetivo é democratizar o acesso à informação, cultura e entretenimento para leitores desde o ensino fundamental até a Educação de Jovens e Adultos, estimulando o prazer e o hábito da leitura.

A secretária de Educação de Osasco, Profa Mazé Favarão, esteve presente em algumas das dez inaugurações. Na EMEF Maestro Domingos Blasco, acompanhou o evento comemorativo, no qual as crianças desfilaram fantasiadas com personagens da literatura brasileira. “Era uma vez, um bairro com crianças e gente boa que trabalhava. Neste bairro havia uma unidade educacional, com bons professores e funcionários dedicados, mas, a escola merecia mais: merecia uma reforma, uma quadra, entre outras coisas. Esse bairro e essa escola decidiram fazer a diferença, e hoje nesta escola, temos Conselho de Gestão Compartilhada, Escolinha do Futuro, Ciência Hoje, e crianças que se preocupam em aprender e entender o hino nacional. A EMEF Maestro Domingos Blasco foi uma das escolhidas para receber livros de leitura e então, aproveitem para ler bons livros. Aí vocês vão descobrir que muitas das novelas e filmes que assistimos na TV foram inspirados neles”, disse Mazé.

Murilo Moura de Paula, representante do Banco Modal, esteve presente na inauguração da EMEF Oscar Pennacino e ficou impressionado com a organização da sala de leitura e com da unidade. “Nós, do Banco Modal, temos a preocupação de contribuir com a questão social. Nesse projeto, só em 2009, foram abertas 46 salas, principalmente, na Grande Rio e Grande São Paulo. O banco contribui por saber que muita gente não tem acesso à leitura de bons livros e é através da leitura que viajamos o mundo todo sem sair de casa, criam-se novos hábitos e novas oportunidades para o futuro”, afirmou

Para Rosil Mendes Venâncio, 40, morador do bairro Santa Maria, o projeto é muito importante. “É através da leitura que se abrem caminhos para outros conhecimentos. Ter um acervo como este aberto à comunidade, é muito bom”.

João Evandro, morador do Jardim Cipava II e vizinho da escola Oscar Pennacino, tem a mesma opinião. “É na leitura que se descobre o mundo, e o bom é saber que tem pessoas que se preocupam com isso, em trazer para a periferia um acervo como este.”

Seguindo orientações do setor pedagógico, da Secretaria de Educação, o Instituto optou por essas unidades escolares: as EMEFs Maestro Domingos Blasco, no Novo Osasco; Oscar Pennacino, no Cipava II; João Euclides Pereira, na Vila Ivone; Benedito Weschenfelder, no IAPI; Padre José Grossi Dias e Prof. Renato Fiúza Teles, no Jardim Conceição; Tobias Barreto de Menezes, na Vila São José; Messias Gonçalves da Silva, no Jardim Santa Maria e Valter de Oliveira, no Jardim Munhoz.

Secretaria de Educação

Assessora de Comunicação: Vilmary Macedo

Texto: Fátima Rodrigues

Além disso, verifique

Prefeitura de Osasco entrega Bases Comunitárias Móveis

Nesta quarta-feira, 5, às 11 horas, o prefeito de Osasco, Emidio de Souza, entrega para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.